domingo, 27 de maio de 2007

COSTUMES E TRADIÇÕES - 1









Quero compartilhar hoje alguns costumes e tradições no que diz respeito a funerais. Sei que o assunto não é muito agradável para alguns; mas como cristãos temos a esperança da ressurreição em Jesus e a morte é o completar do ciclo batismal: pela morte entramos na vida que jamais acaba. Esta é a obra do Espírito Santo, cuja festa celebramos hoje: PENTECOSTES. Ele é SANTO, e nos SANTIFICA na SANTA Igreja Cristã - a comunhão dos SANTOS através da REMISSÃO DOS PECADOS; e um dia, através da RESSURREIÇÃO DA CARNE ele nos levará à VIDA ETERNA, como confessamos no Terceiro Artigo do Credo Apostólico. Ilustro esta postagem de sete quadros do BLOG com flores do nosso jardim e da nossa cidade (uma foto mostra flores da Alemanha), e flores que enfeitam a nossa casa semanalmente, pois as flores aqui são muito bonitas e baratas. Flores são uma expressão da nossa esperança cristã. "Não nos entristeçamos como os demais, que não têm esperança. Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará em sua companhia os que dormem" (I Ts 4.13 e 14).
Compartilho uma carta que a Lídia escreveu para os filhos no dia em que fiz o primeiro enterro aqui no Quênia (14/05/07). É isto o que vimos, sentimos, experimentamos e nos emocionamos.

Um comentário:

Asturiano disse...

Es muy interesante escuchar de las constumbres funerabres en Kenya. Hace unas semanas nos visitó un antropólogo que ha hecho su estudio sobre estas costumbres en Africa, especialmente Camarón. Mucho ha cambiado en los últimos años por la posibilidad de refrigerización y también por que existe un ambiente dónde todos son considerados como iguales. En tiempos pasados solo la gente principal, como el cacíque o alguna otra persona de mayor importancia tenía funeral extravigante, poro ahora todo el mucho quiere hacerlo. Muchas veces la familia no tiene el dinero para hacerlo, pero siente obligada y por eso mendiga y presta y roba para juntar el dinero necesario para hacer una gran fiesta. Muy interesante lo que están comentando. Gracias!

Douglas Rutt