segunda-feira, 2 de julho de 2007

CONTATOS - 1

Pensávamos que estaríamos um tanto isolados do assim chamado "mundo político eclesiástico" vindo a Nairobi. Mas como Nairobi é uma capital estratégicamente bem localizada na África, ela é sede de uma série de organizações e entidades eclesiásticas e civis, e atrai representantes de todo o mundo. A terceira maior sede da ONU fica aqui. Isto faz parte dos "CONTRASTES", que foi assunto de um dos BLOGs.
Nestes nove (9) meses que estamos aqui, tivemos vários e bons contatos com lideranças eclesiásticas e civis, as quais gostaríamos de compartilhar com os nossos familiares e amigos. Vários conhecemos nos Estados Unidos, outros estiveram em nosso escritório ou em nossa casa no Brasil.
Agradecemos a DEUS por estes bons relacionamentos cultivados e pelos novos contatos, pois eles nos ajudam a abrir os olhos para ver como o trabalho no Reino de Deus é realizado de uma maneira multiforme, conforme os dons que DEUS distribuiu a cada um. E nós fazemos parte deste trabalho, sendo instrumentos nas suas mãos. SOMENTE A ELE A GLÓRIA e a nossa gratidão por esta oportunidade de trabalho neste mundo de contrastes.
(A foto foi tirada na semana passada numa churrascaria gaúcha aqui em Nairobi. Estamos longe, mas nem tanto assim. - Observem o detalhe da chaleira no fogo-de-chão no quadro atrá de nós...)
********************************************************************************

Rev. Peter e Renate Ahlers, Presidente do Sínodo Evangélico Luterano Livre da África do Sul - FELSISA , nos acolheram em sua residência em Pretória quando viemos de São Paulo para Johannesburgo e fizemos uma pequena escala de dois dias na África do Sul. Já tinham estado em nossa casa no Brasil em 2003 e eu já os havia visitado em duas ocasiões. Foi uma boa transição antes de chegarmos definitivamente em Nairobi.

****************************************************************************
O Dr. Dirk English, médico da Embaixada Alemã em Nairobi, responsável pela saúde de todas as Embaixadas Alemãs da África, veio a Nairobi um pouco antes que nós. Nos foi apresentado por um amigo comum, Moacir Mello, funcionário da FUNAI. Dr. Dirk trabalhou um tempo no Brasil e conheceu o Moacir. Moacir é amigo do tempo do meu estágio em São Paulo há 36 anos atrás, e é casado com a Lilian, filha do pastor Ernesto Heine, meu orientador de estágio.
Pouco depois que chegamos, Dr. Dirk nos convidou para uma recepção em sua casa, onde fomos apresentados a vários funcionários da Embaixada alemã. Após estes contatos, visitamos a igreja alemã, que fica dentro do condomínio da Embaixada, e conhecemos diversos congregados e também a Pastora.
Também logo fomos apresentados ao Dr. Aansi Simojoki, finlandes, Diretor da Lutheran Heritage Foundation -LHF -para a África, que mora no mesmo bairro de Karen onde moramos. Dr. Robert Rahn, Diretor Mundial da LHF, nos visitou no começo do ano aqui em Nairobi . Infelizmente não encontrei a foto com eles. - Também: se me esqueci de algum visitante ou de algum contato, peço perdão; e peço que me avisem para redimir a minha culpa.


Contatos - 2 - Diretoria da ELCK

A Diretoria da Evangelical Lutheran Church in Kenya - ELCK: Rev. John Halake, Secretário Geral; Rev. David Chuchu, Coordenador de Projetos; Rev. Dr. Bispo Walter Obare; Mr. John Michoro, Tesoureiro. Todos têm os seus escritórios provisórios nas dependências de nossa congregação, pois os escritórios que existiam foram demolidos para dar lugar a uma nova construção de três andares, que vai abrigar a sede da ELCK, instalações para a congregação, e escritórios que serão alugados.
*******************************************************************************

A Diretoria da ELCK, o pastor Omodhi e líderes da congregação. Da. Eunice (de branco) é a esposa do Bispo, muito querida e respeitada por todos.

Na ocasião desta foto tivemos uma reunião com um grupo de americanos (do PLI), e o bispo apresentou a esposa como "a minha melhor metade; se ela não estivesse aqui, vocês estariam me vendo só pela metade..." - elogio raro na cultura africana; e não é a primeira vez que ele a elogia assim em público. - O casal tem 11 filhos: o mais velho, Isaiah (na foto:ao lado da mãe), é pastor e vai começar o seu mestrado em Fort Wayne em setembro deste ano.

*******************************************************************************

O Rev. Dr. Bispo Walter Obare oficiou a minha instalação no dia 05/11/07.

Um detalhe para pensar: Ele tem a chamada "Sucessão Apostólica", pois foi ordenado por um Bispo da Suécia - igreja luterana que mantém esta tradição, que remonta ao apóstolo Pedro.



Contatos - 3 - LCMS-WM - (Departamento de Missão da LCMS)

Dr. Paul Müller é o secretário Geral para a África do Departamento de Missão da LCMS. Sua esposa Joy é a responsável pelos projetos missionários e sociais. Eles moram no mesmo condomínio que nós moramos, mas geralmente estão viajando em visita às missões ou participando de reuniões. Foram missionários na Libéria na mesma época em que os Houge's e os Roegner's estiveram lá como missionários; quando estourou a guerra civil na Libéria há alguns anos atrás, todos tiveram que se refugiar e sair do país. - São membros de nossa congregação.
*************************************************************************
Joy apresentou os nossos BLOGs ao Departamento de Comunicação da LCMS-WM, que imediatamente fez contato comigo dizendo que ia compartilhar o BLOG com toda a Área de Missão e com os demais missionários, além de salvá-lo nos seus arquivos. Uma das funcionárias do Dep. de Comunicação foi voluntária na Argentina, sabe espanhol e um pouco de português também.

Qual não foi minha surpresa quando apareceu em primeira página no suplemento do ABLAZE do jornal REPORTER, - o maior jornal da LCMS - a matéria do BLOG sobre o início do ABLAZE aqui na nossa congregação!

***************************************************************************



Rev. Claude e Rhoda Houge são os responsáveis pelo escritório regional da Missão da LCMS-East Africa. Rev. Claude coordena os Centros de Treinamento Missionário no Quênia, Uganda, Tanzânia e Etiópia; Rhoda é a Administradora Financeira da Missão. Foram eles que nos acolheram quando chegamos aqui, nos hospedaram em sua casa por uma semana, alugaram previamente a casa para nós, nos levaram para comprar os móveis e demais coisas necessárias para a casa, o carro, etc. etc. Enfim, são a nossa "família" mais direta aqui. - Já foram missionários na Libéria e em Ghana, antes de virem para o Quênia. - Rhoda é organista na congregação.


*********************************************************************************





Dr. Robert Roegner é o Diretor Geral das Missões Mundiais da igreja irmã Lutheran Church -Missouri Synod. Esteve no Brasil rapidamente por ocasião de uma reunião do Conselho Luterano Internacional - ILC - em Foz do Iguaçu, PR, em agosto/2003, quando apresentou pela primeira vez o ABLAZE - Aquecendo Corações - aos líderes das igrejas luteranas de todo o mundo.



Ficou uma semana hospedado na casa do Dr. Paul Müller, nosso vizinho, e tivemos muitas oportunidade de conversar e de mostrar o trabalho aqui em Nairobi. No dia 6 de maio pregou em nossa congregação.



Na foto, um almoço em nossa casa: Lídia, Dr. Roegner, Rhoda.



*************************************************************************







Dr. David Birner é o Diretor Adjunto para as Missões Internacionais da LCMS-WM. Ele esteve no Brasil para as celebrações do Centenário da IELB em Gramado/Canela, RS, representando oficialmente o Presidente Gerald Kieschnick; e também em outra ocasião, acompanhando o Pres. Kieschnick numa visita à América do Sul, quando se reuniu com a Diretoria da IELB. Nos encontramos diversas vezes em St. Louis, Mo, e é um grande amigo. Humanamente falando, ele foi o responsável primeiro pela nossa vinda para cá; pois foi ele quem sugeriu o nosso nome aos seus colegas do departamento de Missão e depois ao Pres. Kieschnick e ao Bispo Obare quando estiveram aqui em agosto do ano passado para uma reunião regional do ABLAZE.




Ele e o Dr. Roegner acompanharam um grupo de voluntários no começo de maio (cf. postagem seguinte - nº 4 - do BLOG).




No foto: Dr. Birner, Dr. Müller, Dr. Roegner, num café da manhã em nossa casa.




Contatos - 4 - Grupos

Rev. Wayne Graumann liderou um grupo de voluntários do Texas, USA, que veio conhecer a realidade e as necessidades da igreja no Quênia. Pretendem abraçar um ou dois projetos a longo prazo, e vir regularmente, treinando pessoas locais para a continuidade do projeto.
Rev. Graumann é o Presidente do Conselho Administrativo do Seminário de Fort Wayne.
Na foto: O grupo de voluntários, após uma reunião com o Bispo Obare e liderança da igreja; Acompanharam o grupo o Dr. Roegner e o Dr. Birner, do Departamento de Missão da LCMS, juntamente com o Dr. Müller, Diretor de Área da Missão na África.
**************************************************************************

Mrs. Sally Henrickson é a Coordenadora para Recursos Médicos da LCMS-WR (World Relief= Serviço Social). Já esteve várias vezes aqui, sempre trazendo grupos de médicos e enfermeiras voluntários para trabalhar na favela de Kibera e em outras regiões carentes do país. - É bonito de se ver a integração entre os médicos e assistentes americanos, e os médicos e assistentes locais, cedidos pelo governo numa ação conjunta. Os jovens da comunidade de Kibera ajudam como tradutores. - Na última vez que estiveram aqui, o Bispo Obare fez a abertura das atividades, numa cerimônia que contou com a presença da liderança da ELCK.

***************************************************************************


Pastoral Leadership Institute - PLI - é um programa de formação de liderança pastoral nos Estados Unidos. Faz parte do programa que os participantes visitem uma igreja irmã. Vários grupos do PLI já visitaram o Brasil. Pelo que sei, este é o primeiro grupo do PLI que visita a Igreja Evangélica Luterana do Quênia. O Diretor Internacional do PLI, Dr. Norbert Oesch, esteve aqui em fevereiro deste ano (Cf. detalhes neste BLOG = bloco 5 - Indivíduos).
O grupo visitou congregações, dirigiu seminários de liderança, doou vacas para pastores do interior e bicicletas para alguns líderes/evangelistas, material de Escola Dominical, material de enfermaria para uma ambulatório da igreja em Kibera...
Os 4 casais estiveram no Quênia de 12 a 30 de junho. No final do trabalho, fizeram um belo safari.
Lídia e eu estivemos responsável por boa parte da programação deles, pois o casal americano responsável por grupos (o Rev. Claude a a Rhoda) estão nos Estados Unidos para reuniões e a Convenção Geral da igreja. Foi uma experiência muito boa!!! - Confiram maiores detalhes no BLOG em inglês sobre as atividades do grupo: http://pastorwinterle.blogspot.com/


Contatos - 5 - Indivíduos

Dr. Pekka Huhtinen (ao centro na foto) é o Diretor de Missões da LEAF - Lutheran Evangelical Association of Finland (Associação Evangélica Luterana da Finlândia). A LEAF atua há bastante tempo no Quênia, patrocinando missões entre os massais e em outras tribos também, em cooperação com a Evangelical Lutheran Church in Kenya - ELCK. Há muitos missionários e entidades finlandesas atuando no Quênia sob a coordenação da LEAF; quando estes missionários estão em Nairobi, muitos deles vêm aos nossos cultos. O Rev. Reino Toikka (à direita na foto) atende uma comunidade luterana finlandesa em Karen (bairro em que moramos), e sua esposa tem uma missão entre os massais; ele nos apresentou ao Dr. Pekka.
Quando estive na Finlândia há alguns anos atrás, tive oportunidade de visitar o escritório da LEAF e conhecer um pouco do trabalho desta associação missionária.
***************************************************************************

Dr. William W. Schumacher é professor no Seminário de St. Louis, MO, na área de Teologia Histórica e no Instituto para Estudos Missionários. Aproveitou o seu Ano Sabático para visitar as instituições teológicas da África. Tivemos oportunidade de convidá-lo para uma pizza em nossa casa e conversar bastante sobre a história da IELB.
Dr. Schumacher participou do encontro de Seminários Luteranos promovido pelo ILC - International Lutheran Council, na África do Sul este março deste ano; e vai ao Brasil agora em julho participar do seleto Congresso Internacional de Lutero, na ULBRA.
*************************************************************************
O Dr. Ebenézer Boafo é natural de Ghana e atualmente é o Diretor de Área para Traduções na África, da Sociedade Bíblica International. Fez seu Doutorado em Missiologia no Seminário de Fort Wayne sob a coordenação do Dr. Douglas Rutt (grande amigo do Brasil!!!), que nos apresentou quando o Dr. Boafo veio para cá. Está participando de nossa congregação.


******************************************************************************
Mr. John Maina é o Diretor da Hora Luterana do Quênia - Nuru Lutheran Media Ministry. Eles têm um excelente trabalho nas prisões de Nairobi com os Cursos Bíblicos por Correspondência, indo visitar os alunos regularmente (cf. BLOGs em inglês sobre "IN PRISON"). Também trabalham ativamente na missão entre massais e outras tribos(Cf. o BLOG sobre nossa visita a Kuma, Kajiado).
Já sentamos diversas vezes juntos, compartilhando minhas experiências do tempo da Hora Luterana e o trabalho que a CPTN brasileira tem feito na atualidade.
*******************************************************************************

O Bispo Andrew Mbugo Elisa, da Igreja Luterana do Sudão, esteve em nosso culto no dia 29/04/07. Seguidamente ele está em Nairobi, ou em contato com o escritório da Missão da LCMS, ou em contato com a Lutheran Heritage Foundation - LHF. - (Ele aparece na capa da revista BOAS NOVAS - EDIÇÃO Nº 22).
Na foto: Rev. Claude Houge, da Missão da LCMS; Bispo Elisa; Rev. Carlos W.Winterle; Rev. Graumann.
****************************************************************************
O Dr. Norbet C. Oesch é o Líder Internacional do PLI - Pastoral Leadership Institute. Reside em Tustin, Califórnia, EUA. O PLI já enviou diversos grupos de pastores participantes deste treinamento de liderança ao Brasil, e recentemente um grupo do PLI esteve aqui em Nairobi e estivemos responsáveis pela sua programação (cf. último BLOG em inglês).
Conhecia o Dr. Oesch só por telefone, quando mediei a ida dele ao Brasil no ano passado. Ele esteve em outubro em reuniões com a Diretoria Nacional da IELB e com os professores do Seminário. Quando soube que havia uma churrascaria gaúcha aqui em Nairobi, fez questão de ir lá e comer um delicioso churrasco. - Sua visita aconteceu em 19 de fevereiro/07.
Ele está programando vir novamente ano que vem e dirigir um treinamento de lideranças para pastores do Quênia.
*****************************************************************************









Tivemos a visita em 17/06 do Rev. Lufingo Sadiki , Diretor da Sociedade Bíblica da Tanzânia, e do seu colega Rev. Liva Ramnandafi, de Madagascar. A Sociedade Bíblica da Tanzânia é membro das Sociedades Bíblicas Unidas.






Após o culto, eles posaram com algumas crianças da escola Dominical. Rev. Lufingo tem mantido contato seguido por e-mail, como também muitos outros visitantes o fazem.

Contatos 6 - Eventos

Fundação Gamaliel:

Na segunda semana aqui em Nairobi, participamos de um seminário para formação de lideranças, patrocinado pela Fundação Gamaliel, dos Estados Unidos. Representantes das duas igrejas luteranas do Quênia, das igrejas Presbiteriana, Metodista e da Anglicana estiveram presentes. Foi uma boa oportunidade para conhecer boa parte da liderança evangélica do Quênia. (Na foto: os preletores e organizadores.)

************************************************************************************
ILC - Força Tarefa

Estávamos há pouco mais de um mês aqui em Nairobi quando viajamos para Cambridge, Inglaterra, para uma reunião de uma Força-Tarefa do Internacional Lutheran Council - ILC . Lá tivemos oportunidade de visitar a sede da Igreja Luterana da Inglaterra e reecontrar os bons amigos e companheiros do ILC: Dr. Nafzger (EUA), Dr. Lehmann (Canadá), Dr. Quirk (Inglaterra), Pres. Ekanem (Nigéria) e Pres. Um (Coréia). - Encontramos também os pastores brasileiros que trabalham na Inglaterra: Cláudio Flor e Arno Bessel; e a viúva do Prof. Deomar Roos, a Neide.


************************************************************************************


FMTL:















O Fórum Mundial de Teologia e Libertação - FMTL, que aconteceu uns dias antes do Fórum Social Mundial - FSM - em Janeiro/06, foi realizado num colégio católico há 10 minutos da nossa casa. Recebi convite para participar através do Joca, que me colocou em contato com os organizadores, Frei Susin e Dr. Joe, gaúchos de Porto Alegre. Foi uma excelente oportunidade de conhecer pessoas, líderes de igrejas, de todas as partes do mundo. Para encerrar o evento, o Arcebispo Desmon Tutu foi o convidado de honra.

Contatos - 7 - Brasileiros






Durante o Fórum Social Mundial, que aconteceu aqui em Janeiro último, fomos num show do Martinho da Vila (cf. fotos). Encontramos vários brasileiros junto ao palco armado ao ar livre no Parque Uhuru, atrás da nossa igreja.
Assim que chegamos aqui em Outubro/06, fomos nos registrar na Embaixada Brasileira. O Embaixador Antonio José Rezende de Castro não estava; e fomos muito bem recebidos pelo Conselheiro Luis Felipe. Há pouco mais de 100 brasileiros aqui no Quênia. Encontramos alguns casualmente em super-mercados. Há uma excelente churrascaria PAMPAS, muito bem conceituada na cidade. Há o restaurante CAFÉ BRASIL, onde participamos de uma Festa Junina semana passada. Mas isto é assunto para um próximo BLOG.
Temos também pessoas de várias partes do mundo participando de nossa congregação: Namíbia, Hungria, Moçambique, Estados Unidos, Finlândia, Suécia, Alemanha, Tanzânia, Índia...
Mas isto também é assunto para um próximo BLOG.
Agradecemos a Deus por todos estes contatos, que nos ajudam a ver a dimensão do Seu Reino e o lugar estratégico em que Ele nos colocou. Um abraço em todos e obrigado pelos contatos e reações via-email que estamos tendo. É muito importante para nós mantermos estes contatos com a família e os amigos do Brasil e do outras partes do mundo.
Mandem comentários ao BLOG diretamente ao endereço do nosso e-mail, e não via-Blog; fica melhor para nós acompanharmos: cwwinterle@yahoo.com.br