sábado, 13 de dezembro de 2008

VIAGEM PELOS EUA - FORT WAYNE - 4 -

Fomos de Cleveland, OH, para Fort Wayne, Indiana, na sexta-feira à tarde, ao término da Conferência de Educadores. Prof. Dr. Douglas Rutt e sua esposa Débora nos hospedaram em sua casa. Prof. Douglas esteve várias vezes no Brasil e é um grande amigo! O casal convidou para a janta o Prof. David Colles, que lecionou no Seminário em São Paulo vários anos; e o Pastor Isaiah Obare, filho do Bispo Walter Obare, Presidente da Igreja Luterana do Quênia; ele está fazendo o seu curso de Mestrado em teologia no Seminário de Fort Wayne.
No dia seguinte, sábado, eu não estava me sentindo muito bem quando levantei. Douglas verificou a minha pressão, e ela estava muito alta. Leiam o relato oficial que enviei à Direção da IELB e a amigos e familiares:
“Domingo retrasado, dia 19 de outubro, senti dor na coluna, na altura da bacia, do lado esquerdo (meu lado fraco sempre foi o direito, crônico), e me repuxou a perna, sintoma típico do ciático. Durante a semana começou a formigar a perna, sempre com mais intensidade, fraquejando no joelho;o pé formigava mais. Foi uma semana de muita atividade em escolas e igrejas. Levantamos muito cedo cada dia e saí totalmente fora do meu ritmo normal. Sexta-feira viemos de carona para Fort Wayne (umas 4 hs. de viagem). Sábado de manhã não levantei bem, pedi para o nosso amigo que nos hospedava, Prof. Douglas Rutt, para verificar a pressão; ele tem aparelho em casa. Estava 18 por 9. Imediatamente ele me deu uma aspirina e me levou para o hospital. Lá a pressão estava 20 por 10. Achavam que era um derrame, por causa da perna dormente,e sentia também o queixo e a boca dormentes, formigando. Imediatamente fizeram um Raio X especial da cabeça, mas não acusou nada. Deram medicação e me internaram. Logo depois fiz duas ressonâncias, uma da cabeça e outra da coluna. Na cabeça não apareceu nada, mas a coluna acusou uma hérnia de disco.

- Ganhei medicação especifica e fui liberado no domingo à tarde, com recomendação de repouso. Não consegui ir à congregação “Clear Lake”, conforme programado no domingo pela manhã; o casal Bill e Kathy Shumann me visitaram no hospital e entreguei para eles um CD com minha palestra, que foi mostrado no horário de estudo bíblico da congregação de “Clear Lake”. Suspendi a participação na Conferência Pastoral do Distrito, programada para aquela semana e fiquei descansando em casa do Prof. Rutt.- A possível causa da pressão alta pode ter sido a medicação que tomei durante a semana, receitada pelo meu ortopedista da Ulbra em caso de dor; é a primeira vez que tomei esta medicação; ou a própria dor e formigamento da perna causados pelo ciático.” – A pressão está normalizada, mas a perna esquerda ainda está um pouco dormente e sem força, melhorando aos poucos, graças ao bom Deus. Não posso carregar peso e dependo da ajuda dos amigos para carregar as malas e caixas com os folhetos sobre a missão. Lidia está bem e me ajuda em tudo.

No domingo em que estive internado, Lidia foi com o Prof. Rutt ao culto na igreja “St. Paul”, de Fort Wayne. Esta congregação foi fundada em 1837 – dois anos antes da imigração de C. F. W. Walther e dos alemães que se estabeleceram em Perry County e que fundaram alguns anos depois a LCMS.

– Na quarta-feira (29 de outubro) visitamos o Seminário de Fort Wayne: a bela capela, e...

a estátua de Lutero.

Tivemos um encontro também com o Diretor do Seminário, Dr. Dean Wenthe.

À noite, fomos convidados para uma janta na casa do Dr. Christopher C. Barnekov. O Bispo da Igreja Luterana do Quênia, Dr. Walter Obare, estava visitando o Seminário e o Dr. Barnekov ofereceu uma janta a alguns amigos em honra ao Bispo.

Na foto: Winterle, Bispo Obare, Dr.Barnekov e Rev. Isaiah (filho do Bispo).

Em frente à casa do Dr. Barnekov havia bandeiras dos Estados Unidos, da Suécia (ele é sueco), da Finlândia (alguns dos convidados eram finlandeses) e do Quênia.
No dia seguinte (30 de outubro) o Bispo foi convidado pelo Prof. Detlef Schultz a dar uma aula no Seminário, com perguntas e respostas. Fomos convidados a participar desta aula e fomos apresentados aos alunos. – No mesmo dia embarcamos em direção a Springfield, MO.

Nenhum comentário: