quinta-feira, 31 de julho de 2014

MOÇAMBIQUE 2014 - V – O PROTOCOLO DE INTENÇÕES – MOU

 Um passo muito importante foi dado ao assinarmos no dia 9 de julho o Memorandum of Understanding – Um Protocolo de Intenções que regulamenta a Educação Teológica em Moçambique. – Este documento é um adendo ao primeiro MOU assinado em 2010, no começo do programa da ETE, e que estabeleceu as responsabilidades de cada parceiro no programa e na missão. (Pastor Alfazema assinando o documento).
 O Documento prevê a ordenação dos oito atuais alunos da ETE em agosto do ano que vem, e a formação de uma nova turma. Cerca de 20 candidatos já se apresentaram para começar o novo curso da ETE em 2015. (Pastor Carlos assinando).
 
 O Documento também prevê a construção de um Centro Luterano Concórdia para a formação de novos pastores. O Centro terá dormitórios, salas de aula, cozinha, banheiros... (O representante dos alunos, Jambo, assinando).
 
 O MOU especifica também a responsabilidade dos parceiros no Programa: A Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB, a Igreja Luterana de Moçambique – ILM e os alunos da ETE (futuros pastores), o Projeto Kuwangisana (Ministério Social), o Projeto Kapasseni (Missão - Igreja Luterana do Canadá), o Sínodo de Missuri através do seu Escritório de Missões Internacionais – LCMS OIM, e o Sínodo da Igreja Evangélica Luterana Livre da África do Sul – FELSISA. (Dir. Gabriel assinando).
 A relação da ILM e do Projeto Kuwangisana também ficou bem especificado (Da. Perpétua assinando).
 Todos ficaram muito satisfeitos pelo progresso dos planos em andamento.
 Pastor André aproveitou a oportunidade e entregou ao casal Alfazema duas Bíblias bilíngues Inglês-Português, trazidas por ele do Brasil especialmente para eles.

 Ele também deu ao casal e a cada aluno um Devocionário Cinco Minutos com Jesus – 2014, da Hora Luterana.
 
 Pastor André agradeceu a oportunidade de ter encontrado pessoalmente o casal fundador da missão em Moçambique.
 
 Devido ao adiantado da hora e estar escuro na sala, continuamos a reunião ao ar livre, tendo a lua cheia a nos fornecer claridade suficiente...
 Vários outros aspectos da ETE, dos Projetos Sociais, da Expansão da Igreja, da necessidade de um local próprio para os cursos, etc. foram discutidos.
Num outro dia, enquanto eu dava as aulas, o casal Alfazema, o Pastor André e o Engenheiro Helder foram olhar um terreno para a construção do Centro Luterano Concórdia. Encontraram um belo terreno disponível junto à Academia Sete Montanhas..
 Os alunos foram ver o terreno e concordaram com a localização do mesmo.

 Estávamos todos muito contentes e agradecemos a Deus por mais esta bênção!
 
 A primeira providência a ser tomada é cavar um poço com água potável como este de propriedade da Academia Sete Montanhas. (Procuramos patrocinadores!)
 
 O Chefe do Posto, Sr. Adamo – autoridade máxima na Vila de Sena, foi visitado diversas vezes e deu todo o apoio para a aquisição do lote. Apenas as taxas devem ser pagas (não se compra terreno em Moçambique; a terra é do Estado). Quatro (4) hectares foram adquiridos e registrados em nome da Igreja. Mais área estará disponível para a igreja após a construção do primeiro prédio no terreno. (Na foto: Pastor André, Pastor Alfazema, Sr. Adamo e Pastor Winterle).
 
 Os alunos agradeceram ao Chefe do Posto pela boa vontade em colaborar com a igreja nos seus planos de Educação, Serviço Social e Missão. Oramos em conjunto para Deus abençoar todos os planos e a administração local. – O Chefe do Posto havia ganho uma Bíblia no ano passado, e ganhou um Devocionário Cinco Minutos com Jesus este ano. – CRISTO PARA TODOS – também para Moçambique!
 Uma nota pessoal: Este BLOG em português foi criado no Quênia para compartilhar com a família Winterle e com os amigos aspectos da nossa vida na África. O Blog oficial para compartilhar aspectos da missão é em inglês: http://pastorwinterle.blogspot.com Mas desde que o nosso neto Martin, que nos havia visitado no Quênia em julho de 2009, faleceu em acidente de trânsito em novembro do mesmo ano, eu não havia postado mais nada neste Blog. A última postagem retratou os belos dias que passamos juntos no Quênia quando da visita do Martin.  – Retomo este BLOG agora para relatar os desafios da missão em Moçambique em português, - principalmente porque a IELB ficou apaixonada por Moçambique e tem demonstrado muito amor pela Missão e pela Educação Teológica neste país irmão. As reações no Mensageiro Luterano e durante a última Convenção Nacional da IELB nos encheram de ânimo para a continuidade deste trabalho. Muitos estão orando e ofertando e os desafios são grandes. Contamos com o apoio de todos vocês para as construções das capelas e do Centro Luterano Concórdia!
 
Para encerrar, uma breve nota da família: Lídia e eu estamos morando na Cidade do Cabo, África do Sul, desde 2011, após termos trabalhado por quatro (4) anos no Quênia. Sou pastor da St. Thomas Lutheran Church. Daqui fica mais perto para ir a Moçambique. – Estivemos no Brasil para a Páscoa/2014 para o batizado de nossa neta Júlia Winterle von Muehlen, nascida em 26 de março, filha da Tatiana e do Dickson, e irmã do Henrique, que completa 6 anos em 23 de agosto,. – Nosso filho Léo, Carol e a pequena Lea Sophia (2 anos e meio) estão bem na Alemanha. – Nosso filho Paulo, Flávia e o pequeno Lucas. que completa 1 ano em 30 de agosto, estão bem em Porto Alegre, RS. – Agradecemos a Deus pela família que Ele nos deu! Orem por nós!-  Pastor Carlos Walter e Lídia Winterle.

Nenhum comentário: