domingo, 16 de março de 2008

ABENÇOADA SEMANA-SANTA 2008

Estamos no começo da Semana-Santa. Muitos acontecimentos memoráveis aconteceram na vida de Jesus durante esta semana: Sua Entrada Triunfal em Jerusalém; a Instituição da Santa Ceia; Seu Sofrimento no Getsêmani e a Traição; Seu Julgamento diante do Sinédrio, Pilatos e Herodes; Sua Crucificação, Morte e Sepultamento – e, finalmente, no Domingo da Páscoa, Sua Gloriosa RESSURREIÇÃO! Podemos resumir tudo isto numa pequena frase: “DADO E DERRAMADO POR NÓS PARA PERDÃO DOS PECADOS.” Todos estes eventos aconteceram tão somente para nos dar perdão dos pecados, vida e salvação.
Compartilho com todos os textos bíblicos que relatam a Instituição da Santa Ceia, para lembrarmos esta grande bênção que Jesus nos deixou, e para nos preparamos dignamente para receber o corpo e sangue de Jesus nas celebrações desta Semana-Santa, que culminam na Páscoa.
Recebam este BLOG com os nossos votos de uma Feliz e Abençoada Páscoa no Cristo Ressuscitado!
Carlos Walter e Lídia Winterle

“Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados.” (Mateus 26.26-28).

“E, enquanto comiam, tomou Jesus um pão e, abençoando-o, o partiu e lhes deu, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo. A seguir, tomou Jesus um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos; e todos beberam dele. Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos. “ (Marcos 14.22-24).

“E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.” (Lucas 22.19,10).


“O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto em o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.” (1 Coríntios 11.23-25).

Tu queres ver unido teu povo a ti, Senhor,/ o povo redimido por teu bendito amor./ Nenhuma ovelha perderás que atende ao teu chamado, que busca a tua paz.

Jesus, nos convidaste a virmos sem temor;/ a mesa preparaste aos teus fiéis. Senhor./ Quiseste sob o vinho e o pão nos dar teu sangue e corpo – o divinal perdão.

Aqueles que buscaste, em fieldade e amor,/ que do temor salvaste, adoram-te, Senhor;/ pois anulaste a transgressão, trazendo paz celeste e graça ao coração.

À tua mesa venho com fé e contrição./ Em ti, Jesus, eu tenho real consolação./ Que os anjos possam celebrar do filho transviado a volta ao pátrio lar.

A ti eternamente queremos pertencer,/ e a ti, Senhor, potente, servir e obedecer./ Senhor fiel, tu ficarás com tua grei remida. Vem dar-nos tua paz.


Cristo, o Senhor, eis ressuscitou,
Já sobre a tumba o Rei triunfou!
Dando sua vida em nosso favor,
Não mais tememos morte nem dor.

Glórias cantemos ao nosso bom Deus,
Salva da morte e pecados os seus.
Culpa abolida – Aleluia!
Cristo dá vida – Aleluia!


Morte cruel sem culpa sofreu,
Mas no terceiro dia a venceu.
Graças te damos, nosso Senhor,
Pois revelaste a nós teu amor.

Glórias cantemos ao nosso bom Deus,
Salva da morte e pecados os seus.
Culpa abolida – Aleluia!
Cristo dá vida – Aleluia!


Ressuscitou em glória o Senhor,
Demos-lhe todos honra e louvor.
Culpa e temor vencidos estão,
Cristo nos traz real salvação.

Glórias cantemos ao nosso bom Deus,
Salva da morte e pecados os seus.
Culpa abolida – Aleluia!
Cristo dá vida – Aleluia!



Com alegria a Cristo servi,
Sempre confiantes a ele segui;
A todo aquele que nele crer
Em sua glória o quer receber.

Glórias cantemos ao nosso bom Deus,
Salva da morte e pecados os seus.
Culpa abolida – Aleluia!
Cristo dá vida – Aleluia!

(Mfurahini Haleluya – Bernard Kyamanywa, Tanzânia, África.
Melodia: Haya, Tanzânia.)

sexta-feira, 7 de março de 2008

QUÊNIA ESTÁ SORRINDO - 1 - DE VOLTA A NAIROBI

Queridos amigos:

O ultimo BLOG que enviei apresentou “QUÊNIA ESTÁ CHORANDO”. Estávamos todos muito tristes por causa da violência ocorrida após as eleições e por causa da queima da igreja em Kibera e de outras igrejas luteranas no interior do país.

Agora QUÊNIA ESTÁ SORRINDO novamente após o Tratado de Paz que foi assinado. Rev. Claude e Rhoda Houge escreveram no seu “NOTÍCIAS DA MISSÃO”: “As manchetes dos jornais anunciam ao povo o que todos estavam esperando ouvir já há bastante tempo! Após dois meses de violência pós-eleitoral e de um aparente impasse nas negociações, os dois partidos oponentes concordaram em formar um governo de coalizão, compartilhando o poder, e todos estão contentes por este importante passo dado! Amigos nos contaram que eles não conseguiram dormir na noite passada por causa da alegria e das danças que aconteceram na vizinhança. Nós agrademos ao SENHOR que moveu o coração do povo para uma reconciliação, e também agradecemos ao ex-Secretário Geral da ONU Kofi Annan, que prometeu não sair do Quênia enquanto não fosse assinado um acordo de paz. Seu árduo trabalho foi compensado!” – Nós lemos esta notícia no avião quando estávamos voltando a Nairobi no dia 29 de fevereiro último.

Mas não está tudo ainda calmo e quieto! Lemos esta semana que mais 15 pessoas foram mortas no Rift Valley em conseqüência das rivalidades tribais. Continuem orando em favor da Igreja e do País. As pessoas que tiveram que fugir de suas casas estão (mais ou menos) atendidas, mas muitos estão passando necessidades por causa do desemprego causado por toda esta violência. Todos os setores da economia sofreram , principalmente o setor de turismo, que é muito forte aqui; e vai levar tempo até haver uma recuperação. Ofertas especiais e contribuições podem continuar sendo enviadas à tesouraria da IELB, avisando o destino das ofertas. Obrigado aos que já ajudaram!
Durante o mês de Fevereiro, Lídia e eu estivemos no Brasil palestrando sobre o trabalho que realizamos no Quênia. (Leiam a carta na Postagem nº 7, no final do BLOG). Foi um mês bem corrido e abençoado! Agora estamos de volta ao Quênia, felizes e agradecidos que o Tratado de Paz foi assinado, e que podemos dar continuidade ao trabalho pastoral que vínhamos realizando. Através deste BLOG estamos dando um breve relatório das nossas atividades no Brasil durante o mês passado.



Nós chegamos de volta a Nairobi no dia 29 de fevereiro, e nossos bons amigos Rev. Claude e Rhoda estavam nos esperando no aeroporto para nos trazer até nossa casa. Domingo, dia 2 de Março, já celebrei o culto e mostrei a apresentação de fotos (PPS) que preparei enquanto estava no Brasil e que foi mostrada em vários lugares da grande Porto Alegre. Lídia e eu fomos muito bem recepcionados por todos os irmãos e irmãs da congregação, e estamos prontos para dar continuidade ao trabalho para o qual Deus nos chamou neste país.

2 - ENTREVISTAS NA TELEVISÃO

No dia antes da nossa partida do Brasil, a ULBRA TV (Canal UHF 24 e NET 21) nos entrevistou em nosso apartamento e apresentou uma reportagem no seu Jornal à noite, sob condução da Maria do Carmo e do Ricardo Azeredo.

Foi uma bela oportunidade não apenas para falar da violência pós-eleitoral no Quênia, mas principalmente sobre os desafios e oportunidades que Deus nos está dando como pastor brasileiro trabalhando no Quênia. Você pode ver a reportagem no YOUTUBE:

http://www.youtube.com/watch?v=5un_5vWpPaw


*******************************************


Outras duas entrevistas foram feitas pelo Pastor Lucas Albrecht para o seu programa diário na ULBRA TV: TOQUE DE VIDA.


*********************************************



O Distrito Portoalegrense tem programas em dois canais:

POA-TV, NET # 6 - http://www.poatv.org/:
E TV Cristal: UHF # 55 e NET #11 .
Através do responsável pelos programas, Sr. Nélio Schmidt, o câmera-man Cristiano gravou duas palestras: Uma na Congregação “São Paulo”, de Porto Alegre, e outra no Seminário Concórdia de São Leopoldo.
















Além disso, o Conselheiro do DIPA, Rev. Otomar Schlender, fez uma entrevista para os mesmos programas. A intenção do Distrito é editar um DVD para compartilhar esta nossa experiência no Quênia com quem não teve oportunidade de assistir às palestras. Confira a programação dos dois canais e os horários, conforme fornecido pelo Sr. Nélio:

Assista o Programa "Cristo Para Todos" do DIPA.
Pela POA-TV -
canal 6 da NET e pela internet no site http://www.poatv.org/:
Nos seguinte dias e horários:
Sábados às 11h;
Domingos às 6h30min;
Segundas às 13h;
Terças às 11h;
Quartas às 7h;
Quintas às 6h30min e às 11h;
Sextas às 15h30min.

Pela TV CRISTAL -
canal 11 da NET e 55 UHF:
Todos os domingos às 11h.

Nélio J. Schmidt
Coord. Depto. de ComunicaçãoPrograma "Cristo Para Todos" na TVhttp://www.critoparatodos.org.br/
Distrito Porto-alegrense - DIPAhttp://www.dipa-ielb.org.br/

*************************************************

O Pastor Marcos Schmidt, de Novo Hamburgo, me convidou para escrever um artigo para a sua coluna semanal no JORNAL NH (acesse:http://www.gruposinos/.) e o Pastor Waldemar Garcia Jr. Me convidou para escrever a mensagem alusiva aos 61 anos de Cristo PARA TODAS AS NAÇÕES, que será enviada a todas as congregações da IELB.

***************************************************

Durante este mês no Brasil mantive contato regular com o Pastor Enos Omodhi, responsável pela nossa paróquia aqui, e também com outros congregados por e-mail, enviando semanalmente também o Boletim Eletrônico aos membros da paróquia.








3 - DIRETORIA DA IELB E ESCOLAS

Tive oportunidade de me reunir duas vezes com a Diretoria da IELB: no dia 11/02 e no dia 27/02; e de fazer uma apresentação do trabalho que realizamos aqui à Diretoria e aos funcionários do Centro Administrativo da IELB.
Foi uma boa oportunidade de dar um relatório oficial e de discutir a continuidade do trabalho aqui e a renovação do comissionamento após os dois anos iniciais, que vencem em Outubro/08. Congregações e indivíduos da IELB ofertaram, via-IELB, a quantia de R$ 5.320,00 para a Igreja Evangélica Luterana do Quênia ajudar as vítimas da violência pós-eleitoral. MUITO OBRIGADO A TODOS!

*******************************************

O COLÉGIO CONCÓRDIA de Porto Alegre, através do Pastor Sérgio Lutz, nos convidou para dirigir o momento devocional no dia 20/02 a todos os professores e direção no início do ano letivo. Aproveitamos o momento para compartilhar o PPS preparado para as palestras.


*******************************************


O SEMINÁRIO CONCÓRDIA de São Leopoldo, através do seu Diretor Rev. Gérson Linden, nos convidou para palestrar a todos os alunos, professores, convidados e seus familiares dia 26/02, no primeiro dia de aulas.


Foi uma bela oportunidade para compartilhar com os futuros pastores os desafios da igreja cristã na África, e de reencontrar nossos amigos do Seminário!

4 - CONGREGAÇÕES


Chegamos em Porto Alegre na madrugada de domingo, dia 3 de fevereiro (1 hora da manhã). Na segunda-feira à noite fomos no culto na Comunidade ‘Cristo” de Porto Alegre. O pastor Reinaldo Lüdke nos convidou a dizer algumas palavras no momento da Oração Geral, e incluiu a nós, a igreja e o povo do Quênia na oração, como já vinha fazendo durante todo o mês de janeiro. Sabemos que muitas congregações e muitos amigos oraram por nós; Deus ouviu as orações! OBRIGADO!
No final de semana seguinte (10/02) fomos no culto em nossa congregação de origem antes de virmos para cá: a “Concórdia” de Porto Alegre. Fui pastor desta congregação de 1988-1998, e fomos membros dela de 1998 a 2006, durante o tempo em que servi na Presidência da IELB.
Foi muito bom reencontrar tantos amigos, e compartilhar a palavra de Deus e a nossa experiência no Quênia neste culto! Obrigado, Pastores Dieter Jagnow e Roberto Kunzendorff Jr., por esta oportunidade! – Depois do culto, alguns pastores do Distrito e suas famílias nos convidaram para um delicioso churrasco gaúcho! Estávamos com saudade de uma boa carninha!
***************************************

Sábado seguinte à noite, 16/02, fomos convidados para pregar/palestrar na Congregação “São Paulo” de Vila Fátima, Cachoeirinha. A Congregação “Bom Jesus”, do Parque Itacolomi, Gravataí (parte da Paróquia) também se fez presente. O Pastor Guilherme Becker é primo da Lídia.


Foi bonito de ver aquela paróquia composta de muitos descendentes de africanos interagir na palestra, querendo saber mais dos costumes e da vida na África.
****************************************

No domingo de manhã, 17/02, pregamos na capela da ULBRA, a convite do Pastor Marco Antonio Jacobsen.


Dois ex-presidentes da IELB, o Rev. Dr. Johannes Gedrat e o Rev. Dr. Leopoldo Heimann, estavam presentes; foi muito bom reencontrar estes amigos, com os quais trabalhei como vice-presidente da IELB na suas respectivas gestões.
*******************************************

No dia 24 de fevereiro preguei/palestrei na “São Paulo” de Porto Alegre, a convite dos pastores Otomar Schlender e Klaus Kuchenbecker. Lídia levou algumas roupas e artesanato africano para expor, e todos ficaram encantados com a riqueza de cores e a perfeição dos trabalhos. – Após o culto, o Pastor Otomar fez uma entrevista comigo, conforme relatado na Postagem nº 2 deste BLOG.

Janeiro e fevereiro são meses de férias no Brasil, e principalmente na grande Porto Alegre as igrejas costumam esvaziar neste período, pois muitos vão à praia. Mas nos surpreendeu a boa freqüência aos cultos em que participamos: sempre havia bem mais de 100 pessoas presentes, apesar do período de férias! – Agradeço aos colegas que nos acolheram em seus cultos conforme relatado, apesar do improviso e da falta de uma programação mais antecipada devido à nossa viagem inesperada ao Brasil nesta época.
.

5 - NOSSOS FILHOS

Foi muito bom chegar em Porto Alegre (1hora da madrugada do dia 3 de fevereiro) e encontrar nossos filhos e seus queridos nos esperando no aeroporto!
Ficamos hospedados em nosso apartamento no centro de Porto Alegre, onde está morando o Paulo – Rua Dr. Barros Cassal, esquina com a Alberto Bins.

Esta foi a primeira vez que moramos em nosso apartamento próprio; antes de mudarmos para o Quênia, ele estava alugado, e nós sempre moramos em propriedade da igreja.


Nossa cachorrinha Anastácia nos reconheceu e ficou muito feliz ao nos ver, correndo pela casa toda.


Nossos filhos amados: Léo Cristiano, Tatiana e Paulo Henrique.



Muitas coisas estavam esperando por nós: O Paulo e a Flávia estão planejando casar em setembro e querem reformar o apartamento; fizemos uma “limpa” em nossas coisas e mandamos para a creche (AELCA) caixas com roupas, coisas de cozinha, e nos desfizemos de muitos móveis. - O Paulo foi operado do joelho esquerdo no dia 19/02, voltando para casa no dia 21/02; deu para cuidar dele um pouco também.



O Léo e a Carol estavam se preparando para morar na Alemanha (viajaram no dia 06/03), arrumando malas, se desfazendo de muitas coisas também. O Léo vai estudar lá.



A Tatiana e o Dickson “estão grávidos”... esperando um nenê para final e agosto; e vocês podem imaginar a alegria que isto significa!!!



O Gustavo e o Léo estavam reformando o apartamento da Kuki (irmã da Lídia). O apartamento deles é no prédio em frente ao nosso, do outro lado da rua. A Kuki estava em São Paulo visitando a sua irmã Irene. Toda a reforma foi uma surpresa para ela!
Foi muito bom estar com os nossos filhos durante este período muito especial na vida de cada um.


O carro que tínhamos à nossa disposição durante este mês era um Volks Wagen Sedan 1965, a jóia do Paulinho! (Seu primeiro carro!) O Paulo ou o Gu eram os nossos motoristas. - Os pastores e amigos nos buscavam para os compromissos, e o Dickson e a Tati também estavam sempre á nossa disposição. Obrigado a todos!


Muitos amigos queriam nos ver e nos convidaram para almoço ou janta. Não houve tempo suficiente para aceitar o convite de todos. OBRIGADO A TODOS pelo amor demonstrado! (Na foto, representando todos os amigos: Pastor Gustavo Scholze e Da. Hildegard; Pastor Scholze completa 86 anos no próximo dia 22 de março. PARABÉNS!)

NOSSOS IRMÃOS

Quando chegamos ao aeroporto em São Paulo no dia 2 de fevereiro, onde tivemos que esperar 6 horas pela conexão com Porto Alegre, as duas irmãs da Lídia, a Irene e a Kuki, e a sobrinha Daniela vieram se encontrar conosco no aeroporto. Foram horas de boa conversa, matando a saudade; e comemos uma boa pizza!!!
Encontrei meus irmãos também. Primeiro, fomos visitar a Dóra, que mora em Porto Alegre. (Os outros irmãos moram em Santa Cruz do Sul, a duas horas de Porto Alegre, de carro).

E no domingo, dia 24/02, a Dóra convidou todos os irmãos, cunhados, alguns primos e sobrinhos, e nossos filhos para um gostoso almoço, preparo pela Haidi: meu irmão Oscar + Regina; minhas irmãs Clara + Odilo, e Ruth + Hiltor, o primo Paulo + Lia (que são como nossos irmãos) e muitos outros.


Mais de 25 pessoas vieram para este almoço. OBRIGADO A TODOS! Não foi possível visitar cada um na sua casa.


Ainda encontramos a tia Eugênia, tia da Lídia que mora em Imbituva, PR e que estava visitando os filhos na grande Porto Alegre. Falamos com diversos amigos e familiares por telefone. Todos estavam na expectativa de nos ver, após um ano e quatro meses fora; mas não foi possível ver a todos. Fica para a próxima!

7 - NOSSO VÔO PARA O BRASIL

Por causa da violência pós-eleitoral no Quênia, nosso trabalho pastoral estava sofrendo, pois não havia condições de fazer visitas pastorais nem realizar outras atividades. (leia a carta que foi enviada aos congregados antes de viajarmos; no final do BLOG). Na quarta-feira, dia 30 de janeiro, foi decido que na sexta-feira, dia 1º de fevereiro, deveríamos ir ao Brasil, para trabalharmos por um mês aí, compartilhando com pessoas e congregações da IELB o nosso trabalho e nossas experiências aqui no Quênia.

Na quinta-feira a Lídia e eu nos encontramos com o Pastor Omodhi e sua esposa Clara, e depois com o Bispo Obare e sua esposa Eunice, para comunicar-lhes a decisão tomada, e repassarmos ao Pastor Omodhi, responsável pela paróquia, parte do trabalho previsto para o mês de fevereiro.

Quando voltamos para casa, fomos preparar as malas às pressas.

Mombasa Road, caminho para o aeroporto.


Na sexta-feira pegamos o avião para Johannesburg, na África do Sul (4 horas de vôo), onde tivemos que esperar até o dia seguinte para pegar o vôo a São Paulo (11 horas de vôo); e de São Paulo, após esperarmos 6 horas, pegamos outro vôo a Porto Alegre (1h30min de vôo), onde chegamos no dia três de fevereiro a uma hora da madrugada.

Deus nos guardou e protegeu em todos os vôos e demais viagens, e abençoou nosso trabalho no Brasil. A ELE somente seja a glória!

P.S.: E ao povo do Brasil, nosso amor! Lídia
(A seleção das fotos e a revisão do texto ficou por conta da Lídia, que fez este acréscimo. Apoiado!)

********************************************

Carta enviada junto com o Boletim Eletrônico a todos os congregados, e lida no culto pelo Pastor Omodhi, explicando o motivo da nossa viagem repentina:

Queridos amigos

Esta é uma carta pastoral que dirijo aos meus congregados. Eu e minha esposa Lídia estamos indo ao Brasil por um breve período, talvez três (3) semanas, se Deus quiser. O Departamento de Missão da Igreja Luterana – Sínodo de Missuri (LCMS-WM) nos pediu para irmos e promover a missão do Quênia no Brasil. Parte do meu trabalho para permanecer como missionário no Quênia e como pastor na Uhuru Highway Lutheran Cathedral é conscientizar os parceiros a respeito do trabalho que realizamos, bem como buscar apoio junto à minha igreja de origem. Por causa da violência pós-eleitoral, visitas pastorais aos lares e outras atividades ficaram muito restringidas. Isto nos permite tomar vantagem desta situação (de violência) para cumprir esta outra responsabilidade, permitindo o trabalho futuro entre vocês e na igreja aqui no Quênia.

Lídia e eu estamos muito tristes com esta situação e confiamos em Deus que possamos voltar o quanto antes. Amamos o povo do Quênia, amamos este país, amamos o nosso trabalho, e amamos a igreja de nosso Senhor Jesus.

Vamos aproveitar este tempo para promover o trabalho no Quênia e procurar o maior número possível de contatos para falar a respeito das possibilidades missionárias que temos aqui e a respeito do bom trabalho de Serviço Social que é realizado entre crianças órfãs, meninos de rua, infectados e afetados pela AIDS, e entre outras pessoas necessitadas. Vamos falar das amizades que cultivamos aqui e sobre as bênçãos que Deus tem derramado sobre a Igreja Evangélica Luterana no Quênia, especialmente sobre a congregação e a paróquia da Uhuru Highway Lutheran Cathedral.

Pedimos desculpas que não conseguimos dizer “Até Logo” para cada um pessoalmente. Temos certeza de que Deus tem bons planos para nós nesta viagem. É a primeira vez que voltamos ao Brasil após estes 16 meses de atividades com vocês. Todo o trabalho vai continuar normalmente durante a nossa ausência. Pastor Omodhi é o responsável pela Paróquia e Deus vai abençoá-lo cada vez mais.


“Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.” – Atos 20.32
Pastor Carlos Walter e Lídia Winterle