sexta-feira, 21 de setembro de 2007

MOÇAMBIQUE - 1 - Um pouco de história

De 06 a 12 de setembro de 2007 tive oportunidade de visitar Moçambique,- país africano de fala portuguesa- a convite do Dr. Paul Müller, integrando uma pequena comitiva em visita à Igreja Evangélica Luterana em Moçabique. - Um pouco de história e cultura geral faz bem; compartilho as informações tiradas de um Guia Turístico:
"Os povos primitivos de Moçambique foram os Bosquímanes. Entre os anos 200 a 300 DC, ocorreram as grandes migrações de povos Bantu, oriundos da região dos Grandes Lagos a Norte que empurraram os povos locais para regiões mais pobres ao Sul. - Nos finais do Sec. VI, surgiram nas zonas costeiras os primeiros entrepostos comerciais patrocinados pelos Swahili-árabes que procuravam essencialmente a troca de artigos vários pelo ouro, ferro e cobre vindos do interior. No século XV, inicia-se a conquista portuguesa com a chegada de Pêro da Covilhã às costas moçambicanas e o desembarque de Vasco da Gama na Ilha de Moçambique. Desde 1502 até meados do Séc. XVIII, os interesses portugueses em Moçambique estavam sob a administração da Índia Portuguesa."
************************************

Foto: A Av. beira-mar em Maputo, capital de Moçambique, bem ao Sul do país.


"De início os portugueses criaram feitorias com objetivos meramente comerciais, a que se seguiu a fixação no litoral, ondem construíram, em 1505, a fortaleza de Sofala e, em 1507, a fortaleza na ilha de Moçambique. Só alguns anos mais tarde, na tentativa de dominarem as zonas produtoras de ouro, se aventuraram para o interior onde estabeleceram novas feitorias. Às feitorias, sucederam-se nos finais do Séc. XVII os 'prazos' no Vale do Zambeze, uma espécie de feudos doados ou conquistados e que constituíram o primeiro estágio da colonização portuguesa. Com a extinção dos 'prazos' em 1832, por decreto régio, e com a emergência dos estados militares, iniciou-se o comércio de escravos que se manteve mesmo após a abolição da escravatura nas colônias, em 1869."


************************************



Foto: A beira-mar, com os coqueiros e o por-do-sol, vendo-se o Oceano Índico que banha toda a cidade e todo o país.






"A partilha da África decidida pela Conferência de Berlim em 1884/1885 obrigava os portugueses a uma ocupação efetiva de todo o território limitado pelas fronteiras reconhecidas naquela Conferência. Perante a incapacidade financeira e militar para tornar efetiva a ocupação, Portugal cedeu os seus direitos de gerir grande parte de Moçambique a companhias magestáticas que até o final dos anos 30 do Séc. XX passaram a explorar os recursos agrícolas e a mão-de-obra do país. - No entanto, a ocupação colonial nunca foi pacífica, tendo-se verificado até o início do Séc. XX forte resistência por parte de vários chefes tribais como Mawewe, Ngungunhana, Komala e outros."






***********************************







Na foto: A Baía de Maputo, vend0-se a cidade aos fundos.














"À semelhança do que aconteceu noutras colônias portuguesas, também Moçambique se levantou contra a ocupação colonial portuguesa, iniciando a 25 de setembro de 1964 a luta armada conduzida pela FRELIMO - Frente de Libertação de Moçambique - organização que aglutinou os 3 movimentos criados no exílio então existentes. Durante a luta pela libertação, lideraram o movimento, primeiro, Eduardo Chivambo Mondlane e, após a sua morte a 3 de fevereiro de 1969, Samora Moisés Machel que assumiu a Presidência da República a 25 de Junho de 1975."














************************************















"Em 1994 tiveram lugar as primeiras eleições ganhas pelo Pres. Joaquim Alberto Chissano que tinha sucedido a Samora Machel na Direção da FRELIMO e da Presidência da República após a morte deste num acidente de aviação na vizinha África do Sul. - Presentemente Moçambique é um País democrático, com a realização de eleições livres nos prazos previstos na Constituição, tendo as últimas ocorridas sem qualquer incidente de relevo em Dezembro de 2004 em que foi eleito presidente Armando Emílio Guebuza, também da FRELIMO" - que esteve no Brasil como convidado de honra do Presidente Lula no desfile do último 7 de Setembro em Brasília. Tive oportunidade de ver as reportagens na TV em Maputo quando lá estive de 06 a 12 de setembro último.




Nenhum comentário: