quinta-feira, 31 de julho de 2014

MOÇAMBIQUE 2014 - II – O DOMINGO

 No domingo de manhã, fui ao culto na Igreja Luterana São Paulo, de Vila Sena, onde preguei, realizei batizados e celebrei a Santa Ceia. Mateus Sifa Domingos é um dos alunos da ETE, responsável por esta congregação, e que dirigiu a liturgia na língua local, fazendo também a tradução.
 
 Caminhando do hotel em direção à igreja, vi um cartaz: “MAMBO - Médico Tradicional... ele cura várias doenças e dá sorte...vem de Gorongosa (uma localidade há uns 200 km de Sena)... cura gonorea, mula (apendicite)...dá sorte de negócio...ajuda para mulher com problema de nascer... tira demônios...dá sorte de emprego...” – O texto do Antigo Testamento lido por um leigo no culto foi Isaías 55:6-13: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo o seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.” – Aproveitei a oportunidade e pedi a palavra para fazer um pequeno comentário à leitura. Mencionei o cartaz que havia visto no caminho. Falei das religiões tradicionais, que são dominadas pelos espíritos dos ancestrais e que amedrontam as pessoas. A medicina tradicional é toda baseada na invocações destes espíritos. Perguntei se eles queriam voltar àqueles tempos em que viviam nas trevas... A resposta foi unânime e em voz alta: NÃO!  Ressaltei que o Deus que perdoa, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, continua convidando pessoas a virem a Ele, e que Ele ainda se deixa achar na sua Palavra, no Batismo e na Santa ceia. Ele vem ao nosso encontro com amor e perdão. Hoje teremos um encontro muito especial com este Deus de amor na Santa Ceia... – Fui interrompido diversas vezes durante a fala por palmas e com o característico som que as mulheres locais fazem com a língua para dizer que estão de acordo e estão contentes. – Depois o culto seguiu normalmente.
 Após o sermão, os jovens cantaram diversos hinos, com danças, e foram acompanhados pela congregação ao ritmo de palmas.
 Tiveram também um belo momento de oração.
 16 crianças foram trazidas ao Batismo. Os adultos candidatos ao batismo ainda não havia terminado o curso preparatório.
 Pais esperam ansiosamente a chegada de um pastor ordenado para trazerem as crianças ao batismo.
 
 Os oito estudante da ETE receberam ao final do curso deste ano o Certificado de Diáconos da Igreja Luterana de Moçambique e foram autorizados a realizar batismos. Sendo assim, não há mais necessidade de esperar um pastor ordenado para batizar as crianças e adultos. Os próprios futuros pastores estão agora habilitados a batizar.
 Deus tem abençoado de maneira maravilhosa a Igreja de Moçambique!
 
 Depois do culto, as mães e as crianças batizadas posaram para um foto em conjunto em frente à igreja.
 Neste mesmo domingo de manhã, o pastor André foi dar o culto em Kapasseni. Ele pegou carona de moto com o estudante da ETE Manuel Jone Jambo, que é corresponsável pela igreja em Sena junto com o Mateus.
 
 Na ida, passaram por Mpango, onde uma nova igreja está sendo construída desde o ano passado. A construção havia parado por falta de verba, mas deve ficar pronta este ano.
 
 Paulo Ernesto Mineses, aluno da ETE, é o líder nesta igreja.
 Kapasseni é o lugar em que nasceu o pastor Alfazema em 1950, e onde ele começou a missão em 2006. Pastor José Alfazema é o fundador da Igreja Luterana de Moçambique. – O aluno da ETE Rui Jalene Sousa é o responsável por esta igreja.
 O menino e o tambor: instrumento comum para acompanhar os cânticos nas igrejas.
 O ritmo também é acompanhado pela batida de  dois pedaços de madeira, que fazem um som muito alto.
  O moçambicano (e o africano em geral) não sabe cantar sem dançar. E na igreja não é diferente: É a maneira de louvarem a Deus!
 Pastor André realizou batismos e celebrou a Santa Ceia em Kapasseni também. Desde a nossa visita no ano passado não houve batismo nem Santa Ceia nas congregações.
 
 Depois do culto, visitaram a localidade de Zambezi. Ano passado o culto foi embaixo de uma árvore. Pastor André incentivou a construção de uma igreja. Construíram esta aí.
 Eles necessitam desesperadamente de uma igreja de tijolos e telhado de zinco para poder celebrar culto na época das chuvas, no verão. Julio Mineses Nhapigode (Jolinho) é o estudante da ETE responsávelpor este local.
Pastor Alfazema pregou na localidade de Chemba no domingo pela manhã. Também realizou batismos e Santa Ceia. Deu a bênção matrimonial aos casais Júlio Albano Castomo e esposa, e João Luis Nota e esposa, alunos da ETE responsáveis pela igreja em Chemba. Ano passado deixamos verba para os alunos realizarem seu casamento civil, pois estavam casados apenas de acordo com os costume tribais. Estes dois alunos conseguiram completar toda a documentação e casaram no civil, recebendo naquele domingo a bênção de Deus. Os outros alunos ainda estão trabalhando na documentação. 
 À tarde do domingo, Pastor Alfazema e sua esposa Perpétua visitaram a congregação “São Paulo” em Sena. Toda a congregaçao reuniu-se novamente e a igreja ficou cheia! Todos estavam muito contentes em ver o seu primeiro líder espiritual novamente.
Da. Perpétua também falou ao povo. Eles são amados pelos seus irmãos moçambicanos! 

Nenhum comentário: