domingo, 13 de setembro de 2009

C - SAFARIS NO QUÊNIA: GIRAFAS - UM ESPETÁCULO À PARTE

As girafas são o encanto do turista: calmas, tranqüilas, belas, isoladas ou em grupos, em campo aberto ou na mata, de repente elas aparecem. E mesmo tendo visto muuuuitas girafas, sempre de novo paramos e fotografamos. Na primeira visita ao parque com o Martin, o Léo e a Martina, vimos 61 girafas! (É um passeio de um dia, das 6 horas da manhã até 5 ou 6 horas da tarde), rodando mais ou menos 100 km dentro do parque).
Existem três (3) tipos de girafa no Quênia (existem outras espécies espalhadas pela África): A GIRAFA MAASAI é uma delas, abundante no Nairobi National Park (NNP) e no Maasai Mara (MM).

Observem o detalhe das suas manchas: são irregulares e parecem salpicadas.


Outra espécie é a GIRAFA ROTSCHILD, que parece estar de meias brancas. São preservadas no Giraffe Center e no Parque do Lago Nakuru, além de outras reservas naturais.

Observem o detalhe das suas manchas: são mais delineadas.

E tem a GIRAFA RETICULADA; só vimos uma num parque de preservação perto de nossa casa, o Mamba Village.

Observem que suas manchas são como blocos sobrepostos.

Já estávamos saindo de uma visita ao NNP, no fim da tarde, quando nos deparamos com este grande grupo de girafas maasai. Acho que tinha umas 13. O macho dominante não permitiu que o carro e aproximasse do grupo e ficou no meio da estrada, olhando de maneira desafiadora para nós. Ficamos um bom tempo observando como ele reunia ao grupo as que estavam mais isoladas se alimentando; e todas obedeciam imediatamente os sinais do “chefe”.

Este grupo de girafas Rothschild é do Giraffe Center.

Flagramos uma girafa bebendo água: é uma dificuldade para ela se abaixar, e é o momento que ela fica vulnerável ao ataque de um leão.

Quando Martina viu estas três girafas no MM, começou a cantar: "Três reis magos do Oriente a sós..."

Girafa deitada também é coisa rara de se ver. Nos informaram que uma girafa só dorme de 5 a 7 minutos cada vez, mas nunca mais de 30 minutos por dia.

4 girafas na savana do MM.

Duas girafas nos olhando... elas também estavam fazendo safári, observando os mzungos (homens brancos)!!!

Encontramos a carcaça de uma girafa no NNP. Não descobrimos se foi morta por leões ou se morreu de morte natural.

A cena clássica de cartão postal: Duas girafas em baixo de uma árvore isolada em algum ponto do MM. – Martina exclamou: Foi para uma cena destas que eu vim para a África!!!! – Ficamos muito tempo observando estas duas e outras que estava em volta.

Nosso amigo que foi para o MM em junho flagrou este grande grupo de 17 girafas. Achei que valia a pena compartilhar.

A acácia espinhenta é a comida preferida das girafas. Os espinhos são altamente venenosos, inflamando a pele humana. Mas para a girafa não fazem mal, pois a saliva delas é anticéptica e tem elementos que neutralizam o veneno dos espinhos.

O Giraffe Center, que é um centro de preservação da Girafa Rothschild, fica a poucos minutos de nossa casa. É possível alimentar e abraçar as girafas. As girafas têm nomes: Laura, Dayse, Aline...

Um casal,Jock e Betty Leslie-Melville, em 1974, ficou sabendo que na formação de uma fazenda no interior do Quênia estavam matando estas girafas, com risco de extinção. Capturaram uma e trouxeram para a sua propriedade em Karen, Nairobi. Depois da devida adaptação, buscaram mais 4. Elas começaram a procriar e a experiência virou um sucesso.

A antiga propriedade da família virou uma Fundação aberta ao público; e a residência do casal é hoje um hotel de alto luxo. As girafas colocam a cabeça para dentro da janela para ganhar comida durante a refeição dos hóspedes!

No máximo 15 girafas podem viver neste parque de 120 acres localizado na área urbana do bairro de Karen, onde moramos. Quando este número é ultrapassado, elas são deslocadas para o Parque Nakuru e outros reservas naturais.

Uma girafa adulta pode pesar até 1400kg, e chegam a 5,20 metros de altura. De 10 girafas que nascem na vida selvagem, somente duas sobrevivem; as outras são comidas por hienas ou leões.

É possível ganhar um beijo de uma girafa: coloca-se um pedaço de ração entre os lábios, e ela retira com muita delicadeza.

Apaixone-se pelas girafas!!! Vale a pena. (Observe o detalhe do pássaro na sua cabeça; ele come as parasitas.)

3 comentários:

Unknown disse...

Oi, Tio!
Posso usar estas informações sobre girafas para a aula do Guilherme?
Esta semana tem a Festa da Bicharada na escola, e a turma dele está estudando justamente as girafas!
Achei ótimo!
Que saudades!
Bjs
Martina

Sue Paula disse...

Olá!
Parabéns pela excelente postagem, eu amei! Faço trabalhos em feltro e sempre que tenho encomendas de animais faço pesquisas sobre eles, e foi assim que cheguei até o blog de vocês.
Obrigada por compartilhar!
Abraços
Sue Paula

Angelica disse...

Vá em um safari deve ser uma experiência incrível. Eu amo os animais e tenho dois cães e um gato. Eu gosto de ir ao veterinário e comprar brinquedos, roupas e tapetes higiênicos para manter a higiene em casa.