sexta-feira, 7 de março de 2008

QUÊNIA ESTÁ SORRINDO - 1 - DE VOLTA A NAIROBI

Queridos amigos:

O ultimo BLOG que enviei apresentou “QUÊNIA ESTÁ CHORANDO”. Estávamos todos muito tristes por causa da violência ocorrida após as eleições e por causa da queima da igreja em Kibera e de outras igrejas luteranas no interior do país.

Agora QUÊNIA ESTÁ SORRINDO novamente após o Tratado de Paz que foi assinado. Rev. Claude e Rhoda Houge escreveram no seu “NOTÍCIAS DA MISSÃO”: “As manchetes dos jornais anunciam ao povo o que todos estavam esperando ouvir já há bastante tempo! Após dois meses de violência pós-eleitoral e de um aparente impasse nas negociações, os dois partidos oponentes concordaram em formar um governo de coalizão, compartilhando o poder, e todos estão contentes por este importante passo dado! Amigos nos contaram que eles não conseguiram dormir na noite passada por causa da alegria e das danças que aconteceram na vizinhança. Nós agrademos ao SENHOR que moveu o coração do povo para uma reconciliação, e também agradecemos ao ex-Secretário Geral da ONU Kofi Annan, que prometeu não sair do Quênia enquanto não fosse assinado um acordo de paz. Seu árduo trabalho foi compensado!” – Nós lemos esta notícia no avião quando estávamos voltando a Nairobi no dia 29 de fevereiro último.

Mas não está tudo ainda calmo e quieto! Lemos esta semana que mais 15 pessoas foram mortas no Rift Valley em conseqüência das rivalidades tribais. Continuem orando em favor da Igreja e do País. As pessoas que tiveram que fugir de suas casas estão (mais ou menos) atendidas, mas muitos estão passando necessidades por causa do desemprego causado por toda esta violência. Todos os setores da economia sofreram , principalmente o setor de turismo, que é muito forte aqui; e vai levar tempo até haver uma recuperação. Ofertas especiais e contribuições podem continuar sendo enviadas à tesouraria da IELB, avisando o destino das ofertas. Obrigado aos que já ajudaram!
Durante o mês de Fevereiro, Lídia e eu estivemos no Brasil palestrando sobre o trabalho que realizamos no Quênia. (Leiam a carta na Postagem nº 7, no final do BLOG). Foi um mês bem corrido e abençoado! Agora estamos de volta ao Quênia, felizes e agradecidos que o Tratado de Paz foi assinado, e que podemos dar continuidade ao trabalho pastoral que vínhamos realizando. Através deste BLOG estamos dando um breve relatório das nossas atividades no Brasil durante o mês passado.



Nós chegamos de volta a Nairobi no dia 29 de fevereiro, e nossos bons amigos Rev. Claude e Rhoda estavam nos esperando no aeroporto para nos trazer até nossa casa. Domingo, dia 2 de Março, já celebrei o culto e mostrei a apresentação de fotos (PPS) que preparei enquanto estava no Brasil e que foi mostrada em vários lugares da grande Porto Alegre. Lídia e eu fomos muito bem recepcionados por todos os irmãos e irmãs da congregação, e estamos prontos para dar continuidade ao trabalho para o qual Deus nos chamou neste país.

Nenhum comentário: