Cerca de 80 crianças estudam nesta escola, que não tem água encana, não vi banheiros, as salas são pequenas (pagam aluguel pelas salas!!!); algumas crianças trazem lanche, outras não. O terreno da escola é grande, o que permite as crianças correrem bastante e se divertirem.
Nas terças-feiras e nas quintas-feiras, os órfãos são trazidos para a igreja (uma caminhada de uns 10 minutos por um atalho no meio da favela). Primeiro eles escutam uma história bíblica na igreja, cantam, oram.
Antes de receber o prato de comida, todos se organizam em fila para lavar as mãos. A professora Verônica ajuda as crianças.
É impressionante observar a ordem e obediência das crianças! e o carinho desta professora e de um professor que sempre acompanham as crianças.
Finalmente cada criança recebe o seu prato de comida, preparada por jovens da própria congregação; e sentam no chão e comem...com as mãos, como é costume aqui. - Bem, isto acontece duas vezes por semana; e nos outros dias? o que elas comem? passam o dia na escola, que não tem nem material escolar; e à noitinha vão para casa dos seus "guardiões": parentes, conhecidos, que se responsabilizaram pelos órfãos após a morte dos pais (normalmente devido à AIDS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário