domingo, 13 de setembro de 2009

B - SAFARIS NO QUÊNIA: OS CINCO GRANDES!

OS CINCO GRANDES (The Big Five) são famosos na África. São eles: O Rinoceronte, o Elefante, o Búfalo, o Leopardo e o Leão. Receberam este nome na época em que os safáris eram para caçar; e estes eram os mais difíceis e perigosos. Se fosse por tamanho ou peso, certamente a girafa e o hipopótamo estariam entre eles. – O grande objetivo de quem faz um safári hoje é ver OS CINCO GRANDES. Não vimos todos num mesmo parque, o que seria uma grande “caçada”; mas vimos os CINCO nos diferentes parques que visitamos. Vamos lá:
*********************************
RINOCERONTE
O Parque Nakuru tem uma grande concentração de rinocerontes. É considerado um santuário para preservação de rinocerontes. Vimos 13 nos dois dias em que lá estivemos.

Foi bonito de ver a mãe com um filhote já crescido, tendo o lago Nakuru aos fundos cheio de flamingos (veja a postagem sobre as AVES...)

Os rinocerontes se rolam na terra e no barro para proteger o couro.

No Nairobi National Park (NNP) vimos o rinoceronte negro, muito esquivo e difícil de ser achado. O mais comum é o rinoceronte branco. A cor não é determinada pela tonalidade do couro, mas por certas características da boca e do pescoço.

Vimos também uma mãe e o filhote mamando no NNP, em meio a vários outros animais.

No Safari Walk é possível ver um rinoceronte bem de perto e inclusive tocar nele.

No Elephant Orphanage também tem um filhote de rinoceronte órfão. Ele nasceu prematuro e foi abandonado pela mãe com poucos dias de idade. Foi recolhido pelos guardas florestais e encaminhado ao orfanato. Está se desenvolvendo muito bem!

No mesmo orfanato há mais dois rinocerontes, ambos criados no orfanato e já agora adultos. Um é cego de nascença e está num cercado especial, podendo ser visitado. O outro está sendo solto no NNP, mas ele sempre volta para o seu cercado no orfanato. (O orfanato fica dentro do NNP, numa área especial). Como são animais tremendamente irritados e agressivos, quando ele volta no horário aberto a visitas (das 11 horas ao meio-dia), há todo um alerta caso ele desembestar.

Por duas ocasiões em que fomos visitar o orfanato, ele apareceu de repente de dentro do mato. As crianças de escolas que estavam ali foram imediatamente deslocadas para um lugar seguro, e o tratador começou a caminhar lentamente na frente do rinoceronte, conduzindo-o ao seu cercado. Por bem que ele seguiu o tratador...
******************************************
ELEFANTE
Os elefantes causam emoção quando achados, às vezes em bandos, às vezes solitários. Observem a savana africana seca, dourada, em julho. Olhem o slide seguinte:

A mesma savana em junho: verde, com os elefante ao fundo. (Esta foto foi tirada por um amigo nosso que encaminhamos a um safári pela mesma companhia que nos levou também.)

Às vezes é possível chegar bem perto dos elefantes, dependendo se eles estão perto dos caminhos dentro do parque.

Os carros não podem subir na vegetação, mas devem permanecer nas trilhas. Mesmo assim, algumas trilhas são bem estreitas e a vegetação alta encosta no carro.

De tempos em tempos há uns oásis de vegetação verde; pequenos córregos irrigam estas partes do parque.

Momento raro: O elefante limpando a orelha.

No orfanato de elefantes há no momento cerca de 20 elefantes, divididos em duas turmas: os pequenos, com menos de um ano; e os maiores. Todos os dias o parque está aberto à visitação pública das 11 horas ao meio-dia.

Os órfãos são encontrados nos diferentes parques do Quênia e encaminhados ao orfanato. Suas mães normalmente foram vítimas de caçadores clandestinos; ou, por algum motivo, se perderam da manada. Cada elefantinho tem uma história e muitos deles estão mutilados nas orelhas, rabo ou tromba devido a ataques de hienas quando estavam sozinhos.

Dentro do NNP há um espaço com um monumento alusivo ao dia 18 de julho de 1989, quando o governo do Quênia queimou, em sinal de protesto contra a matança de elefantes, toneladas de marfim apreendido.

Esta atitude teve repercussão mundial e contou com o apoio de todos. O preço do marfim no mercado negro caiu vertiginosamente devido à pressão mundial. Desde então a população de elefantes têm crescido novamente.

As cinzas do marfim queimado estão lá junto ao monumento e placas explicativas. Visitamos o local um dia antes dos festejos dos 20 anos da queimada. O espaço estava sendo preparado para comemorações no dia seguinte em defesa da vida selvagem.
***********************************
BÚFALO

Os búfalos são animais muito agressivos e perigosos. Quando têm filhotes, ou quando estão sozinhos, se tornam mais agressivos ainda. No NNP, dirigindo nosso próprio carro, deparamos com um búfalo sozinho na beira da trilha. Paramos o carro e ele ficou nos encarando... (Deu medo, não é Martina???)

Há muitos rebanhos de búfalo africano (diferente do asiático, que é facilmente domesticável). Vimos muitos nos vários parques. Não vamos nos deter neles agora; eles vão aparecer em outras postagens, inclusive sendo comidos por leões. É uma das comidas preferidas dos leões.
**************************************
LEOPARDO


O Leopardo é o mais difícil de ser visto dos CINCO GRANDES. Ele se aloja em cima das árvores, como este no NNP; ou se esgueira entre o mato. Vimos um no parque Nakuru caminhando entre a vegetação, mas já estava escurecendo e não foi possível fotografar.

No Safari Walk foi possível ver este em cima da árvore...

... e depois no chão, bem de perto...

... e se alimentando.
************************************************
LEÃO

O leão pode ser visto sozinho ou em grupos. Sua cor se mistura com a cor da vegetação e muitas vezes ele passa despercebido. Foi muita sorte conseguir identificar este aí e também alguns outros metidos no meio da savana.

A leoa estava um pouco mais visível. - No Maasai Mara existem cerca de 500 leões nos seus 1.500 km²– a segunda maior concentração de leões no mundo!

Voltando para o acampamento no Maasai Mara já à noitinha, de repente uma leoa deitada à beira do caminho. Era a hora de começar a caçada dela!

Pela manhã cedinho do dia seguinte (saímos do acampamento às 6 horas da manhã) encontramos este grupo de leões de barriga cheia. Estavam estufados de tanto comer. Alguns estavam deitados de barriga para cima!!!

A festa havia sido boa: dois gnus haviam sido caçados na noite anterior e tinham sido devorados pela metade por esta grande família.

Flagramos uma das leoas bebendo água ali perto do grande grupo.

Outra família de leões comendo o seu “breakfast” (café da manhã). É uma emoção quando se vê uma cena destas!!!

O leãozinho parou... e olhou para nós. Por sorte ele estava de barriga cheia... ou não gosta de carne branca...

Novamente uma família de leões deitados à sombra.

No parque Nakuru vimos duas leoas com vários filhotes devorando um búfalo caçado naquela madrugada.

É lindo de ver a imponência deste animal!

Ele se deita em qualquer lugar e não se importa que o fiquem observando. Ele ignora os visitantes!

Não é a toa que ele é o REI DOS ANIMAIS e o mais importante dos CINCO GRANDES.


Observem a leoa e a cidade de Nairobi aos fundos. Tirei esta foto em junho no NNP, dirigindo o nosso carro, acompanhando a leoa no seu caminhar durante um bom tempo. Impossível de descrever este momento...!!!

2 comentários:

schroeder disse...

vamos um dia ai
querido Pr. wintely e lídia que lindo lugar e estamos com saudades das suas visitas aqui no nordeste. eu tenho uma lembrança q nunca eu esqueçerei o senhor colocando o nosso filho douglas para dormir e até hoje ele pergunta quando ver essa foto poís tirei uma foto quando o colocava ele no berço. bem pastor q escreve é silvana ok um super hiper abraço na sua esposa e um forte abraço no senhor. uma dia quem sabe nas ferias apareçemos por ae abraços
familia schroeder.

schroeder disse...

há esqueci de dizer que douglas está com 11 anos e eloisa com 6 anos.
estamos ainda em natal sempre natal hehehehe
e airton foi indicado pra ser vice presidente mais ele nao aceitou no mais estamos todos bem.
fuiiii