sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Moçambique - 4 - A Igreja Luterana

A IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA EM MOÇAMBIQUE - IELM - tem cerca de 5000 a 7000 membros, 3 pastores, 6 diaconisas, 4 evangelistas e 5 catequistas. A grande maioria das congregações fica no norte do país, fruto do trabalho da diaconisa da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB, Irmã Doraci, que foi assassinada há alguns anos atrás por opositores do seu trabalho social e evangelístico.
Na foto maior, a Igreja Martinho Lutero, muito bem localizada na cidade de Maputo. Estávamos hospedados num prédio dentro desta propriedade, nos fundos da igreja, onde também mora o Pastor José Mabasso, Presidente da IELM, que estudou na Escola Superior de Teologia da IECLB em 1995/96 por um ano e meio, tendo ótimas lembranças do Brasil e dos churrascos que lhe ofereceram.
******************************



No domingo fomos no culto no bairro de Maxaquene, um subúrbio de Maputo. O Bispo Tswaedi dirigiu a mensagem. Um grupo de jovens cantou várias músicas em ritmo africano, muito bem cantadas! - Após o culto, um costume bonito cultivado por várias igrejas na África (vivenciei isto também quando estive em Angola há alguns anos atrás): O pastor se pára na porta da igreja para os cumprimentos e o primeiro que sai cumprimenta o pastor e se pára ao seu lado; o próximo cumprimenta o pastor e o que está parado ao seu lado, e se pára também para receber os cumprimentos; assim sucessivamente; e todos acabam cumprimentando a todos!



********************************

















A Igreja Martinho Lutero também é usada por um grupo evangélico interdenominacional ligado às Embaixadas e ONGs. No sábado à tarde havia uma banda jovem ensaiando música gospel internacional. (Como não podia deixar de ser, um dos jovens estava com uma camiseta da seleção brasileira... coisa comum de se ver tanto em Moçambique como no Quênia).

Nenhum comentário: