quinta-feira, 31 de julho de 2014

MOÇAMBIQUE 2014 - AULAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA POR EXTENSÃO – ETE

 Finalmente conseguimos começar as aulas da ETE para este ano já quase no meio da tarde daquela segunda-feira. – Era sempre uma boa caminhada do hotel em que estávamos hospedados até o local do curso. Às vezes peguei carona de moto com um dos alunos, o Jambo (o único motorizado). – Antes de irmos para as aulas de manhã, participamos  e dirigimos a devoção para a direção e os funcionários na capela do Projeto Kuwangisana.
 
 O local do curso este ano foi numa das escolas do Projeto Kuwangisana: A Academia Sete Montanhas. O salão da Biblioteca foi usado para as aulas.
 É um belo lugar, amplo, mas ainda não tem água corrente nem eletricidade. As 17:30h começava a escurecer e tínhamos que interromper o curso. Não podíamos ter atividades à noite.
 Eu apresentei o curso “Intrepretação do Antigo Testamento”, e o Pastor André apresentou mais quatro (4) outros cursos. (N.B.: Eu fiquei apenas uma semana em Sena desta vez, e o Pastor André ficou três semanas. Estou planejando preparar um outro BLOG sobre as atividades do Pastor André assim que ele me fornecer as fotos e informações. Muita novidade aconteceu enquanto ele estava lá! – As fotos deste Blog são do Pastor André e minhas.) – Foi muito interessante ver como os alunos descobriam Lei e Evangelho em textos do Antigo Testamento, ligando-os com Cristo, o Salvador prometido!
 Após o término dos Cursos deste ano, os alunos receberam o Certificado de Diáconos da Igreja Luterana de Moçambique – ILM, fornecido pelo Seminário Concórdia, pois terminaram a primeira etapa da ETE (Evangelismo e Educação Cristã, seis módulos). Ano que vem, após um intensivo em julho/agosto, os oito alunos serão ordenados pastores da ILM.
 Foi marcante o estudo do texto de Levítico 20.1-7, onde Deus proíbe o culto ao falso deus Moloque, que incluía sacrifício de crianças. O texto também proíbe a consulta aos espíritos dos mortos  e a a feiticeiros. Os alunos ficaram muito ansiosos para contar as suas próprias experiências neste campo. Disseram que na época dos seus pais, quando alguém cavava um poço, sacrificava uma criança para que o poço nunca secasse. E mesmo hoje em dia ainda, quando alguém quer ficar rico e poderoso, tem que sacrificar um adulto ou uma criança. Até mencionaram o nome de um rico comerciante local que fez uso desta prática. Um dos estudantes, que tem nove (9) filhos e vive uma vida bastante restrita e apertada, relatou que um vizinho o aconselhou a sacrificar uma das crianças para melhorar de vida...
 
 Ficamos muito chocados e sensibilizados pelos relatos... Os espíritos dos ancestrais, de acordo com as religiões tradicionais africanas, exercem grande poder na vida das pessoas e devem ser honrados com sacrifícios.  – Os alunos deram graças a Deus que foram libertados dessas obras das trevas para servir o Deus de amor que se revelou em Jesus Cristo! – Louvado seja Deus!
 
 Duas senhoras foram contratadas para nos preparar as refeições...
 ...simples, mas bem preparadas.
 Lavar as mãos antes das refeições é um ritual obrigatório.
Chima (ugali no Quênia, pap na África do Sul), é uma comida muito comum, preparada à base de farinha de milho branco. 

Nenhum comentário: