quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Moçambique - 7 -

A VIAGEM DE VOLTA



Partimos de Maputo no dia 12 de setembro de volta a Nairobi, com a Kenya Airlines. Fizemos uma escala em Zimbabwé. Chegamos em casa à noite, com muita coisa para "ruminar" desta nova experiência africana. Agradecemos a Deus pela proteção e pelos bons contatos que tivemos. - Já perto de Nairobi, vimos o Kilimajaro...
*********************************************
KILIMANJARO
Com um pouco de imaginação pode-se ver a imagem que tive do Kilimanjaro, o monte mais alto da África, na divisa entre a Tanzânia e o Quênia . Devido ao aquecimento global, suas neves "eternas" estão derretendo.


Esta foto do Kilimanjaro foi tirada pelo Rev. Peter Ahlers, Pres. da Igreja Luterana (FELSISA) na África do Sul, quando ele veio a Nairobi em agosto do ano passado. Ele teve sorte de pegar tempo claro, e o piloto fez uma rasante para os passageiros verem o Kilimanjaro bem de perto.

*******************************************

Compartilho uma impressão geral que estou tendo da África (pode ser muito subjetiva...): As coisas aqui pularam muito rápido do primitivismo para a moderna tecnologia; ou melhor: ainda estão pulando. É o contraste do qual falei em outra ocasião. E isto ficou mais uma vez demonstrado nesta viagem a Moçambique.
Ouvi no rádio hoje de manhã que o continente africano é o que mais está crescendo na telefonia móvel em número de aparelhos nestes últimos cinco anos. Realmente, vemos entre o pessoal da igreja com quem convivemos: jovens pobres e desempregados, mas têm celular.
Outro detalhe: Há pouco tempo a África passou do colonialismo para a independência de seus países. Em l884/l885 aconteceu uma conferência em Berlim na qual diversos países da Europa dividiram entre si a África...Todos os países eram colônia de algum país europeu, com excessão da Libéria, país criado pelos Estados Unidos para abrigar os seus ex-escravos que desejassem voltar para a África após o fim da escravatura nos EUA. A Nigéria foi o primeiro país a se tornar independente e celebrou este ano com grande pompa os seus 50 anos de independência. E, geralmente, após a independência seguiram-se severas guerras civis entre as tribos, cada uma querendo garantir o domínio da nova pátria.
Bem, um pouquinho de história não faz mal a ninguém. Espero ter colaborado com um pouco de cultura geral nesta postagem do BLOG. Abraços.

Nenhum comentário: