quinta-feira, 4 de outubro de 2007

TATI E DICKSON - 3 - NAKURU E NAIVASHA

A SAÍDA PARA O SAFÁRI
Segunda-feira de manhã, dia 20/agosto, iniciamos uma semana de safári. Este é o nosso jipão, dirigido pelo motorista e guia Daniel, acompanhado pelo cozinheiro Bernhard. Nosso roteiro: Lago Nakuru (1 dia), Naivasha e o Hells Gate (1 dia), e o Parque Massai Mara (3 dias). Apertamos os cintos e enfrentamos a estrada (péssima, por sinal... uma pena, para um país cuja grande renda é o turismo!) Desfrutamos ao máximo a companhia dos filhos e as belezas da natureza.
***********************************************
NO CAMINHO

No meio do trajeto, uma parada no meio da serra para ver o Vale Rift, famoso pelo seu tamanho e pela concentração de animais selvagens. Estávamos a 2140 metros de altitude (Nairobi fica a cerca de 1700 m). Muitas barracas de souvenirs "penduradas" na beira da estrada.


********************************************















**********************************************


Esta foi a nossa primeira imagem do Lako Nakuru: num primeiro plano as zebras, depois grupos de pelicanos, e na beira do lago os flamingos!!!




Milhares de flamingos "tingem" toda a margem do Lago Nakuru de cor-de-rosa. É uma imagem que já tinha visto em cartões postais e revistas, mas que só vendo pessoalmente para desfrutar da beleza e da maravilha que estas aves nos proporcionam. - Há um mirante no alto do morro dentro do parque, de onde se avista todo o lago... é uma coisa indescritível. Parece-me ser a maior concentração de flamingos do planeta.

**************************************





















Uma família de girafas, e uma mamãe rinoceronte com o seu filhote adolescente foi uma visão muito linda na beira do lago Nakuru.
**********************************************

O "Hells Gate National Park" foi o destino do nosso segundo dia de safári. O "Portão do Inferno" chama-se assim devido às fontes de água quente que vertem das rochas e da terra. O vapor da água quente é usado para geração de energia elétrica. Visitamos as instalações dentro do parque. Há também vários animais no parque: girafas, búfalos, baboos (babuínos), zebras, antílopes de várias espécies... É possível visitar o parque de carro, de bicicleta (alugam na entrada do parque) ou a pé. Há também muitas formações rochosas, escarpas e paredões, que servem de abrigo para vários tipos de aves. E o chamariz mesmo é o desfiladeiro!!!


Foi novamente uma aventura descer o desfiladeiro do Hells Gate (Lídia, quem te viu e quem te vê, - como disse a Kuki...). É uma prova de resistência física e equilíbrio tanto a descida como a subida. Mas vale à pena ver as esculturas nas pedras e o vale que se forma pela ação das águas. A cada ano o desfiladeiro afunda mais um pouco na época das chuvas. Há vertentes de água quente, fervendo, pois a região é vulcânica.

Aliás, a propósito, sentimos em nossa casa em Nairobi vários terremotos que aconteceram na divisa da Tanzânia com o Quênia. É uma sensação muito estranha sentir a cama ou a cadeira tremer, as portas dos armários baterem, as janelas e as telhas trepidarem... (isto antes do Dickson e a Tati virem).

******************************************
O LAGO NAIVASHA


O belíssimo amanhecer ao lado do Lago Naivasha e a sinfonia de inúmeros pássaros à volta das nossas barracas marcou o início de mais um belo dia. O Quênia, e especialmente esta região de Naivasha, é reconhecido mundialmente pela grande quantidade e variedade de pássaros. - Acordamos cedo, e após o café da manhã pegamos o rumo do Parque Massai Mara.

Nenhum comentário: