segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

AQUECENDO CORAÇÕES no NATAL - 1 - Predito o nascimento de Jesus

Queridos filhos, genro, neto, manos, cunhados, sobrinhos, afilhados,
Queridos amigos com quem temos compartilhado nossas bênçãos aqui distantes:
Nosso cartão de Natal este ano vai como BLOG. Encontrei imagens do natal e da infância de Jesus adaptadas para a realidade local; Lídia eu gostamos muito e estamos compartilhando com vocês todos. Junto com estas imagens e a mensagem bíblica desejamos a todos um ABENÇOADO NATAL COM OS CORAÇÕES AQUECIDOS e um ANO DE 2008 NA PRESENÇA DO SENHOR JESUS!
http://carloswinterle.blogspot.com/
Sintam-se à vontade para compartilhar esta mensagem com amigos e familiares. Quanto mais pessoas ouvirem de Jesus neste Natal, tanto mais poderão chegar à salvação pela fé no Salvador.
Abraços carinhosos,
Carlos Walter e Lídia Winterle
Nairobi, Quênia, - Natal/2007
*****************************************
Predito o nascimento de Jesus (Lucas 1:26-36 -Almeida Atualizada))
Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa. Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás ã luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão? Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Eis que também Isabel, tua parenta concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; porque para Deus nada será impossível. Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.

AQUECENDO CORAÇÕES no NATAL - 2 - Maria visita Isabel

Maria visita Isabel (Lucas 1:39-56 - Almeida Atualizada)
Naqueles dias levantou-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, entrou em casa de Zacarias e saudou a Isabel. Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! E donde me provém isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? Pois logo que me soou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria dentro de mim. Bem-aventurada aquela que creu que se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas.
Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador; porque atentou na condição humilde de sua serva. Desde agora, pois, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome. E a sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem. Com o seu braço manifestou poder; dissipou os que eram soberbos nos pensamentos de seus corações; derribou dos tronos os poderosos, e elevou os humildes. Aos famintos encheu de bens, e vazios despediu os ricos. Auxiliou a Israel, seu servo, lembrando-se de misericórdia (como falou a nossos pais) para com Abraão e a sua descendência para sempre. E Maria ficou com ela cerca de três meses; e depois voltou para sua casa.

AQUECENDO CORAÇÕES no NATAL - 3 - O nascimento de Jesus

O nascimento de Jesus Cristo (Lucas 2:1-20 - Almeida Atualizada)
Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam alistar-se, cada um ã sua própria cidade. Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, ã cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam ali, chegou o tempo em que ela havia de dar à luz, e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura. Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade. E logo que os anjos se retiraram deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos já até Belém, e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer. Foram, pois, a toda a pressa, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura; e, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; e todos os que a ouviram se admiravam do que os pastores lhes diziam. Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração. E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora dito.

AQUECENDO CORAÇÕES no NATAL - 4 - A visita dos magos do Oriente

A visita dos magos do oriente (Mateus 2:1-23 - Almeida Atualizada)
Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera; e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, avisai-me, para que também eu vá e o adore.
Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra. Ora, sendo por divina revelação avisados em sonhos para não voltarem a Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

AQUECENDO CORAÇÕES no NATAL - 5 - A fuga para o Egito

A fuga para o Egito - Mateus 2.13-18
E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho. Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos. Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias: Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem.

AQUECENDO CORAÇÕES no NATAL - 6 - A volta a Nazaré

A volta do Egito a Nazaré - Mateus 2.19-23
Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino. Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno.

AQUECENDO CORAÇÕES no NATAL - 7 - O menino Jesus no templo


O menino Jesus no templo (Lucas 2:41-52 - Almeida Atualizada)
Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa. Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa; e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais; julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos; e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas. Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai? Eles, porém, não entenderam as palavras que lhes dissera. Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração. E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

RELATÓRIO -1- A Escola Dominical

Aos nossos queridos amigos e familiares:

Pela graça de Deus completamos um ano de trabalho em Nairobi. Deus tem abençoado o nosso ministério aqui, e, com a ajuda de vocês, estamos auxiliando algumas pessoas e a congregação/paróquia também.
Através deste BLOG - http://carloswinterle.blogspot.com/ quero prestar um breve relatório do que foi feito com as doações recebidas, e deixar novos desafios. O relatório financeiro completo foi entregue ao tesoureiro da congregação, que contabilizou as doações e o seu destino.
Não vamos mencionar nomes nem valores. Mas lembro as palavras de Jesus: “Quando você ajudar uma pessoa necessitada, faça isto de tal modo que nem o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isto deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, ele dará a recompensa!” (Mateus 6.3,4)
OBRIGADO!
O número de nossa conta bancária no Brasil é:
Carlos Walter Winterle
UNIBANCO – Ag. Rua da Praia – 0875 103576-0
Favor avisar os depósitos feitos e, se quiserem, o projeto abraçado.
O BLOG em inglês sobre as atividades da paróquia pode ser acessado em:
http://pastorwinterle.blogspot.com/
Walter e Lídia


Um dos meus objetivos neste primeiro ano aqui em Nairobi era equipar bem os professores da Escola Dominical, treinando-os uma vez ao mês e fornecendo material didádico para que pudessem ensinar melhor às crianças as Histórias de Jesus. Graças a muitos amigos, este objetivo foi plenamente alcançado. Temos num arquivo pastas suspensas com 180 histórias bíblicas: gravuras, atividades para as crianças, estudos para os professores, idéias, recursos... Muito material foi xerocado; recebemos gravuras e atividades do Brasil e dos Estados Unidos; montamos uma pequena biblioteca para os professores. A Diaconisa Mary foi treinada para selecionar as histórias e atividades de acordo com o programa pré-estabelecido, entregando nas reuniões mensais com os professores a cada Escola Dominical da Paróquia o material para o próximo mês. Organizamos um currículo para três anos.
Parte do material adquirido. MUITO OBRIGADO! As sementes plantadas darão frutos por muitos anos!

Crianças da Esc. Dominical de Kawangware após um culto.


Em Junho fizemos um passeio com as crianças da Paróquia para o "Giraffe Center". Cerca de 50 crianças + os professores participaram desta atividade. Após se divertirem com as girafas, dando alimento a elas, as crianças receberam um lanche (patrocinado por amigos do Brasil) e ouviram histórias bíblicas, além de cantarem e orarem.


Crianças da Esc. Dominical em Kibera pintando uma gravura bíblica no chão, orientados pelos professores.

Relatório -2- Bíblias



Parte da verba doada para Escola Dominical foi usada para a compra de 20 Bíblias. Elas estão sendo usadas pelos Pré-Confimandos/ Juventude Mirim, pelo Grupo de Estudo Bíblico, e em outras reuniões da igreja também. Colocamos uma dedicatória especial nas 20 Bíblias compradas com verbas de amigos do Brasil.

Além das Bíblias compradas com doações de amigos do Brasil, fizemos uma grande campanha dentro da própria congregação para doações de Bíblias para a prisão feminina, que foi visitada por uma equipe de 50 pessoas da paróquia e da hora Luterana. Vários congregados doaram suas Bíblias usadas e compraram Bíblias novas numa promoção que fizemos após os cultos; e outros compraram Bíblias novas para doar. Conseguimos levar mais de 40 Bíblias para a prisão feminina. - Estamos procurando ensinar os congregados a doar também, e não só a receber. O Domingo do Quilo (doação de mantimentos uma vez ao mês para os pobres da congregação) está começando a ter mais reações; no início foi difícil!

Relatório -3- Ferramentas

Este é o Richard Sabore, todo feliz no dia em que fomos comprar as suas ferramentas de carpintaria, patrocinadas por um de vocês. Agora ele tem condições de ganhar um pouco mais como carpinteiro tendo as ferramentas próprias. MUITO OBRIGADO AO DOADOR!


Relatório -4- Bolsas de Estudo

Ao meu lado, segurando cartazes , está o George M. Mochiemo. Esta foto é do Congresso Mirim em Dezembro da ano passado. Hoje o George está no Seminário de Mathongo, da igreja do Quênia, muito feliz, estudando para ser pastor; graças à oferta de alguns de vocês. Uma amiga nossa se comprometeu a pagar a bolsa de estudo do George no Seminário. MUITO OBRIGADO!
Se alguém mais quer ajudar, para que ele possa comprar alguns livros, etc., ...





A adolescente encostada na parede da igreja (à direita, blusa com mangas cor-de-rosa) é a Megan. Graças ao apoio de alguns de vocês ela está estudando. MUITO OBRIGADO! O sistema aqui normalmente é de escolas internas a partir de determinada série (ou de turno integral). Mesmo as escolas públicas têm custos. Final de Novembro deverá ser paga mais uma prestação da escola da Megan (cerca de R$ 500,00 por trimestre) e as doações para esta bolsa acabaram. A mãe dela era muçulmana, terceira esposa (ao mesmo tempo...) e não aguentou essa vida; fugiu de casa, foi acolhida por cristãos e hoje é muito fiel na nossa igreja. Mas está desempregada, não tem casa própria, mora de favor da casa de amigos... vende Bíblias e livros religiosos para ganhar algum dinheiro.
Um jovem veio pedir ajuda para terminar o curso na Faculdade. Está cursando Ciências da Educação, com ênfase em Física e Matemática. Quer ser professor. É uma quantia bastante alta que ele está pedindo. Aqui o costume é fazer "Fund Raising" - arrecadação de fundos para as mais diversas finalidades (enterro, casamento, estudo, formatura...). Amigos promovem um encontro, em que cada um dá uma certa quantia, e na hora é solicitado mais ainda dos presentes. É um sistema que ainda nos choca; não estamos acostumados (e não sei se vamos nos acostumar a isto...) Desta forma o Justus Onchari está se virando até hoje; vamos ver o que ele vai conseguir para concluir os seus estudos.

Relatório -5- Os jovens

Meu grande objetivo para 2008 (além do ABLAZE) é trabalhar mais com os jovens, já que a Escola Dominical está bem equipada e organizada, graças ao apoio de muitos de vocês. Estes na foto são alguns jovens da nossa congregação. Estou conversando com eles para dar um curso aos sábados (Introdução à Bíblia, História de Lutero, ou outro; já tenho material prometido para estes cursos). Mas o que eles realmente precisam é uma mesa de pingue-pongue, para ter alguma atividade esportiva também( temos pouco espaço na igreja). Quem já foi jovem sabe a importância que a integração esportiva tem. Será que alguém se anima a fazer a doação de uma mesa? Tenho que fazer um orçamento...
Um outro desafio é este grupo de jovens de Kawangware: The Conquerors (Os Vencedores). São professores de Escola Dominical, cantam muito bem, apresentam teatro de uma maneira quase profissional! Em Setembro visitaram uma escola para testemunhar de Jesus. 3000 pessoas foram atingidas pelo Evangelho naquele final de semana por este grupo! Pretendem gravar um CD, mas não tem verba. Estão sempre prontos a acompanhar quando visitamos a prisão, quando a Hora Luterana tem algum programa evangelístico, e em outras programações da paróquia também. Quase todos estão desempregados, e dois foram recuperados pelos jovens da congregação (eram meninos de rua); um voltou para a escola este ano. Vieram falar comigo que querem colocar o trabalho evangelístico que fazem debaixo do "guarda-chuva" do ABLAZE (Aquecendo Corações), pois este é o grande alvo deles. Como poderia ajudá-los? Não sei; passo a bola adiante. Quem sabe alguém se anime a patrocinar o CD deles; ou a pagar uma bolsa de estudo...

Relatório -6- Os órfãos

Um projeto que está dando certo apóia 25 crianças órfãs de uma escola próxima à igreja de Kawangware. O Evangelista Sylvester e a Diacionisa Mary (da nossa paróquia) já tinham conseguido patrocínio para uniforme e calçados. Em Outubro começou um programa de alimentação para estes órfãos. Um casal da nossa comunidade, húngaros, (minha professora de inglês!), conseguiu através de uma sociedade missionária da congregação de origem deles na Hungria uma verba mensal para dar um prato de comida para estes órfãos duas vezes por semana.

Cerca de 80 crianças estudam nesta escola, que não tem água encana, não vi banheiros, as salas são pequenas (pagam aluguel pelas salas!!!); algumas crianças trazem lanche, outras não. O terreno da escola é grande, o que permite as crianças correrem bastante e se divertirem.

Nas terças-feiras e nas quintas-feiras, os órfãos são trazidos para a igreja (uma caminhada de uns 10 minutos por um atalho no meio da favela). Primeiro eles escutam uma história bíblica na igreja, cantam, oram.

Antes de receber o prato de comida, todos se organizam em fila para lavar as mãos. A professora Verônica ajuda as crianças.
É impressionante observar a ordem e obediência das crianças! e o carinho desta professora e de um professor que sempre acompanham as crianças.



Finalmente cada criança recebe o seu prato de comida, preparada por jovens da própria congregação; e sentam no chão e comem...com as mãos, como é costume aqui. - Bem, isto acontece duas vezes por semana; e nos outros dias? o que elas comem? passam o dia na escola, que não tem nem material escolar; e à noitinha vão para casa dos seus "guardiões": parentes, conhecidos, que se responsabilizaram pelos órfãos após a morte dos pais (normalmente devido à AIDS).




Relatório -7- O Grande desafio!!!

O grande desafio que temos pela frente é a continuidade do nosso trabalho aqui em Nairobi. Viemos por dois anos; um já passou. O que será depois? O pessoal daqui está pedindo que fiquemos mais. Os americanos (do Departamento de Missão da LCMS), que estão pagando a nossa conta quase total, estão propondo que busquemos fundos no Brasil e nos Estados Unidos junto a congregações e amigos para cobrir o orçamento por mais um ou dois anos. Estamos pensando em ir de férias ao Brasil em Julho/08, e depois ir para os EUA em Agosto/Setembro para palestrar em algumas congregações e ver o que conseguimos (este é o sistema da LCMS-WM agora para todos os missionários no exterior:cada um se vira para ajuntar o seu orçamento, com orientação do departamento de Missão da LCMS). Alguém tem alguma idéia para nos ajudar?
A congregação local mal e mal ajunta US$ 100.00 por mês para ajudar nas despesas de condução. Estamos trabalhando na área da mordomia, mas as necessidades são muitas e as condições financeiras do povo são fracas.


Esta é nossa afilhada Mônica Mbui, que completou 1 ano no dia 1º de Outubro. Neste final de semana ela foi internada num hospital, e o pai dela veio nos pedir ajuda. Lógico que ajudamos. Assim, as necessidades se multiplicam e vamos nos apegando cada vez mais às pessoas.


- Confiamos que os caminhos e os planos de Deus são bem melhores do que os nossos. Deixamos tudo aos seus cuidados. Assim como ele nos trouxe até aqui e nos tem abençoado, ele também tem os seus planos traçados para o nosso futuro. Continuem orando por nós, e nos ajudem a cumprir a Missão de Deus aqui na África.


Abraços mil. Walter e Lídia

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

TATI E DICKSON -1- Uma visita inesquecível!

Tivemos a grande alegria de ter a visita de nossa filha Tatiana e do nosso genro Dickson nos dias 10/Agosto - 06/Setembro/2007. Foi um mês maravilhoso, em que convivemos gostosamente como família, viajamos bastante conhecendo lugares maravilhosos do Quênia, agradecemos a Deus em casa e nos cultos, compramos bastante artesanato e lembranças, enfim, algo que ficou na lembrança!
Compartilhamos com os amigos e parentes um pouco desta nossa alegria através deste BLOG. São 7 postagens, contando e mostrando um pouco de cada lugar que visitamos. Lídia fez a seleção de fotos - o que não foi fácil dentre as mais de 3000 fotos que todos nós tiramos. Mas dá para ter uma idéia. Quem gosta de fotos, visite o site que o Dickson preparou desta viagem: www.tati.dickson.nom.br/fotos e viaje um pouco conosco pelo Quênia.
Assim, nossos três filhos já nos visitaram: O Léo e o Paulo em março deste ano (foi quando começamos com o BLOG, instruídos pelo Paulo); e a Tati e o Dickson agora em agosto/setembro.
Agradecemos a Deus por esta bênção, e por nos ter dado esta grande oportunidade de servir a ELE e à sua igreja aqui no Quênia.
Na foto: A chegada no aeroporto.

Chegando em casa, foi AQUELA FESTA ao abrir as malas e entregar tantos presentes e lembranças que nossos amigos e queridos do Brasil mandaram, além das encomendas que fizemos. MUITO OBRIGADO, PESSOAL, por todo o carinho e pelo monte de abraços e beijos que enviaram! O café, os bombons e chocolates, trouxeram um pouquinho do gostinho e do cheirinho do Brasil para a nossa casa. E todos os demais presentes estão sendo usados e desfrutados a conta-gotas...


****************************************************

Tati e Dickson chegaram às vésperas do Dia do Pais (no Brasil, pois aqui não celebram esta data). Foi um grande presente que eu recebi como pai!!!


Naquele primeiro domingo em que estiveram aqui, tivemos dois batizados: de uma moça adulta, suéca: Karolina; e do pequeno Ryan Kinyanjui. O pai dele, Simon, está traduzindo o Livro de Concórdia para o Kiswahili.


A felicidade escancarada nesta risada diz tudo de como foram os dias aqui conosco: ÓÓÓTIMOS!

****************************************************


O pessoal caminha muito nas ruas aqui em Nairobi. Deixávamos o carro no estacionamento da nossa igreja, que é bem central, e íamos "bater perna" no centro da cidade também. O Dickson tem muitas fotos da cidade no site que ele preparou sobre esta viagem. Quem gosta de ver fotos e quer conhecer mais sobre Nairobi, visite o site: www.tati.dickson.nom.br/fotos




Loja de artesanato e feira de rua é o que não falta em Nairobi. Vontade de levar tudo!!! (né Tati?!!!) Esta foi no Mercado Público Central.

O ORFANATO DE ELEFANTES abre ao público todos os dias das 11h-12h. É o horário que os tratadores trazem os elefantes órfãos do mato para o descampado que se vê nas fotos para dar mamadeira para eles. São elefantes pequenos (alguns de 1 mês) encontrados abandonados nos grandes parques nacionais, provavelmente porque suas mães foram mortas por caçadores. Quando maiores, eles são integrados nos Parques Nacionais novamente. O GLOBO REPÓRTER do dia 21/Setembro p.p. mostrou uma bela reportagem sobre o Quênia e deu destaque a este parque, que fica dentro do Parque Nacional de Nairobi (15 minutos de nossa casa).

****************************************


RESTAURANTE VERANDAH


O restaurante VERANDAH fica a meio caminho do Elephant Orphanage e do Giraffe Center. É uma excelente ambiente com muito boa comida para fazer uma pausa entre os dois parques!



******************************************


O GIRAFFE CENTER








O Giraffe Center (5 minutos aqui de casa) é uma atração imperdível! Cerca de 13 girafas e seus filhotes, numa reserva especial, podem ser alimentadas com ração e abraçadas do alto de uma construção rústica. Elas são animais muito limpos, não têm cheiro, e não dá mais vontade de sair de lá! - Na última semana aqui, O Dickson e a Tati voltaram lá para abraçar mais uma vez as girafas. Desta vez entramos na outra reserva que fica em frente e que abriga o girafa macho, enorme! Conseguimos chegar bem perto dele; mas este não dá para tocar.





O difícil foi selecionar algumas fotos dentre mais de 3000 que tiramos (os 4 juntos) durante este mês que o Dickson e a Tati estiveram aqui. Mas acho que com estas dá para ter uma idéia do que é o Quênia.



*****************************************


O MUSEU KAREN BLIXEN






Esta é a casa/museu de Karen Blixen (3 minutos da nossa casa). Karen era uma irlandesa, casada com um inglês, que começou com plantação de café aqui e desenvolveu este bairro, que leva o seu nome. Onde nós moramos hoje era a fazenda de café; temos o mapa da época emoldurado em nossa sala. O livro "OUT OF AFRICA" (acho que é "Entre dois amores", em português), escrito por Karen, e o filme com o mesmo nome dão uma idéia o que era Nairobi e este bairro por volta de 1920. Vale à pena ver o filme. Dickson trouxe o filme legendado em português e fizemos uma sessão de cinema aqui em casa! Foi bem gostoso.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

TATI E DICKSON - 3 - NAKURU E NAIVASHA

A SAÍDA PARA O SAFÁRI
Segunda-feira de manhã, dia 20/agosto, iniciamos uma semana de safári. Este é o nosso jipão, dirigido pelo motorista e guia Daniel, acompanhado pelo cozinheiro Bernhard. Nosso roteiro: Lago Nakuru (1 dia), Naivasha e o Hells Gate (1 dia), e o Parque Massai Mara (3 dias). Apertamos os cintos e enfrentamos a estrada (péssima, por sinal... uma pena, para um país cuja grande renda é o turismo!) Desfrutamos ao máximo a companhia dos filhos e as belezas da natureza.
***********************************************
NO CAMINHO

No meio do trajeto, uma parada no meio da serra para ver o Vale Rift, famoso pelo seu tamanho e pela concentração de animais selvagens. Estávamos a 2140 metros de altitude (Nairobi fica a cerca de 1700 m). Muitas barracas de souvenirs "penduradas" na beira da estrada.


********************************************















**********************************************


Esta foi a nossa primeira imagem do Lako Nakuru: num primeiro plano as zebras, depois grupos de pelicanos, e na beira do lago os flamingos!!!




Milhares de flamingos "tingem" toda a margem do Lago Nakuru de cor-de-rosa. É uma imagem que já tinha visto em cartões postais e revistas, mas que só vendo pessoalmente para desfrutar da beleza e da maravilha que estas aves nos proporcionam. - Há um mirante no alto do morro dentro do parque, de onde se avista todo o lago... é uma coisa indescritível. Parece-me ser a maior concentração de flamingos do planeta.

**************************************





















Uma família de girafas, e uma mamãe rinoceronte com o seu filhote adolescente foi uma visão muito linda na beira do lago Nakuru.
**********************************************

O "Hells Gate National Park" foi o destino do nosso segundo dia de safári. O "Portão do Inferno" chama-se assim devido às fontes de água quente que vertem das rochas e da terra. O vapor da água quente é usado para geração de energia elétrica. Visitamos as instalações dentro do parque. Há também vários animais no parque: girafas, búfalos, baboos (babuínos), zebras, antílopes de várias espécies... É possível visitar o parque de carro, de bicicleta (alugam na entrada do parque) ou a pé. Há também muitas formações rochosas, escarpas e paredões, que servem de abrigo para vários tipos de aves. E o chamariz mesmo é o desfiladeiro!!!


Foi novamente uma aventura descer o desfiladeiro do Hells Gate (Lídia, quem te viu e quem te vê, - como disse a Kuki...). É uma prova de resistência física e equilíbrio tanto a descida como a subida. Mas vale à pena ver as esculturas nas pedras e o vale que se forma pela ação das águas. A cada ano o desfiladeiro afunda mais um pouco na época das chuvas. Há vertentes de água quente, fervendo, pois a região é vulcânica.

Aliás, a propósito, sentimos em nossa casa em Nairobi vários terremotos que aconteceram na divisa da Tanzânia com o Quênia. É uma sensação muito estranha sentir a cama ou a cadeira tremer, as portas dos armários baterem, as janelas e as telhas trepidarem... (isto antes do Dickson e a Tati virem).

******************************************
O LAGO NAIVASHA


O belíssimo amanhecer ao lado do Lago Naivasha e a sinfonia de inúmeros pássaros à volta das nossas barracas marcou o início de mais um belo dia. O Quênia, e especialmente esta região de Naivasha, é reconhecido mundialmente pela grande quantidade e variedade de pássaros. - Acordamos cedo, e após o café da manhã pegamos o rumo do Parque Massai Mara.