segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Relatório -6- Os órfãos

Um projeto que está dando certo apóia 25 crianças órfãs de uma escola próxima à igreja de Kawangware. O Evangelista Sylvester e a Diacionisa Mary (da nossa paróquia) já tinham conseguido patrocínio para uniforme e calçados. Em Outubro começou um programa de alimentação para estes órfãos. Um casal da nossa comunidade, húngaros, (minha professora de inglês!), conseguiu através de uma sociedade missionária da congregação de origem deles na Hungria uma verba mensal para dar um prato de comida para estes órfãos duas vezes por semana.

Cerca de 80 crianças estudam nesta escola, que não tem água encana, não vi banheiros, as salas são pequenas (pagam aluguel pelas salas!!!); algumas crianças trazem lanche, outras não. O terreno da escola é grande, o que permite as crianças correrem bastante e se divertirem.

Nas terças-feiras e nas quintas-feiras, os órfãos são trazidos para a igreja (uma caminhada de uns 10 minutos por um atalho no meio da favela). Primeiro eles escutam uma história bíblica na igreja, cantam, oram.

Antes de receber o prato de comida, todos se organizam em fila para lavar as mãos. A professora Verônica ajuda as crianças.
É impressionante observar a ordem e obediência das crianças! e o carinho desta professora e de um professor que sempre acompanham as crianças.



Finalmente cada criança recebe o seu prato de comida, preparada por jovens da própria congregação; e sentam no chão e comem...com as mãos, como é costume aqui. - Bem, isto acontece duas vezes por semana; e nos outros dias? o que elas comem? passam o dia na escola, que não tem nem material escolar; e à noitinha vão para casa dos seus "guardiões": parentes, conhecidos, que se responsabilizaram pelos órfãos após a morte dos pais (normalmente devido à AIDS).




Nenhum comentário: