A semana de 18 a 25 de Junho ficará marcada na memória dos pastores Roger Zieger, Christoph Weber e Carlos Walter Winterle. Pastor Roger é o Diretor Geral da Mission of the Lutheran Churches (Bleckmarer Mission), da Alemanha, que há mais de 150 anos envia missionários para a África. Pastor Christoph é o representante regional da entidade e mora na África do Sul. Pastor Carlos é pastor da IELB, cedido para o Sínodo Evangélico Luterano Livre da África do Sul (FELSISA); é pastor na Cidade do Cabo, e coordenador do programa de Educação Teológica por Extensão (ETE) para Moçambique. Pastor Roger e pastor Christoph queriam conhecer o trabalho da Igreja Luterana da Concórdia em Moçambique para um possível apoio da entidade missionária. Ficaram muito impressionados pelo que viram e ouviram e, após a visita, decidiram entrar como parceiros no apoio a esta jovem igreja. Somos gratos a Deus por esta parceria!
Nos encontramos no aeroporto de Johanesburgo, África do Sul, e voamos juntos para a cidade de Beira, em Moçambique, chegando lá no começo da tarde. O motorista sr. Silva estava à nossa espera no aeroporto e nos levou direto à loja da Sociedade Bíblica de Moçambique para comprarmos 20 Bíblias de Estudo em Português para os novos alunos da ETE e 100 Novos Testamentos na linguagem Chisena. Esta compra só foi possível graças a doações recebidas de de irmãos e irmãs do Brasil. Agradecemos muito o apoio de todos. Muito mais Bíblias são necessárias para que o povo tenha acesso à Palavra de Deus em suas casas.
Participamos de quatro cultos no final de semana, com pregação, batismos e Santa Ceia: em Cado, Sena, Chemba e Três de Fevereiro.
Na segunda feira visitamos mais cinco congregações: Kapasseni, Zambezi, Sabonete, Mpango e Murrema, com pregação, oração e canto nas igrejas. Não foi possível administrar Batismo e Santa Ceia nestas congregações devido ao curto espaço de tempo disponível e às distâncias entre as diversas congregações. Eles aguardam a visita do pastor André Plamer em julho e do Presidente da IELB em agosto para a realização de batismos nessas igrejas.
Quatro congregações ainda se reúnem em pequenas choupanas para os seus cultos; uma delas está construindo a sua igreja, com tijolos feitos pelos próprios membros e doações recebidas do Brasil. Aguardamos mais doações para podermos ajudar a construir outras igrejas também; pois na época da chuva torna-se impossível realizar cultos nestas choupanas.
Na terça feira à tarde visitamos a congregação mais jovem, em Mutarara, do outro lado do Rio Zambezi. Atravessamos na carona de uma bicicleta alugada uma ponte de pedestres de mais de 3 km, e voltamos a pé à noite numa caminhada de uma hora e meia.
Um momento emocionante aconteceu numa das igrejas: quando os candidatos ao Santo Batismo foram chamados à frente e foi feita a pergunta tradicional: ‘Renuncias ao diabo e todas as suas obras?’ - eu acrescentei: ‘E a todos os maus espíritos?’ (sabendo da grande influência de maus espíritos nas religiões tradicionais africanas, o que deixa o povo atemorizado), todos responderam em alta voz SIM, e uma senhora idosa exclamou: NUNCA MAIS! NUNCA MAIS! Foi um belo testemunho da ação do Espírito Santo na vida daquelas pessoas, libertando-as do medo e dando-lhes a verdadeira liberdade pela fé em Cristo Jesus.
117 pessoas foram batizadas pelos três pastores: 80 crianças e 37 adultos. Em todas as igrejas fomos recebidos com cantos, palmas e tambores (batuque), numa grande demonstração de alegria cristã de acordo com os costumes locais. (Querendo ter uma ideia de como são os cultos e os cantos na Igreja Luterana de Moçambique, visite o Facebook da Igreja Luterana da Concórdia em Moçambique ou acesse o link: https://www.youtube.com/user/andreplamer/videos . Algumas igrejas nos presentearam com o que tinham: galinhas e pombos, o que garantiu o almoço conjunto com a nova turma de alunos da ETE na terça feira.
Era sempre interessante passar pelas vilas em direção às igrejas, vendo o pessoal abanar para os visitantes e para os futuros pastores sentados na carroceria da camioneta. Muitas vezes o carro teve que abrir trilhas no meio da macega para chegarmos ao destino; e outras vezes ele ficava atolado na areia de rios secos.
Tivemos um reunião com os oito candidatos ao Santo Ministério, tratando de assuntos referentes ao seu trabalho, planos, e preparação para o grande culto de Ordenação em agosto. Tivemos também a primeira reunião com os 20 novos candidatos ao curso da ETE, que começa em julho. São representantes e líderes de todas as 10 congregações, que mostraram muita convicção e consagração. Eles terão aulas intensivas a cada ano, ministradas por um pastor da IELB (este ano é o pastor André Plamer) e serão monitorados pelos primeiros oito formandos, tendo reuniões de estudo uma vez ao mês. Cada um recebeu uma Bíblia de Estudos da SBB e orientações para o Curso da ETE.
Os candidatos ao ministério não recebem salário, mas dependem de suas pequenas lavouras (machambas) para sustentar a família, que, na maioria dos casos, é grande: de sete a nove filhos. Plantam arroz, milho, feijão, sorgo... gergelim e algodão são cultivados para vender, gerando alguma entrada financeira. Todo o trabalho na roça é manual. Um comércio informal tem se desenvolvido nas ruas da vila de sena. As ofertas nos cultos são ínfimas e ajudam a apoiar alguns doentes e às vezes no transporte dos pastores. Apenas um dos candidatos ao ministério está empregado e recebe salário do governo. Mesmo assim, todos servem ao Senhor com alegria, na convicção de estarem em paz com Deus por meio da fé em Jesus – mensagem que deve ser compartilhada com o maior número possível de pessoas.
Os oito formandos receberam motocicletas para facilitar o atendimento às congregações mais distantes. O atendimento era feito de bicicleta até agora, levando de 3 a 4 horas de pedaladas para chegar aos lugares mais distantes em trilhas de areia. Agradecemos aos doadores da IELB que possibilitaram a compra destas motorizadas (como chamam lá).
A promessa feita por Deus ao apóstolo Paulo se aplica ao trabalho em Moçambique também: “Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade” (neste país) (Atos 18.9,10).
Aguardem o próximo BLOG sobre o Culto de Formatura e
de Ordenação em agosto. Ore pelo trabalho de Moçambique e por todos que lá
pregam o Evangelho. Contatos podem ser feitos com o pastor Carlos Walter Winterle
(cwwinterle@yahoo.com.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário