quinta-feira, 19 de abril de 2007

Nairobi (3) - Nossa igreja e os prédios modernos

Nossa igreja - a Uhuru Highway Lutheran Cathedral - fica numa localização privilegiada, cercada por um lado de belos e modernos prédios (como este que se vê na foto), tendo à sua frente a Universidade do Kenya e aos fundos o grande parque verde da cidade - Uhuru Park. Na mesma Roundabout (rotatória) ficam a Igreja Católica da Universidade, a igreja Presbiteriana, uma sinagoga e uma igreja da Ciência Cristã. É chamada de "Holy Roundabout", ou "God's corner".
Nairobi é uma cidade de contrastes enormes! Se por um lado tem grandes e belas avenidas e prédios, por outro lado tem a maior favela da África (Kibera, com um milhão e meio de habitantes) e uma periferia muito pobre (já relatado em Blog anterior).
A moeda aqui é o Shilling Keniano (KSH) e 1 US dólar vale KSH 70,00. Neste meio ano em que estamos aqui não vimos inflação. O custo de vida não é muito diferente do Brasil. Tem muito produto importado, e os carros são todos importados, muitos de segunda mão; não há indústria automobilística aqui. Muita roupa e sapatos usados são importados também e dominam as muitas feirinhas livres e o comércio informal, que é enorme. O desemprego é um grande problema; mas não se vê crianças pedindo nas sinaleiras, e os mendigos que há são só os cegos ou aleijados; e não são muitos.
A educação aqui é muito valorizada e há muitas escolas e universidades, a maioria em campus fora do movimento central (também as escolas primárias e secundárias privadas). Não sei como o povo consegue pagar; só o ensino fundamental é grátis.

Nenhum comentário: