sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Moçambique -3- A nossa visita

Na foto: Rev. Josef Alfazema, pastor em Sena(Moçambique); Rev. Carlos Walter Winterle, representando a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) a convite do Dr. Paul e que serviu também de tradutor do inglês para o português e vice-versa; Dr. Paul Müller, Diretor para as Missões da África da Lutheran Church - Missouri Synod (LCMS); e Bispo David Tswaedi, da Lutheran Church - South Africa (LCSA).
Rev. Alfazema é moçambicano de nascimento. Saiu do país com 15 anos, na época da guerra, refugiando-se primeiramente na Tanzânia (onde teve contato com a Igreja luterana), depois no Quênia, onde fez o curso de Evangelista no Seminário da Evangelical Lutheran Church in Kenya (ELCK), e depois no Canadá, onde morou 26 anos. Incentivado por sua congregação luterana no Canadá, foi ao Seminário em St. Catharines, Ontário, e formou-se pastor ano passado, voltando à terra onde nasceu como missionário patrocinado por duas congregações da Lutheran Church Canada (LCC). Neste ano de trabalho já fundou 4 congregações, tendo batizado dezenas de pessoas, inclusive 3 chefes de tribos. Faz todo o atendimento de trabalho de bicicleta. Está hoje com 55 anos. Precisa muito de nossas orações e apoio, pois está bastante isolado e só. Sua esposa o ajuda em todo o trabalho. Uma filha ficou estudando no Canadá e outros dois filhos estudam no Quênia. - Maiores detalhes da sua história e do seu trabalho podem ser vistos em www.kapasseni.org
*********************************






Na foto: Bispo David Tswaedi, Rev. José Mabasso, Presidente da Igreja Evangélica Luterana em Moçambique - (IELM). Sra. Joy Müller, esposa do Dr. Paul Müller e responsável da Lutheran Church-Missouri Synod (LCMS) para projetos das Áreas de Missão e Serviço Social para a África, e Rev. Dr. Paul Müller.

Um representante da IELM, Sr. Armando João Manhisse Jaiquira, enviou diversos e-mails ao Dr. Paul, solicitando sua presença no país para possíveis apoios a projetos da IELM, o que motivou o início do planejamento da visita a Moçambique. Infelizmente o Sr. Armando não pode estar nas reuniões, pois onde ele mora fica muito longe ao norte do país. Mas o Rev. Mabasso fez as honras de "dono da casa". Tivemos reuniões com ele e com lideranças da igreja, apresentando possibilidades de parcerias futuras em projetos, e ele nos acompanhou a todos os lugares que visitamos. Nos levou em seu carro na terça-feira para Nwachicoluane, Lionde e Cókwé, numa viagem de 3 horas para o norte de Maputo (veja postagens seguintes). Aguardamos manifestação da IELM em seu Concílio em janeiro/08 para a continuação das conversas.

Nenhum comentário: