sexta-feira, 17 de julho de 2015

MOÇAMBIQUE - UMA SEMANA DE BÊNÇÃOS


 A semana de 18 a 25 de Junho ficará marcada na memória dos pastores Roger Zieger, Christoph Weber e Carlos Walter Winterle. Pastor Roger é o Diretor Geral da Mission of the Lutheran Churches (Bleckmarer Mission), da Alemanha, que há mais de 150 anos envia missionários para a África. Pastor Christoph é o representante regional da entidade e mora na África do Sul. Pastor Carlos é pastor da IELB, cedido para o Sínodo Evangélico Luterano Livre da África do Sul (FELSISA); é pastor na Cidade do Cabo, e coordenador do programa de Educação Teológica por Extensão (ETE) para Moçambique. Pastor Roger e pastor Christoph queriam conhecer o trabalho da Igreja Luterana da Concórdia em Moçambique para um possível apoio da entidade missionária. Ficaram muito impressionados pelo que viram e ouviram e, após a visita, decidiram entrar como parceiros no apoio a esta jovem igreja. Somos gratos a Deus por esta parceria!

 Nos encontramos no aeroporto de Johanesburgo, África do Sul, e voamos juntos para a cidade de Beira, em Moçambique, chegando lá no começo da tarde. O motorista sr. Silva estava à nossa espera no aeroporto e nos levou direto à loja da Sociedade Bíblica de Moçambique para comprarmos 20 Bíblias de Estudo em Português para os novos alunos da ETE e 100 Novos Testamentos na linguagem Chisena. Esta compra só foi possível graças a doações recebidas de de irmãos e irmãs do Brasil. Agradecemos muito o apoio de todos. Muito mais Bíblias são necessárias para que o povo tenha acesso à Palavra de Deus em suas casas.

 Ficamos hospedados numa pensão em Beira, e seguimos para a Vila de Sena no dia seguinte. São 500 km de estrada mal conservada, com muitos buracos no asfalto, sendo o último trecho em estrada de chão, o que resulta numa viagem de 9 horas até chegarmos a Sena ao cair da tarde daquela sexta feira. Os oito candidatos ao ministério estavam nos aguardando ansiosos e nos receberam calorosamente. Eles estão terminando o programa de cinco anos da ETE – Educação Teológica por Extensão, e receberão o seu Certificado de Conclusão no dia 9 de agosto das mãos do Diretor do Seminário Concórdia, pastor Leonério Faller. Na mesma ocasião serão também ordenados ao Santo Ministério pelo Presidente da IELB, pastor Egon Kopereck, num grande culto festivo. Mais de 1000 pessoas estão sendo esperadas para este culto, representando todas as 10 congregações da jovem igreja.
 














 Participamos de quatro cultos no final de semana, com pregação, batismos e Santa Ceia: em Cado, Sena, Chemba e Três de Fevereiro.







 Na segunda feira visitamos mais cinco congregações: Kapasseni, Zambezi, Sabonete, Mpango e Murrema, com pregação, oração e canto nas igrejas. Não foi possível administrar Batismo e Santa Ceia nestas congregações devido ao curto espaço de tempo disponível e às distâncias entre as diversas congregações. Eles aguardam a visita do pastor André Plamer em julho e do Presidente da IELB em agosto para a realização de batismos nessas igrejas.



 Quatro congregações ainda se reúnem em pequenas choupanas para os seus cultos; uma delas está construindo a sua igreja, com tijolos feitos pelos próprios membros e doações recebidas do Brasil. Aguardamos mais doações para podermos ajudar a construir outras igrejas também; pois na época da chuva torna-se impossível realizar cultos nestas choupanas.



 Na terça feira à tarde visitamos a congregação mais jovem, em Mutarara, do outro lado do Rio Zambezi. Atravessamos na carona de uma bicicleta alugada uma ponte de pedestres de mais de 3 km, e voltamos a pé à noite numa caminhada de uma hora e meia.
 



 Um momento emocionante aconteceu numa das igrejas: quando os candidatos ao Santo Batismo foram chamados à frente e foi feita a pergunta tradicional: ‘Renuncias ao diabo e todas as suas obras?’ - eu acrescentei: ‘E a todos os maus espíritos?’ (sabendo da grande influência de maus espíritos nas religiões tradicionais africanas, o que deixa o povo atemorizado), todos responderam em alta voz SIM, e uma senhora idosa exclamou: NUNCA MAIS! NUNCA MAIS! Foi um belo testemunho da ação do Espírito Santo na vida daquelas pessoas, libertando-as do medo e dando-lhes a verdadeira liberdade pela fé em Cristo Jesus.

 Tivemos um bom encontro com o Chefe da Vila de Sena, Sr. Adamo, que é muçulmano, e sempre nos recebe bem. Ele tem uma Bíblia e um devocionário Cinco Minutos com Jesus sobre a sua escrivaninha, doação recebida do pastor Carlos e do Pastor André em anos anteriores.





 117 pessoas foram batizadas pelos três pastores: 80 crianças e 37 adultos. Em todas as igrejas fomos recebidos com cantos, palmas e tambores (batuque), numa grande demonstração de alegria cristã de acordo com os costumes locais. (Querendo ter uma ideia de como são os cultos e os cantos na Igreja Luterana de Moçambique, visite o Facebook da Igreja Luterana da Concórdia em Moçambique ou acesse o link:  https://www.youtube.com/user/andreplamer/videos . Algumas igrejas nos presentearam com o que tinham: galinhas e pombos, o que garantiu o almoço conjunto com a nova turma de alunos da ETE na terça feira.




 Era sempre interessante passar pelas vilas em direção às igrejas, vendo o pessoal abanar para os visitantes e para os futuros pastores sentados na carroceria da camioneta. Muitas vezes o carro teve que abrir trilhas no meio da macega para chegarmos ao destino; e outras vezes ele ficava atolado na areia de rios secos.
 Também tivemos uma reunião com a esposa do Pastor Alfazema, Da. Perpétua, que havia recém chegado do Canadá, onde moram. Pastor Alfazema é um ex-refugiado da Guerra pela Libertação de Moçambique (1964-1974), que encontrou abrigo no Canadá, onde se formou pastor da Igreja Luterana do Canadá. Voltou a Moçambique para ajudar o seu povo e em 2006 foi iniciado o trabalho da igreja. Ele teve que voltar ao Canadá em 2011 para tratamento de saúde, mas continua dando apoio à igreja via-skype. Visitou a igreja no ano passado e estará no Culto de Ordenação este ano.


 Tivemos um reunião com os oito candidatos ao Santo Ministério, tratando de assuntos referentes ao seu trabalho, planos, e preparação para o grande culto de Ordenação em agosto. Tivemos também a primeira reunião com os 20 novos candidatos ao curso da ETE, que começa em julho. São representantes e líderes de todas as 10 congregações, que mostraram muita convicção e consagração. Eles terão aulas intensivas a cada ano, ministradas por um pastor da IELB (este ano é o pastor André Plamer) e serão monitorados pelos primeiros oito formandos, tendo reuniões de estudo uma vez ao mês. Cada um recebeu uma Bíblia de Estudos da SBB e orientações para o Curso da ETE.







 Os candidatos ao ministério não recebem salário, mas dependem de suas pequenas lavouras (machambas) para sustentar a família, que, na maioria dos casos, é grande: de sete a nove filhos. Plantam arroz, milho, feijão, sorgo... gergelim e algodão são cultivados para vender, gerando alguma entrada financeira. Todo o trabalho na roça é manual. Um comércio informal tem se desenvolvido nas ruas da vila de sena. As ofertas nos cultos são ínfimas e ajudam a apoiar alguns doentes e às vezes no transporte dos pastores. Apenas um dos candidatos ao ministério está empregado e recebe salário do governo. Mesmo assim, todos servem ao Senhor com alegria, na convicção de estarem em paz com Deus por meio da fé em Jesus – mensagem que deve ser compartilhada com o maior número possível de pessoas.



 Os oito formandos receberam motocicletas para facilitar o atendimento às congregações mais distantes. O atendimento era feito de bicicleta até agora, levando de 3 a 4 horas de pedaladas para chegar aos lugares mais distantes em trilhas de areia. Agradecemos aos doadores da IELB que possibilitaram a compra destas motorizadas (como chamam lá).

 As portas estão abertas para o Evangelho em Moçambique. Muitos lugares estão pedindo atendimento, mas não há condições dos oito futuros pastores darem conta de tudo. O desafio está com os 20 novos alunos para que, assim que estiverem em condições, começarem a atender novas localidades. A nova parceria da MLC ajudará em muito a missão. Estamos procurando voluntários para apadrinharem os 20 novos alunos da ETE.


 A promessa feita por Deus ao apóstolo Paulo se aplica ao trabalho em Moçambique também: “Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade” (neste país) (Atos 18.9,10).

Aguardem o próximo BLOG sobre o Culto de Formatura e de Ordenação em agosto. Ore pelo trabalho de Moçambique e por todos que lá pregam o Evangelho. Contatos podem ser feitos com o pastor Carlos Walter Winterle (cwwinterle@yahoo.com.br).