segunda-feira, 5 de novembro de 2007

RELATÓRIO -1- A Escola Dominical

Aos nossos queridos amigos e familiares:

Pela graça de Deus completamos um ano de trabalho em Nairobi. Deus tem abençoado o nosso ministério aqui, e, com a ajuda de vocês, estamos auxiliando algumas pessoas e a congregação/paróquia também.
Através deste BLOG - http://carloswinterle.blogspot.com/ quero prestar um breve relatório do que foi feito com as doações recebidas, e deixar novos desafios. O relatório financeiro completo foi entregue ao tesoureiro da congregação, que contabilizou as doações e o seu destino.
Não vamos mencionar nomes nem valores. Mas lembro as palavras de Jesus: “Quando você ajudar uma pessoa necessitada, faça isto de tal modo que nem o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isto deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, ele dará a recompensa!” (Mateus 6.3,4)
OBRIGADO!
O número de nossa conta bancária no Brasil é:
Carlos Walter Winterle
UNIBANCO – Ag. Rua da Praia – 0875 103576-0
Favor avisar os depósitos feitos e, se quiserem, o projeto abraçado.
O BLOG em inglês sobre as atividades da paróquia pode ser acessado em:
http://pastorwinterle.blogspot.com/
Walter e Lídia


Um dos meus objetivos neste primeiro ano aqui em Nairobi era equipar bem os professores da Escola Dominical, treinando-os uma vez ao mês e fornecendo material didádico para que pudessem ensinar melhor às crianças as Histórias de Jesus. Graças a muitos amigos, este objetivo foi plenamente alcançado. Temos num arquivo pastas suspensas com 180 histórias bíblicas: gravuras, atividades para as crianças, estudos para os professores, idéias, recursos... Muito material foi xerocado; recebemos gravuras e atividades do Brasil e dos Estados Unidos; montamos uma pequena biblioteca para os professores. A Diaconisa Mary foi treinada para selecionar as histórias e atividades de acordo com o programa pré-estabelecido, entregando nas reuniões mensais com os professores a cada Escola Dominical da Paróquia o material para o próximo mês. Organizamos um currículo para três anos.
Parte do material adquirido. MUITO OBRIGADO! As sementes plantadas darão frutos por muitos anos!

Crianças da Esc. Dominical de Kawangware após um culto.


Em Junho fizemos um passeio com as crianças da Paróquia para o "Giraffe Center". Cerca de 50 crianças + os professores participaram desta atividade. Após se divertirem com as girafas, dando alimento a elas, as crianças receberam um lanche (patrocinado por amigos do Brasil) e ouviram histórias bíblicas, além de cantarem e orarem.


Crianças da Esc. Dominical em Kibera pintando uma gravura bíblica no chão, orientados pelos professores.

Relatório -2- Bíblias



Parte da verba doada para Escola Dominical foi usada para a compra de 20 Bíblias. Elas estão sendo usadas pelos Pré-Confimandos/ Juventude Mirim, pelo Grupo de Estudo Bíblico, e em outras reuniões da igreja também. Colocamos uma dedicatória especial nas 20 Bíblias compradas com verbas de amigos do Brasil.

Além das Bíblias compradas com doações de amigos do Brasil, fizemos uma grande campanha dentro da própria congregação para doações de Bíblias para a prisão feminina, que foi visitada por uma equipe de 50 pessoas da paróquia e da hora Luterana. Vários congregados doaram suas Bíblias usadas e compraram Bíblias novas numa promoção que fizemos após os cultos; e outros compraram Bíblias novas para doar. Conseguimos levar mais de 40 Bíblias para a prisão feminina. - Estamos procurando ensinar os congregados a doar também, e não só a receber. O Domingo do Quilo (doação de mantimentos uma vez ao mês para os pobres da congregação) está começando a ter mais reações; no início foi difícil!

Relatório -3- Ferramentas

Este é o Richard Sabore, todo feliz no dia em que fomos comprar as suas ferramentas de carpintaria, patrocinadas por um de vocês. Agora ele tem condições de ganhar um pouco mais como carpinteiro tendo as ferramentas próprias. MUITO OBRIGADO AO DOADOR!


Relatório -4- Bolsas de Estudo

Ao meu lado, segurando cartazes , está o George M. Mochiemo. Esta foto é do Congresso Mirim em Dezembro da ano passado. Hoje o George está no Seminário de Mathongo, da igreja do Quênia, muito feliz, estudando para ser pastor; graças à oferta de alguns de vocês. Uma amiga nossa se comprometeu a pagar a bolsa de estudo do George no Seminário. MUITO OBRIGADO!
Se alguém mais quer ajudar, para que ele possa comprar alguns livros, etc., ...





A adolescente encostada na parede da igreja (à direita, blusa com mangas cor-de-rosa) é a Megan. Graças ao apoio de alguns de vocês ela está estudando. MUITO OBRIGADO! O sistema aqui normalmente é de escolas internas a partir de determinada série (ou de turno integral). Mesmo as escolas públicas têm custos. Final de Novembro deverá ser paga mais uma prestação da escola da Megan (cerca de R$ 500,00 por trimestre) e as doações para esta bolsa acabaram. A mãe dela era muçulmana, terceira esposa (ao mesmo tempo...) e não aguentou essa vida; fugiu de casa, foi acolhida por cristãos e hoje é muito fiel na nossa igreja. Mas está desempregada, não tem casa própria, mora de favor da casa de amigos... vende Bíblias e livros religiosos para ganhar algum dinheiro.
Um jovem veio pedir ajuda para terminar o curso na Faculdade. Está cursando Ciências da Educação, com ênfase em Física e Matemática. Quer ser professor. É uma quantia bastante alta que ele está pedindo. Aqui o costume é fazer "Fund Raising" - arrecadação de fundos para as mais diversas finalidades (enterro, casamento, estudo, formatura...). Amigos promovem um encontro, em que cada um dá uma certa quantia, e na hora é solicitado mais ainda dos presentes. É um sistema que ainda nos choca; não estamos acostumados (e não sei se vamos nos acostumar a isto...) Desta forma o Justus Onchari está se virando até hoje; vamos ver o que ele vai conseguir para concluir os seus estudos.

Relatório -5- Os jovens

Meu grande objetivo para 2008 (além do ABLAZE) é trabalhar mais com os jovens, já que a Escola Dominical está bem equipada e organizada, graças ao apoio de muitos de vocês. Estes na foto são alguns jovens da nossa congregação. Estou conversando com eles para dar um curso aos sábados (Introdução à Bíblia, História de Lutero, ou outro; já tenho material prometido para estes cursos). Mas o que eles realmente precisam é uma mesa de pingue-pongue, para ter alguma atividade esportiva também( temos pouco espaço na igreja). Quem já foi jovem sabe a importância que a integração esportiva tem. Será que alguém se anima a fazer a doação de uma mesa? Tenho que fazer um orçamento...
Um outro desafio é este grupo de jovens de Kawangware: The Conquerors (Os Vencedores). São professores de Escola Dominical, cantam muito bem, apresentam teatro de uma maneira quase profissional! Em Setembro visitaram uma escola para testemunhar de Jesus. 3000 pessoas foram atingidas pelo Evangelho naquele final de semana por este grupo! Pretendem gravar um CD, mas não tem verba. Estão sempre prontos a acompanhar quando visitamos a prisão, quando a Hora Luterana tem algum programa evangelístico, e em outras programações da paróquia também. Quase todos estão desempregados, e dois foram recuperados pelos jovens da congregação (eram meninos de rua); um voltou para a escola este ano. Vieram falar comigo que querem colocar o trabalho evangelístico que fazem debaixo do "guarda-chuva" do ABLAZE (Aquecendo Corações), pois este é o grande alvo deles. Como poderia ajudá-los? Não sei; passo a bola adiante. Quem sabe alguém se anime a patrocinar o CD deles; ou a pagar uma bolsa de estudo...

Relatório -6- Os órfãos

Um projeto que está dando certo apóia 25 crianças órfãs de uma escola próxima à igreja de Kawangware. O Evangelista Sylvester e a Diacionisa Mary (da nossa paróquia) já tinham conseguido patrocínio para uniforme e calçados. Em Outubro começou um programa de alimentação para estes órfãos. Um casal da nossa comunidade, húngaros, (minha professora de inglês!), conseguiu através de uma sociedade missionária da congregação de origem deles na Hungria uma verba mensal para dar um prato de comida para estes órfãos duas vezes por semana.

Cerca de 80 crianças estudam nesta escola, que não tem água encana, não vi banheiros, as salas são pequenas (pagam aluguel pelas salas!!!); algumas crianças trazem lanche, outras não. O terreno da escola é grande, o que permite as crianças correrem bastante e se divertirem.

Nas terças-feiras e nas quintas-feiras, os órfãos são trazidos para a igreja (uma caminhada de uns 10 minutos por um atalho no meio da favela). Primeiro eles escutam uma história bíblica na igreja, cantam, oram.

Antes de receber o prato de comida, todos se organizam em fila para lavar as mãos. A professora Verônica ajuda as crianças.
É impressionante observar a ordem e obediência das crianças! e o carinho desta professora e de um professor que sempre acompanham as crianças.



Finalmente cada criança recebe o seu prato de comida, preparada por jovens da própria congregação; e sentam no chão e comem...com as mãos, como é costume aqui. - Bem, isto acontece duas vezes por semana; e nos outros dias? o que elas comem? passam o dia na escola, que não tem nem material escolar; e à noitinha vão para casa dos seus "guardiões": parentes, conhecidos, que se responsabilizaram pelos órfãos após a morte dos pais (normalmente devido à AIDS).




Relatório -7- O Grande desafio!!!

O grande desafio que temos pela frente é a continuidade do nosso trabalho aqui em Nairobi. Viemos por dois anos; um já passou. O que será depois? O pessoal daqui está pedindo que fiquemos mais. Os americanos (do Departamento de Missão da LCMS), que estão pagando a nossa conta quase total, estão propondo que busquemos fundos no Brasil e nos Estados Unidos junto a congregações e amigos para cobrir o orçamento por mais um ou dois anos. Estamos pensando em ir de férias ao Brasil em Julho/08, e depois ir para os EUA em Agosto/Setembro para palestrar em algumas congregações e ver o que conseguimos (este é o sistema da LCMS-WM agora para todos os missionários no exterior:cada um se vira para ajuntar o seu orçamento, com orientação do departamento de Missão da LCMS). Alguém tem alguma idéia para nos ajudar?
A congregação local mal e mal ajunta US$ 100.00 por mês para ajudar nas despesas de condução. Estamos trabalhando na área da mordomia, mas as necessidades são muitas e as condições financeiras do povo são fracas.


Esta é nossa afilhada Mônica Mbui, que completou 1 ano no dia 1º de Outubro. Neste final de semana ela foi internada num hospital, e o pai dela veio nos pedir ajuda. Lógico que ajudamos. Assim, as necessidades se multiplicam e vamos nos apegando cada vez mais às pessoas.


- Confiamos que os caminhos e os planos de Deus são bem melhores do que os nossos. Deixamos tudo aos seus cuidados. Assim como ele nos trouxe até aqui e nos tem abençoado, ele também tem os seus planos traçados para o nosso futuro. Continuem orando por nós, e nos ajudem a cumprir a Missão de Deus aqui na África.


Abraços mil. Walter e Lídia