segunda-feira, 2 de julho de 2007

Contatos - 5 - Indivíduos

Dr. Pekka Huhtinen (ao centro na foto) é o Diretor de Missões da LEAF - Lutheran Evangelical Association of Finland (Associação Evangélica Luterana da Finlândia). A LEAF atua há bastante tempo no Quênia, patrocinando missões entre os massais e em outras tribos também, em cooperação com a Evangelical Lutheran Church in Kenya - ELCK. Há muitos missionários e entidades finlandesas atuando no Quênia sob a coordenação da LEAF; quando estes missionários estão em Nairobi, muitos deles vêm aos nossos cultos. O Rev. Reino Toikka (à direita na foto) atende uma comunidade luterana finlandesa em Karen (bairro em que moramos), e sua esposa tem uma missão entre os massais; ele nos apresentou ao Dr. Pekka.
Quando estive na Finlândia há alguns anos atrás, tive oportunidade de visitar o escritório da LEAF e conhecer um pouco do trabalho desta associação missionária.
***************************************************************************

Dr. William W. Schumacher é professor no Seminário de St. Louis, MO, na área de Teologia Histórica e no Instituto para Estudos Missionários. Aproveitou o seu Ano Sabático para visitar as instituições teológicas da África. Tivemos oportunidade de convidá-lo para uma pizza em nossa casa e conversar bastante sobre a história da IELB.
Dr. Schumacher participou do encontro de Seminários Luteranos promovido pelo ILC - International Lutheran Council, na África do Sul este março deste ano; e vai ao Brasil agora em julho participar do seleto Congresso Internacional de Lutero, na ULBRA.
*************************************************************************
O Dr. Ebenézer Boafo é natural de Ghana e atualmente é o Diretor de Área para Traduções na África, da Sociedade Bíblica International. Fez seu Doutorado em Missiologia no Seminário de Fort Wayne sob a coordenação do Dr. Douglas Rutt (grande amigo do Brasil!!!), que nos apresentou quando o Dr. Boafo veio para cá. Está participando de nossa congregação.


******************************************************************************
Mr. John Maina é o Diretor da Hora Luterana do Quênia - Nuru Lutheran Media Ministry. Eles têm um excelente trabalho nas prisões de Nairobi com os Cursos Bíblicos por Correspondência, indo visitar os alunos regularmente (cf. BLOGs em inglês sobre "IN PRISON"). Também trabalham ativamente na missão entre massais e outras tribos(Cf. o BLOG sobre nossa visita a Kuma, Kajiado).
Já sentamos diversas vezes juntos, compartilhando minhas experiências do tempo da Hora Luterana e o trabalho que a CPTN brasileira tem feito na atualidade.
*******************************************************************************

O Bispo Andrew Mbugo Elisa, da Igreja Luterana do Sudão, esteve em nosso culto no dia 29/04/07. Seguidamente ele está em Nairobi, ou em contato com o escritório da Missão da LCMS, ou em contato com a Lutheran Heritage Foundation - LHF. - (Ele aparece na capa da revista BOAS NOVAS - EDIÇÃO Nº 22).
Na foto: Rev. Claude Houge, da Missão da LCMS; Bispo Elisa; Rev. Carlos W.Winterle; Rev. Graumann.
****************************************************************************
O Dr. Norbet C. Oesch é o Líder Internacional do PLI - Pastoral Leadership Institute. Reside em Tustin, Califórnia, EUA. O PLI já enviou diversos grupos de pastores participantes deste treinamento de liderança ao Brasil, e recentemente um grupo do PLI esteve aqui em Nairobi e estivemos responsáveis pela sua programação (cf. último BLOG em inglês).
Conhecia o Dr. Oesch só por telefone, quando mediei a ida dele ao Brasil no ano passado. Ele esteve em outubro em reuniões com a Diretoria Nacional da IELB e com os professores do Seminário. Quando soube que havia uma churrascaria gaúcha aqui em Nairobi, fez questão de ir lá e comer um delicioso churrasco. - Sua visita aconteceu em 19 de fevereiro/07.
Ele está programando vir novamente ano que vem e dirigir um treinamento de lideranças para pastores do Quênia.
*****************************************************************************









Tivemos a visita em 17/06 do Rev. Lufingo Sadiki , Diretor da Sociedade Bíblica da Tanzânia, e do seu colega Rev. Liva Ramnandafi, de Madagascar. A Sociedade Bíblica da Tanzânia é membro das Sociedades Bíblicas Unidas.






Após o culto, eles posaram com algumas crianças da escola Dominical. Rev. Lufingo tem mantido contato seguido por e-mail, como também muitos outros visitantes o fazem.

Nenhum comentário: