domingo, 27 de maio de 2007

Costumes e Tradições - 3







"...Bem, como combinado, elas telefonaram quando saíram da casa mortuária, trazendo o corpo ( no centro da cidade ); como não nos conhecíamos, disseram que estavam com uma ambulância . Pai e eu ficamos no portão do cemitério esperando, elas chegaram, só as duas e o caixão (a enfermeira Gloria era a motorista da ambulância, que pertence à missão em Sam Mburu). Nossa que coisa, só nós quatro. Aí fomos com um rapaz do cemitério pra ele nos mostrar onde seria enterrado. Sabe como é, aqui ninguém faz nada sem pedir algo; então o rapaz ficou parado, e só sobrou nós 3 mulheres e o pai pra tirar o caixão do carro; aí eu vi dois caras mais adiante e chamamos eles pra nos ajudar; eles vieram e ajudaram a colocar o caixão no buraco e o pai teve que ajudar também. O pai fez a liturgia do enterro, cantamos um hino, eles colocaram a terra, nós levamos um buquê de rosas e as americanas levaram um arranjo de flores muito bonitinho; deu pra ver o carinho delas; foi muito triste tudo aquilo; nós quatro nunca nos vimos e estávamos ali por uma coisa tão importante; nem uma só pessoa da família dele estava. A enfermeira tirou fotos, pra mostrar pros pais dele, mas ela acha que eles não vão querer ver; mas ela documentou. Claro que elas tiveram que dar um dinheiro para os dois que ajudaram.

A enfermeira nos contou alguma coisa da tradição da tribo Sam Mburu; diz que quando morre uma pessoa, eles não enterram, eles levam pro meio do mato, e deixam o corpo lá pras hienas, e outros bichos comerem; mas a prefeitura agora não quer que eles façam mais isso, e estão obrigando eles enterrarem seus mortos. Mas eles fazem de conta que vão enterrar, e jogam no mato mesmo; não é possível mudar as tradições deste povo.

No Kenya tem muitas tribos; algumas: Maasai, Kikuyu , Luo, Luhya , Kalenjin , Meru , Ogiek. Algumas são bem rivais . As pessoas aqui sabem distinguir muito bem umas das outras; algumas andam com roupas muito coloridas e muitos enfeites; eu não sei como sabem diferenciar , mas cada tribo tem seus costumes , pra nós, cada um pior que o outro.

Pois é, mais uma experiência do nosso trabalho aqui. Como pode um mundo com pessoas como nós, serem tão diferentes, com costumes tão estranhos, chega a ser difícil entender.............Ou será que somos nós os diferentes !!!

Sei lá....
Por hoje é isso; quando me lembrar de mais alguma coisa escrevo pra contar.

Beijos e mais Beijos pra vocês.
e ainda .....
mais Beijos de quem os ama muito.
Lidia"

Nenhum comentário: