sábado, 16 de junho de 2007

Kawangware - 3 - O culto



O culto estava programado para começar às 10h, mas começou às 10:30h; e foi até passada da 1h da tarde! O pessoal aqui não tem pressa e nem olha pro relógio. Se um hino tem 15 estrofes, eles cantam as 15 estrofes. E depois do culto ainda tem ensaio do coral, etc. etc.
A liturgia foi "herdada" dos primeiros missionários alemães que vieram para a Tanzânia e inclui alguns hinos tradicionais que cantamos também no Brasil. (O luteranismo da Tanzânia, país vizinho, exerce forte influência sobre a igreja aqui; e há muita gente da Tanzânia morando no Quênia). O hino de entrada do pastor invariavelmente é o "Deus está presente", cantado bem solene e devagar, (como era antigamente). A sonoridade do canto da liturgia emociona. Em compensação, os hinos mais atuais são cantados num ritmo que é impossível ficar quieto: o corpo exige movimento!!!
O Evangelista dirigiu toda a liturgia em Swahili e traduziu o sermão. A maioria entende inglês, mas às vezes não captam direito o sentido; por isso é bom que seja tudo traduzido.

Nenhum comentário: