sábado, 12 de setembro de 2009

F - SAFARIS NO QUÊNIA:ÁGUA-ESTRADAS-GRUPOS

ÁGUA - Os lagos, rios e pequenos reservatórios de água sempre fornecem uma visão especial dos animais. – Aqui, zebras e um avestruz num oásis no meio do Nairobi National Park (NNP). Estamos na época seca e a falta de está castigando homens e animais. Daí a importância deste oásis!
Mais zebras...

No mesmo oásis mencionado acima, num outro dia, cegonhas marabus (Marabou Stork) desfrutavam do laguinho.

No rio Mara, grandes grupos de hipopótamos faziam o espetáculo dos visitantes.

Búfalos se refrescando num pequeno lago no NNP.

Impalas no mesmo laguinho, em outro dia.

Babuínos e um ganso selvagem no mesmo laguinho, no mesmo dia dos impalas,

Gnus...

... e Thompson’s gazelle.

Duas girafas, o crocodilo e várias aves aquáticas num lago maior no NNP. Pode-se ver a cidade aos fundos.
*******************************************

ESTRADAS – Inspirados num PPS enviado pela Martina sobre “Estradas na África”, selecionamos estas seguintes fotos: - Um búfalo barrando a estrada na entrada do NNP. (Vejam o outro carro mais adiante na estrada).

Girafas aparecem em vários lugares do NNP, tanto nas áreas altas, como nas florestas, como na savana, como nas proximidades do rio.

Mais uma girafa no caminho...

Algumas trilhas são bem complicadas, mas boas de serem enfrentadas para quem gosta deste tipo de programa!!! (Não é, Léo?)

Babuínos tentando impedir a passagem...

Impalas assustados saem correndo com a aproximação do veículo...

Respeitem esta família de búfalos com filhote!!! Eles têm a preferência...

Zebras no NNP, vendo-se a cidade aos fundos.

Gazelas...

Mais zebras na entrada do NNP.
Avestruzes...

Um trecho da estrada a caminho do Maasai Mara. Observem como está tudo seco em volta.

Gado maasai na estrada que levava ao nosso acampamento. São eles que estão em nosso caminho,ou nós no caminho deles?

Gado maasai em nosso bairro, no caminho para a nossa casa. – Na época da seca, os maasais trazem o gado para a cidade, pois há grama na beira das ruas. Numa de nossas congregações luteranas de maasais em Kumpa Kajeado, só mulheres e crianças vêm aos cultos nesta época de seca, pois os homens estão com o gado procurando pastagens.

Mais gado maasai...

Casa rústica na beira da estrada para o Maasai Mara; uma parada para comprar carvão vegetal para preparar a nossa comida no acampamento. – Quando via cenas como esta, o Léo comentava: “Parece que estou num filme...”

O Giraffe Center tem duas áreas, cortadas por uma rua. Muitas vezes é possível ver as girafas da rua.

À noitinha as girafas são levadas para o outro lado, onde há mais vegetação e onde o macho as aguarda... Daí a placa na rua: DIMINUA A VELOCIDADE – GIRAFAS ATRAVESSANDO.
**************************************

GRUPOS, BANDOS, REBANHOS – Ver os animais em grupos também é uma experiência muito marcante. – Elefantes na entrada do Maasai Mara (MM).

Hipopótamos no MM...

Cook Beest...

Impalas em Nakuru...

Water Buck (cervo d’água) em Naivasha...

Avestruzes no NNP...

Babuínos, e ao fundo o lago Nakuru, com milhares de flamingos (Veja mais no bloco das aves).

Wart Hogs (javalis)...

Gnus e zebras... Julho/Agosto é a época da migração. Os animais vêm do Parque Serengueti, na Tanzânia, para o Maasai Mara, no Quênia.

Cerca de 2 milhões de animais cruzam a fronteira e os rios – cena bastante explorada pelos documentários do National Geographic, especialmente quando são agarrados pelos enormes crocodilos que infestam os rios.
Vimos um grupo do lado de lá do barranco do rio... e nunca se sabe quando vão começar a atravessar. De repente um começa, se joga barranco abaixo, e todos o seguem. Já estava de noitezinha e não foi possível fotografar embaixo no rio. ... e reaparecem na outra margem, seguindo em fileira...

Além de limparem o pasto alto, o que é necessário para que brote verde novamente, deixam cerca de 60.000 toneladas de esterco para adubar a savana. Em outubro começa a volta para o Serengueti. É um espetáculo único no mundo e digno de ser visto!

Nenhum comentário: