segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Relatório -4- Bolsas de Estudo

Ao meu lado, segurando cartazes , está o George M. Mochiemo. Esta foto é do Congresso Mirim em Dezembro da ano passado. Hoje o George está no Seminário de Mathongo, da igreja do Quênia, muito feliz, estudando para ser pastor; graças à oferta de alguns de vocês. Uma amiga nossa se comprometeu a pagar a bolsa de estudo do George no Seminário. MUITO OBRIGADO!
Se alguém mais quer ajudar, para que ele possa comprar alguns livros, etc., ...





A adolescente encostada na parede da igreja (à direita, blusa com mangas cor-de-rosa) é a Megan. Graças ao apoio de alguns de vocês ela está estudando. MUITO OBRIGADO! O sistema aqui normalmente é de escolas internas a partir de determinada série (ou de turno integral). Mesmo as escolas públicas têm custos. Final de Novembro deverá ser paga mais uma prestação da escola da Megan (cerca de R$ 500,00 por trimestre) e as doações para esta bolsa acabaram. A mãe dela era muçulmana, terceira esposa (ao mesmo tempo...) e não aguentou essa vida; fugiu de casa, foi acolhida por cristãos e hoje é muito fiel na nossa igreja. Mas está desempregada, não tem casa própria, mora de favor da casa de amigos... vende Bíblias e livros religiosos para ganhar algum dinheiro.
Um jovem veio pedir ajuda para terminar o curso na Faculdade. Está cursando Ciências da Educação, com ênfase em Física e Matemática. Quer ser professor. É uma quantia bastante alta que ele está pedindo. Aqui o costume é fazer "Fund Raising" - arrecadação de fundos para as mais diversas finalidades (enterro, casamento, estudo, formatura...). Amigos promovem um encontro, em que cada um dá uma certa quantia, e na hora é solicitado mais ainda dos presentes. É um sistema que ainda nos choca; não estamos acostumados (e não sei se vamos nos acostumar a isto...) Desta forma o Justus Onchari está se virando até hoje; vamos ver o que ele vai conseguir para concluir os seus estudos.

Nenhum comentário: