quinta-feira, 19 de abril de 2007

NAIROBI (1) Capital do Quênia

Queremos apresentar em sete quadros um pouco do que é o Quênia e a cidade em que moramos, Nairobi.
O Quênia foi descoberto pelo português Vasco da Gama em 1498. O litoral é banhado pelo Oceano Índico e (dizem) é muito bonito! Os portugueses ficaram aqui 200 anos, até que foram expulsos pelos árabes em 1698. Em 1886 a Europa colonial dividiu a África entre si, cabendo o Quênia à Inglaterra. Nairobi surgiu por volta de 1898, como um entreposto na construção da Estrada de Ferro que liga o litoral com o interior,construída pelos ingleses com mão de obra hindu.
Depois de muitas lutas pela independência, finalmente em 1964 o Quênia foi declarado uma república autônoma e teve o seu primeiro presidente: Jomo Kenyatta.
O Quênia faz fronteira com: Somália, Etiópia, Sudão, Uganda e Tanzânia. A uns 200km daqui fica o Kilimanjaro, a maior montanha da África, coberta com neve.
Não há muitos brasileiros aqui: cerca de 110, pela informação da Embaixada do Brasil, a maioria religiosos. Mas há uma Churrascaria Pampa, muito boa, e esta semana fomos no Café Brasil, perto das embaixadas. Encontramos produtos Tramontina, Lorenzetti e Café Pelé.
Os super-mercados são muito bons, grandes e bem sortidos. As grandes marcas mundiais se fazem presentes aqui no comércio. Às vezes dá a impressão que estamos num super-mercado dos EUA.
A população do Quênia, segundo o censo de 1999, é de 30 milhões de habitantes, e a expectativa de vida é de 47 anos (já estamos velhos aqui...). A AIDS é uma calamidade pública! 25% da população mora em região urbana. As maiores religiões são a Anglicana e a Católica Romana, com uma grande variedade de igrejas evangélicas. Os muçulmanos são bem visíveis, principalmente pelas vestimentas (burca) que usam e pelas mesquitas.

Nenhum comentário: