sábado, 13 de dezembro de 2008

VIAGEM PELOS EUA - ST.LOUIS,MO - 1 -

Lidia e eu estamos viajando pelos Estados Unidos da América do Norte (EUA) desde o dia 1º. de outubro; e já estamos quase em vésperas do Natal!- Os planos de viagem vão até final de janeiro de 2009, quando voltamos ao Quênia. Estamos renovando o nosso contrato/chamado até o final de 2010. O Departamento de Missão da Lutheran Church Missouri Synod (LCMS-WM) nos solicitou para divulgarmos entre as congregações do Brasil e dos EUA o trabalho que realizamos no Quênia, buscando recursos para o nosso orçamento para os próximos dois anos.
Deus nos tem abençoado muito nesta viagem. Estamos reencontrando muitos amigos do nosso tempo de ministério no Brasil e também destes dois anos que trabalhamos m Nairobi.. E também estamos fazendo muitos novos amigos. Estamos compartilhando com os amigos e familiares através deste BLOG alguns dos contatos, atividades e bênçãos. Pedimos desculpas se esquecemos algum nome e se não conseguimos colocar fotos de todos os nossos contatos.

Chegamos em St. Louis, MO, no dia 02 de outubro. Já tive uma reunião naquela tarde e fui convidado para pregar na devoção no Centro Administrativo da LCMS no dia seguinte.

Após a devoção fiz uma apresentação de slides (PPS) sobre o trabalho no Quênia aos funcionários do Centro Administrativo e responsáveis pelo Departamento de Missão e Comunicação.

Tivemos naquele dia várias reuniões de orientação para a nossa viagem e palestras. Tivemos uma sala à nossa disposição e as pessoas vinham conversar conosco. A programação foi feita por Vicki Helling, responsável pelo setor de Desenvolvimento do LCMS-WM.

O primeiro que nos deu orientações foi o Diretor do Departamento de Desenvolvimento, Jeff Craig-Meyer. Depois vieram vários outros:

Debbie Feenstra, Administradora para Apoio aos Missionários;
Bill Lapp, Diretor da Área de Doações;
Elizabeth Mowery, Gerente de Comunicação das Missões;

Kama Bernab, da Missão Internacional e Assistente do Dr. Birner;

Stacey Welchenbach, Diretora do Serviço de Comunicação;

Ross Stroh, Gerente Financeiro; e vários outros.

Em St. Louis,fomos hospedados na casa de nossos bons amigos Rev. Ellis e Joyce Rottman, que foram missionários americanos no Brasil (Linha 8 Oeste, Ijuí, RS) por volta de 1960. Eles estiveram na casa dos pais da Lídia no Rio de Janeiro quando a Lídia tinha uns 10 anos e já nos hospedaram em outras ocasiões em St. Louis.

Encontramos também nossos amigos Rev. Otto e Jill Hintze. Dr.Hintze foi Secretário para a América Latina e esteve m nossa casa quando morávamos em São Paulo.

Ellis e Joyce nos levaram para a igreja onde são membros: St. Paul, de Des Peres, onde falamos no início dos cultos no sábado à noite e no domingo de manhã. Fizemos uma apresentação (PPS) na Classe Bíblica entre os cultos domingo pela manhã. Os pastores da St .Paul são: Rev. David S. Smith, Rev. Timothy R. Seban, Rev. Mark D. Femmel e Rev. Paul T. Prange.

Naquele domingo foi o almoço anual da congregação, aberto à população local. Cerca de 2000 refeições foram servidas naquele dia. – Na segunda-feira à noite tivemos uma reunião com o Departamento de Missão da St. Paul, quando tivemos a oportunidade de fazer uma apresentação do trabalho e dos desafios no Quênia.

Na segunda-feira visitamos o Seminário Concórdia de St. Louis, com o Prof. William Schumacher, que esteve em nossa casa em Nairobi ano passado, quando foi lecionar no Seminário de Matongo, da Igreja Evangélica Luterana do Quênia.

– Na terça-feira apresentamos um PPS para uma turma de alunos de missão, conversando sobre os desafios da igreja no Quênia.

No mesmo dia tivemos um encontro com o Presidente da LCMS, Rev. Dr. Gerald Kieschnick, e com o Dr. Samuel Nafzger, da CTCR (Comissão de Teologia e Relações Eclesiais), quando mostramos na tela do computador um pouco do nosso trabalho e dos desafios que temos à nossa frente, e depois almoçamos juntos.

VIAGEM PELOS EUA - DETROIT,MICHIGAN - 2 -

Chegamos de St.Louis, MO a Detroit, MI no dia 8 de outubro. Elisa nos buscou no aeroporto e fomos hospedados na sua casa. Elisa era membro da “Concórdia” em Porto Alegre, RS, quando eu era pastor nessa congregação, e eu celebrei a cerimônia de casamento dela e do Charles na Concórdia. Eles têm três filhos: Lucas, Daniela e June Marie.

– Charles Schulz é professor na Concórdia University, Ann Arbor, MI e pastor numa congregação próxima.

Apresentei um PPS sobre o trabalho no Quênia na devoção diária na capela da Universidade pela manhã, e outro à noite. (09 de outubro).

Visitamos a escola da Congregação Hosana-Tabor, em Redford, MI, onde o pastor Paul Undlin nos recebeu. (10 de outubro)

Dirigimos a devoção para as crianças, falando das “Crianças no Quênia”.

Viajamos para a Caledônia, MI, no sábado pela manhã. A Liga de Servas da Igreja St.Paul apadrinha as nossa família há 30 anos, desde o início do nosso trabalho missionário em São Paulo, SP, enviando pequenos presentes para Natal ou Páscoa. Foi muito bom encontrar essas irmãs!

Domingo pregamos no culto e fizemos uma apresentação (PPS) no momento do Estudo Bíblico. A Escola Dominical nos presenteou um “cheque” para a missão.

Pastor Gerke é o pastor da St.Paul. Ao meio-dia foi servido um almoço para a congregação.

Após o almoço, viajamos até Macomb, MI (grande Detroit). Na segunda-feira dirigimos a devoção para as crianças da escola local: Immanuel.

Encontramos duas grandes amigas da missão no Brasil: Nancy Krueger, da Immanuel Lutheran Church, Macomb, MI, que tem apoiado principalmente a missão em Charqueadas, RS

e Robin Barton, da Faith Lutheran Church, Troy, MI, grande apoiadora do Instituto SS.Trindade, de Moreira, RS.

Nancy organizou uma programação na Immanuel para um grupo de amigos. Vários deles tinham estado em nossa casa em Porto Alegre, e ficaram felizes de ouvir a respeito das bênçãos divinas sobre a igreja do Quênia.

Fomos hospedados na casa de nossos velhos amigos Mr. Norbert e Carolina Koschmann, fundadores da Brazil Mission Society (BMS) juntamente com o Rev. William e Patrícia Thompson. – Mark Schroeder é membro da BMS e organizou várias equipes médicas que foram ao Brasil trabalhar entre os índios Terenas em Aquidauana e Anastácio,MS.

Nobert e Carolina organizaram um café da manhã para um grupo de amigos, quando tivemos a oportunidade de falar sobre o nosso trabalho missionário.

VIAGEM PELOS EUA - CLEVELAND,OHIO- 3 -

De Detroit, MI, fomos de ônibus até Cleveland, Ohio (15 de outubro). Pastor Gary Hill nos buscou na rodoviária e nos levou a conhecer rapidamente a bela cidade.
Era início do outono e o colorido das folhas era algo de encher os olhos!!!

Pastor Gary e Carol Hill, da Bethany Lutheran Church, Parma, estiveram em nossa casa em Nairobi em junho do ano passado com um grupo do PLI (Pastoral Leadership Institute).

Fomos hospedados na casa do pastor Dave Luecke (Royal Redeemer Lutheran Church),

e de sua esposa Márcia.

Pastor James e Carol Martin, da Royal Redeemer Lutheran Church. Carol esteve em nossa casa em Nairobi em abril deste ano, com um grupo da LWML (Liga Missionária de Serva Luteranas da LCMS).

Eddie e Carol Albright. Carol esteve em nossa casa também com o grupo da LWML.

Bethany Lutheran Church, Parma, preparou um cartaz convidando os congregados para as diversas apresentações. Rev. Joshua Schoon é pastor assistente na Bethany.

Tivemos várias apresentações na Bethany: No culto da quinta-feira, nos dois cultos de domingo;

nas duas classes bíblicas de domingo;

para todos os alunos da escola no dia 22 de outubro e para um grupo de senhoras no mesmo dia.

A esposa do pastor Hill, Carol, coordenou a devoção com as crianças na igreja. As ofertas das crianças da escola durante o mês de outubro foram destinadas ao Quênia.

Uma das turmas me convidou para ir até a sua classe para uma sessão de perguntas e respostas sobre a missão no Quênia.

O Grupo da Melhor Idade de Bethany também nos convidou para uma apresentação.

Carol Albright nos levou para visitar uma comunidade dos Amish (17.10). Os Amish vivem como seus antepassados na época da imigração para os Estados Unidos: Eles se vestem com roupas da época de 1800; não usam eletricidade; só usam tração animal da lavoura e se locomovem com carroças puxadas a cavalo. Uma grande maioria é menonita (um ramo tradicional e conservativo evangélico). São excelentes marceneiros e seus móveis artesanais são muito procurados.

Carol levou Lídia também para conhecer melhor a cidade de Cleveland junto ao lago Erie, na região dos Grandes Lagos.

Pastor Hill e sua esposa nos levaram no domingo à tarde para conhecer uma fazenda de maçãs,

onde vimos também as famosas abóboras americanas usadas para fazer máscaras para o Halloween.

Na Royal Redeemer pregamos no sábado à noite.

A esposa do pastor e a Carol Albright haviam preparado uma bela exposição de artesanato do Quênia, trazidos por elas na viagem que fizeram em abril deste ano ao Quênia.

A escola de Royal Redeemer programou cinco (5) apresentações em seqüência para as crianças do Jardim à 8ª. série, das 10:40 da manhã até 1:30 da tarde na segunda-feira.

Foi bonito de ver o entusiasmo das crianças admirando o belo artesanato do Quênia!

A Diretora da escola, Krista Nagi, nos apresentou às crianças.

Participamos da Conferência de Educadores Luteranos do Distrito Ohio na quinta e na sexta-feira, que reuniu mais de 400 pessoas. Tivemos uma mesa na área de recepção para expor o nosso material e distribuir nossos folhetos. A devoção de encerramento do primeiro dia esteve ao meu encargo.