sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Moçambique - 5 - A Federação Luterana Mundial

Na segunda-feira tivemos reunião com o pessoal da Federação Luterana Mundial (FLM) em seu escritório em Maputo. O Sr. Lucas Owuor-Omondi falou em nome da FLM, apresentando a sua história em Moçambique e seus projetos.Dr. Paul Müller explicou os motivos da nossa ida a Moçambique e a possibilidade de parcerias através da IELM.
A FLM teve um papel muito importante no apoio aos refugiados na guerra contra os portugueses. Muitos moçambicanos haviam fugido para a Tanzânia, um país com forte influência luterana a partir da colonização pela Alemanha. Também na volta destes refugiados a Moçambique, a FLM ajudou-os a se estabelecerem, o que foi reconhecido pelo primeiro Presidente do país Samora Machel, que ofereceu à FLM um terreno muito bem localizado na cidade de Maputo para a construção de uma igreja. É a atual igreja Martinho Lutero e a Casa de Hospedagem em que ficamos alojados. Assim nasceu a Igreja Luterana em Moçambique.
A FLM desenvolve vários projetos em diversas Províncias (=Estados) de Moçambique, tanto na área de agricultura, como nas áreas de saúde, inclusão social e diversas outras.
******************************************







NWACHICOLUANE


Nesta localidade, um conjunto de salas da FLM serve como local de treinamento para a população local, principalmente para os jovens. Vários rapazes e raparigas (moças) fazem curso de corte e costura; outros aprendem o ofício de carpinteiro (estavam fazendo um caixão quando chegamos lá); e todos têm a oportunidade de serem orientados na prevenção contra a AIDS, que, pelo que me consta, é a causa de maior mortalidade na África.


A sra. Joy Müller se interessou muito por estas atividades, relacionadas à area de Assistência Social pela qual ela é responsável também.






*******************************************




CHÓKWÉ









Tivemos também um bom contato com o pessoal do escritório da FLM na cidade de Chókwé, a 3 horas de viagem de carro de Maputo. O Diretor do Projeto Gaza (nome da Província= Estado), junto com sua equipe, expôs os diversos projetos desenvolvidos pela FLM na região: irrigação, introdução do cultivo da mandioca e seu aproveitamento (farinha de mandioca, p.ex.), o aproveitamento do fruto de amarula; cuidados na área da saúde e higiene; e vários outros projetos, como os descritos acima.

De Chókwé voltamos a Maputo, chegando já à noite, pegando toda a "tranqueira" de trânsito na cidade no início da noite (anoiteceu às 18h).









Um comentário:

Bruno Gomane disse...

Gostei muito de ter acesso aos projectos e trabalhos em Mocambique, gostava de motiva-los e dar forca para que continuem engajados nessas actividades que com certeza contribuem para o desenvolvimento Humano, tecnico e profissional de todos nos.

Cordiais Saudacoes,
JBruno Gomane.