quinta-feira, 4 de outubro de 2007

TATI E DICKSON - 4 - Massai Mara

Chegamos ao Massai Mara na tarde da quarta-feira e ficamos até a sexta-feira. Logo na entrada do parque vimos um leopardo no alto de uma árvore, bem na beira da trilha, animal raro de se ver. devido à posição do sol, nas fotos só aparece a silueta do animal.
Vimos muitos leões, que às vezes passam tranquilos entre os carros, que param para dar passagem à sua majestade.
Vimos também muitos abutres desta vez, de várias espécies. O papel deles é fundamental na limpeza das carcaças; dizem que, se não fossem eles, o cheiro de carniça no parque seria insuportável.
Na primeira noite dormimos em barracas. Na segunda e terceira noite conseguimos os pequenos alojamentos que ocupamos da primeira vez que estivemos no parque.
É uma beleza a sensação de liberdade no meio dos animais no seu habitat natural. E acompanhados dos filhos é melhor ainda, cada um mais empolgado com o que se estava vendo. Só podemos agradecer a Deus pela beleza da natureza, e que alguém há algum tempo atrás teve a feliz idéia de preservar nestas parques naturais.




Agosto é o melhor mês para se ver animais no Massai Mara. Acontece a migração anual de gnus e zebras do Parque Serengueti, na Tanzânia, para o Massai Mara. Vários programas do canal National Geografic já mostraram esta famosa travessia do rio que divide os dois países. Os animais são vítimas dos crocodilos na travessia, e depois dos leões, cheetas e outros predadores nas planícies. São mais de 2 milhões de gnus que fazem a travessia. Tivemos a sorte de ver um grupo deles iniciar a travessia numa braço mais seco do rio Mara.

Numa das fotos: o marco da divisa seca entre os dois países.









*******************************************************
Foram tantas boas lembranças dos meninos (o Léo e o Paulo), que só falávamos deles quando estivemos no parque com eles (acho que o Dickson e a Tati ficaram cansados de tanto que a Lídia e eu nos referíamos a eles quando visitamos o parque pela primeira vez...) Seria um sonho ter a família toda reunida para uma experiência destas. E o sonho se realizou (pelo menos na telinha do computador)...
... pois nada que a tecnologia não resolve. Tiramos foto no mesmo lugar e... vejam o que o Paulo fez no computador (precisando do seu serviço, é só contratar...)
******************************************************
























Dickson e Tatiana visitaram a aldeia massai que nós visitamos na outra vez com o Léo e o Paulo. Passaram pelas mesmas belas e boas experiências de conhecer um pouco de uma cultura super-primitiva, mas que convive com a era atual, procurando manter as suas raízes na forma de morar, de constituir família, de se caracterizar com muitos adornos, na maneira de vestir, etc.



*******************************************


























**********************************************


Foi muito legal reencontrar o guia massai MBANDI, que esteve conosco no safári com o Léo e o Paulo. Cumprimentei-o como velhos amigos... dia seguinte ele nos deu de presente um "shuka" - uma manta massai, e um colar massai para a Lídia. Lógico que posamos com os presentes e o Mbandi.
********************************************

























Desta vez vimos muitos elefantes, várias manadas, bem de perto. E uma cheeta (guepardo) estirado na sombra. Normalmente parece que os animais ignoram os turistas: andam normalmente como se ninguém estivesse ali a observá-los. Alguns são mais ariscos e assustados e saem correndo.
************************************************
NOSSO COZINHEIRO











O nosso cozinheiro Bernhard preparava toda a excelente comida em fogo de carvão, no chão. Colocava uma grade por cima das brasas e ali cozinhava. Sempre arrumava a mesa com capricho nos acampamentos e na beira da estrada para os lanches, com muita agilidade.




********************************************************
A VOLTA


No final do safári, uma última foto com o jipe Land Cruiser de capota aberta. (Na estrada não é permitido andar de capota aberta; só dentro dos parques.)















VALEU, pessoal, mais ste safári!!! Quem serão os próximos a vir fazer um safári?





















Nenhum comentário: