domingo, 29 de abril de 2007

NOSSO CANTINHO - 1 - A caminho de Karen

Como prometemos no último BLOG, quando apresentamos o Kenya e Nairobi, hoje vamos apresentar o bairro em que moramos, Karen, e a nossa casa. Moramos a uns 18 km do centro da cidade, e o acesso pode ser feito por duas estradas: A Langata Road e a Ngong Road. Saindo destas ruas principais, o acesso para nossa casa é por ruas como a que aparece na foto. Todas as propriedades são cercadas por cercas-vivas, aparadas continuamente à mão, com grandes facões. Quando chegamos, os jacarandás estavam floridos! As propriedades são grandes, e o bairro é conhecido pelos muitos europeus (ou de origem européia) que vivem aqui. Mas muitos quenianos abastados também moram nestas propriedades. Poucas casas podem ser vistas, devido às cercas-vivas, e ficamos imaginando o que há por trás delas.

Nosso Cantinho - 2 - O Centro de Karen

Este é o centrinho do nosso bairro: Karen, a cinco quilômetros de nossa casa. É um pequeno centro comercial, com um mercado grande e muito bom, e outros mercados menores, como este que aparece na foto "Karen Provision Store". Aí também fica o correio, bancos e muito comércio informal.

Nosso Cantinho - 3 - Casa de Karen Blixen

Esta é o Museu Karin Blixen, perto da nossa casa, a caminho do centrinho de Karen. A casa é de 1912. Karen - que dá o nome ao bairro - morou na casa de 1917 a 1931. Ela era uma Dinamarquesa, que trouxe desenvolvimento ao bairro plantando café e fazendo muito contato com o povo nativo Massai. Inspirou o livro e o filme "Out of Africa" - "Entre Dois Amores".

Nosso Cantinho - 4 - O Caminho para nossa casa

Moramos num belo condomínio, cheio de árvores e muitas flores. São poucas casas: 3 casa de material e uns 4 bangalôs (chalés de madeira, pequenos). O Secretário de Missão da LCMS-WM para a África, Dr. Paul Müller e sua esposa Joy, e o estagiário Nathan Scheele e esposa Melissa moram no mesmo condomínio. Em junho o estagiário volta aos EUA, e em agosto muda para cá o Facilitador de Área - East Africa - Rev. Claude e sua esposa Rhoda, nossos grandes amigos e apoiadores. Todos são membros da nossa congregação no centro da cidade.

Nosso Cantinho - 5 - Nossa casa

Chegamos em casa! É uma casa nova, em estilo rústico, com detalhes em pedras dentro e fora. Abriram uma clareira no mato para construir a casa. Além de muitos pássaros e esquilos, temos o hyrax - um animal do tamanho de um gato, rabo pitoco, que só existe aqui; é um animal noturno, que berra horrivelmente à noite; agora já nos acostumamos, mas nos primeiros tempos, no silêncio e solidão da casa... E estes dias apareceu um macaco, que entrou pela janela na nossa despensa e roubou bananas; entrou também em nosso quarto, pois vimos as marcas das patas na parede da janela; mas não fez nenhum estrago. E dia seguinte tentou entrar pela janela da cozinha para pegar uma banana de cima da pia enquanto eu preparava o meu "breakfast"!

Nosso Cantinho - 6 - Entrada cozinha

Entrando na casa, temos a sala de jantar e de estar (próximo quadro), um lavabo (na entradinha com as girafas) e a cozinha à direita, onde também tomamos nossas refeições diárias. O calendário com o aniversário dos nossos amigos está bem no caminho! Nos fundos temos uma mesa com guarda-sol, no pátio, onde recebemos os amigos e ficamos observando os pássaros e os esquilos no mato que cerca a casa e no comedouro que colocamos para eles. O tempo aqui geralmente é muito bom, ensolarado, clima agradável; mesmo na época da chuva, o sol aparece em algum momento do dia.

Nosso Cantinho - 7 - Sala de Jantar e Living

Esta é nossa sala de jantar e nossa sala de estar, conjugados. À esquerda, a porta de entrada. A casa é ampla, com três suítes; uma delas é meu escritório; a outra é o quarto de visitas, esperando por vocês! e a outra é o "nosso cantinho", lógico!!!
Graças ao bom Deus estamos morando bem, num lugar muito sossegado e gostoso. Depois do trânsito pesado e da realidade contrastante que vivemos no dia-a-dia, é bom poder voltar ao lar e descansar. "Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro" (Salmo 4.8).

quinta-feira, 19 de abril de 2007

NAIROBI (1) Capital do Quênia

Queremos apresentar em sete quadros um pouco do que é o Quênia e a cidade em que moramos, Nairobi.
O Quênia foi descoberto pelo português Vasco da Gama em 1498. O litoral é banhado pelo Oceano Índico e (dizem) é muito bonito! Os portugueses ficaram aqui 200 anos, até que foram expulsos pelos árabes em 1698. Em 1886 a Europa colonial dividiu a África entre si, cabendo o Quênia à Inglaterra. Nairobi surgiu por volta de 1898, como um entreposto na construção da Estrada de Ferro que liga o litoral com o interior,construída pelos ingleses com mão de obra hindu.
Depois de muitas lutas pela independência, finalmente em 1964 o Quênia foi declarado uma república autônoma e teve o seu primeiro presidente: Jomo Kenyatta.
O Quênia faz fronteira com: Somália, Etiópia, Sudão, Uganda e Tanzânia. A uns 200km daqui fica o Kilimanjaro, a maior montanha da África, coberta com neve.
Não há muitos brasileiros aqui: cerca de 110, pela informação da Embaixada do Brasil, a maioria religiosos. Mas há uma Churrascaria Pampa, muito boa, e esta semana fomos no Café Brasil, perto das embaixadas. Encontramos produtos Tramontina, Lorenzetti e Café Pelé.
Os super-mercados são muito bons, grandes e bem sortidos. As grandes marcas mundiais se fazem presentes aqui no comércio. Às vezes dá a impressão que estamos num super-mercado dos EUA.
A população do Quênia, segundo o censo de 1999, é de 30 milhões de habitantes, e a expectativa de vida é de 47 anos (já estamos velhos aqui...). A AIDS é uma calamidade pública! 25% da população mora em região urbana. As maiores religiões são a Anglicana e a Católica Romana, com uma grande variedade de igrejas evangélicas. Os muçulmanos são bem visíveis, principalmente pelas vestimentas (burca) que usam e pelas mesquitas.

Nairobi (2) - Uma cidade verde

É impressionante o que há de árvores, plantas e flores na cidade! Um programa de embelezamento está plantando milhares de árvores nas ruas e estradas. A flor mais comum é a três-marias (buganvilha), em todas as cores imagináveis, e cobre árvores, muros, sebes, às vezes bem aparada,outras crescendo solta; floresce o ano todo. (Vê-se a torre da nossa igreja nos fundos à esquerda e a torre da igreja presbiteriana em frente.)
O clima aqui favorece, pois está sempre entre 11 e 29 graus. O sol é quente durante o dia, pois estamos numa altitude de 1700m e perto da linha do Equador; mas à noite e de manhã sempre está fresquinho. É o clima que pedimos a Deus!!!
A língua oficial é o Inglês e o Kiswahili (ou Swahili) é a língua nacional. 42 outras línguas étnicas são faladas no país. Algumas palavras em Swahili: Jambo=Oi! Karibu=Bem-vindo! Asante=Obrigado!
Nairobi tem uma população de cerca de 3 milhões de habitantes (metade em Kibera) e é uma cidade bastante espalhada. Tem a 3ª maior sede da ONU (as outras ficam em Nova York e em Genebra) e é uma referência para este lado da África (East Africa).

Nairobi (3) - Nossa igreja e os prédios modernos

Nossa igreja - a Uhuru Highway Lutheran Cathedral - fica numa localização privilegiada, cercada por um lado de belos e modernos prédios (como este que se vê na foto), tendo à sua frente a Universidade do Kenya e aos fundos o grande parque verde da cidade - Uhuru Park. Na mesma Roundabout (rotatória) ficam a Igreja Católica da Universidade, a igreja Presbiteriana, uma sinagoga e uma igreja da Ciência Cristã. É chamada de "Holy Roundabout", ou "God's corner".
Nairobi é uma cidade de contrastes enormes! Se por um lado tem grandes e belas avenidas e prédios, por outro lado tem a maior favela da África (Kibera, com um milhão e meio de habitantes) e uma periferia muito pobre (já relatado em Blog anterior).
A moeda aqui é o Shilling Keniano (KSH) e 1 US dólar vale KSH 70,00. Neste meio ano em que estamos aqui não vimos inflação. O custo de vida não é muito diferente do Brasil. Tem muito produto importado, e os carros são todos importados, muitos de segunda mão; não há indústria automobilística aqui. Muita roupa e sapatos usados são importados também e dominam as muitas feirinhas livres e o comércio informal, que é enorme. O desemprego é um grande problema; mas não se vê crianças pedindo nas sinaleiras, e os mendigos que há são só os cegos ou aleijados; e não são muitos.
A educação aqui é muito valorizada e há muitas escolas e universidades, a maioria em campus fora do movimento central (também as escolas primárias e secundárias privadas). Não sei como o povo consegue pagar; só o ensino fundamental é grátis.

Nairobi (4) - A feira Massai

As feiras Massai são um espetáculo à parte! O artesanato aqui é muito diversificado e bem acabado. Cobiçadas são as peças em madeira de ébano: bem pretas! E é tudo na base da pechincha: às vezes consegue-se baixar o preço pela metade, "chorando" bastante. Como dizem aqui: a cor da nossa pele inflaciona os produtos. Normalmente os brancos aqui são ricos em comparação com a população local; e somente 1% da população é de origem asiática, árabe ou européia...
Os massai são um povo com costumes bem primitivos e bem conservados (reportagem em Blog anterior). Mas há 42 tribos diferentes, com sua linguagem própria, que hoje convivem nas grandes cidades, mas que ainda conservam seus territórios no interior. Em geral a cultura é bastante "machista". Ainda há poligamia nas tribos. Muitas mulheres ainda sofrem a chamada "circuncisão feminina", como um rito de passagem, apesar da proibição do governo e da conscientização das escolas. As mulheres é que fazem o trabalho pesado; elas carregam as crianças nas costas, lata d'água na cabeça, ou enormes feixes de lenha sustentados pela testa (quando não tem criança nas costas), e sacolas nas mãos; e os homens caminham à frente com um bastão e um cajado na mão, como nos tempos antigos, para defender se vier um animal selvagem. É raro, mesmo nas cidades, ver um homem carregar uma criança no colo. Na igreja é um pouco mais comum; mas são exceções. - Também nos serviços públicos de varrer ruas, cortar o gramado (com grandes facões!), ou limpeza das valetas e colocação de asfalto nas ruas (operação tapa-buraco) as mulheres trabalham em pé de igualdade com os homens no serviço pesado.

Nairobi (5) - Nairobi National Park


O turismo é muito bem explorado e há vários parques com animais selvagens. Fomos visitar o Maasai Mara (reportagem já publicada no BLOG). Este Nairobi National Park fica a meio caminho da nossa casa para o centro da cidade (uns 10 km aqui de casa). Tem 113 km² e 80 espécies de mamíferos (inclusive leões, rinocerontes... ) além das aves, répteis, etc. Entra-se de carro e os animais estão soltos, como no seu habitat natural. O Parque tem também um Safari Walk - um trajeto que dá para fazer a pé, vendo os animais em cercados grandes. Volta e meia vemos "baboos" (macacos) na beira da estrada na frente do Parque. Uma vez vimos uma hiena atropelada; deu pena...

Nairobi (6) - As famosas Roundabout

Devido à influência inglesa, a mão de direção aqui é invertida: A direção do carro é do lado direito e se anda na pista da esquerda. No início foi uma verdadeira tragédia!!! A primeira providência que tomamos foi ir numa auto-escola. Praticamente todos os cruzamentos aqui têm Roundabout (rotatórias). É necessário saber com antecedência para onde se vai, pois não se pode trocar de pista dentro da Roundabout; para dobrar à esquerda, só pode ser usada a pista da esquerda; para ir reto, pode-se usar as pistas 1,2 e 3; para dobrar à direita ou fazer o retorno completo, só usando a pista 4; e para sair da Roudabout não pode trocar de pista. Se as sinaleiras funcionassem e todos respeitassem a regra, seria uma maravilha; mas é "aí que a porca torce o rabo..." (Na foto: Lídia e a nossa professora de teoria na Auto-Escola).

Nairobi (7) - As ruas estreitas

Vocês conseguiriam passar no que "sobrou" de estrada, com este caminhão vindo em sentido contrário? Esta foto foi tirada de dentro do nosso carro, eu dirigindo e a Lídia registrando; deu para passar... mas no início suávamos frio. Tive um bocado de dor de barriga e taquicardia. Hoje já estamos acostumados. As ruas e estradas são, geralmente, muito estreitas, sem acostamento bom (normalmente tem um degrau), e muita gente andando e bicicletas. É impressionante como o povo aqui anda a pé! ...por uma questão de economia, além do que o transporte público é um caos, com os famosos "matatus" (lotações), que não respeitam leis de trânsito.
Esta é uma das ruas que levam do centro para o bairro em que moramos, Karen. Mas isto é assunto para um outro BLOG.

domingo, 15 de abril de 2007

PIQUE-NIQUE 1 - Paradise Lost

Segunda-feira de Páscoa foi feriado aqui no Kenya. Aproveitamos e fomos fazer um pique-nique com os nossos amigos americanos Rev. Claude e Rhoda Houge (que são o nosso ponto de apoio forte aqui!). Fomos a um lugar chamado Paradise Lost (Paraíso Perdido), com muita área verde, um lado grande com barquinhos, avestruzes, camelos, cavalos e uma bela cascata. Levamos sanduíches, bebidas, batatinha frita, pepino em conserva.... Para estar completo o pique-nique, só faltaram as formigas.... O tempo estava ótimo e aproveitamos bem o dia.
Este parque fica a uns 45 minutos da nossa casa, e vimos várias plantações de café na beira da estrada em direção ao parque. Nos impressionou o grande número de indus que estavam fazendo pique-nique também, aproveitando o feriado; os indus dominam o comércio aqui. Vimos poucos quenianos no parque...

Pique-nique 2 - Camelos

Para quem nunca andou a cavalo, que tal uma volta num camelo? "Ver para crer!" (já que o Evangelho de hoje falou de S.Tomé....). O bicho se ajoelha para se poder montar, e na hora de levantar e abaixar é que são elas: um solavanco daqueles! Mas eu não podia perder esta oportunidade!!! Sei eu lá quando vou montar num camelo de novo...

Pique-nique 3 - A cascata

Durante a caminhada pelo parque, ouvimos o barulho de água e fomos conferir: Uma bela queda d'água, em meio a pedras e árvores enormes. Havia um caminho que levava por trás da cascata, em direção a uma gruta.

Pique-nique 4 - "Atrás da cachoeira"

A gente sempre brinca quando alguém fala muito alto, dizendo que "parece que está atrás da cachoeira". Realmente, era necessário falar bem alto devido ao barulho da água. Mas foi muito legal poder ir por trás da cascata. Observem também as raízes junto à cascata (faço um comentário específico sobre as raízes mais adiante, foto nº 6)

Pique-nique 5 - A Caverna

Por trás da cascata tinha uma gruta. A Lídia foi até o final dela (eu não me arrisquei, pois ia estreitando e afunilando).

Pique-nique 6 - Raízes

Junto à cascata havia árvores grandes, cujas raízes vinham acompanhando a cascata, como uma cortina de raízes, muito grandes. Uma coisa impressionante!

Pique-nique 7 - Cactus

Como gostamos de cactus, não podíamos deixar de tirar uma foto junto a um enorme cactus, começando a florir.
Com isto terminamos o nosso feriado e voltamos para casa. Foi muito legal!!!
No próximo bloco pretendo relatar a minha experiência na visita ao maior presídio do Kenya! Aguardem! (mas acho que vou fazer este relato da visita à prisão primeiro em inglês, pro Blog oficial da igreja; confiram durante a semana: http://pastorwinterle.blogspot.com/ )

quarta-feira, 11 de abril de 2007

PÁSCOA - (1) - A Árvore-de-espinhos

A celebração da Páscoa inclui a Sexta-Feira-Santa; pois sem a morte de Jesus não há ressurreição; e sem a ressurreição, sua morte não tem sentido (1 Coríntios 15.17).
Uma Árvore-de-espinhos (Thorn tree), muito abundante e típica daqui , foi colocada junto à coroa-de-espinhos. Os participantes do culto receberam um pedaço de papel e foram convidados a escrever uma Confissão de Pecados ou uma prece, e fixar nos espinhos da árvore. A maioria veio e colocou o seu papel na árvore durante um hino. Depois do culto... (Veja: PÁSCOA - (3)...

PÁSCOA - (2) - A Bênção

A Absolvição, a Liturgia e a Consagração da Santa Ceia, e a Bênção final foram oficiadas pelo Bispo Rev. Dr. Walter Obare Omwanza. O Bispo é membro desta congregação e esta igreja é a sede do seu Bispado; por isso esta igreja é chamada de "Catedral", pois aqui fica a "Cátedra do Bispo" (vê-se a sua cadeira especial ao lado do altar). Esta igreja foi fundada por missionários finlandeses e suecos e segue a tradição desses países. O Bispo tem a assim chamada "sucessão apostólica", isto é: ele foi consagrado bispo pela Igreja Luterana da Suécia dentro de uma sucessão que remonta à época do apóstolo Pedro.

PÁSCOA - (3) - Queimando a árvore e os...

Após o culto e os cumprimentos, todos fomos até os fundos da igreja e o Bispo colocou fogo na árvore-de-espinhos com os bilhetinhos, simbolizando que nossos pecados foram pagos (queimados, não existem mais) por Cristo. E todos foram despedidos na paz de Cristo, na esperança da ressurreição, que seria ( e foi) celebrada no Domingo da Páscoa.

terça-feira, 10 de abril de 2007

PÁSCOA - (4) - Apresentando o ABLAZE

No Domingo da Páscoa, lembrando que a mulheres saíram correndo do sepulcro vazio de Jesus e foram contar a todos o que havia acontecido, fizemos a introdução do ABLAZE na congregação, incentivando a todos a compartilharem a sua fé com o maior número possível de pessoas durante o período de Páscoa até Pentecostes (e posteriormente também, logicamente!)
O movimente ABLAZE (que quer dizer: arder, incendiar, pegar fogo) tem como alvo atingir com o Evangelho de Jesus a 100 milhões de pessoas em todo o mundo até o ano de 2017, quando serão celebrados os 500 anos da Reforma Luterana.

PÁSCOA - (5) - Ablaze= Aquecendo Corações

Tanto no culto inglês como no culto swahili todos receberam o folheto explicativo sobre o ABLAZE (versão em português: Aquecendo Corações) e folhetos evangelísticos para distribuirem. Nos próximos domingos vamos recolher os relatórios e ver quantos contatos evangelísticos foram feitos.

PÁSCOA (6) - Batismo de Braville Kimaro

O pequeno Braville, de 9 meses, foi batizado no domingo da Páscoa. Interessante que ele ficou curioso com a água e se virou completamente para ver a água.
Em nossas visitas de 4ª-feiras pela manhã estamos dando preferência às famílias que tem crianças ainda não batizadas. Fazemos um estudo sobre o batismo, deixamos um catecismo com a família e marcamos a data do batismo.

PÁSCOA - (7) - Kevin conferindo o certificado

O menino Kevin, de 9 anos, também foi batizado na Páscoa. Quando visitamos a sua família na semana anterior e ficamos sabendo que ele não era batizado, fizemos um estudo bíblico sobre o batismo e perguntamos se ele queria ser batizado; e ele respondeu bem alto: SIM! É mais um filho de Deus regenerado pelo sangue de Cristo e que nasceu de novo.
Bem, amigos, com isto compartilhamos as nossas alegrias e experiências de Páscoa em Nairobi. O sentido real da Páscoa - a RESSURREIÇÃO DE JESUS - é bem lembrada; mas as tradições, como ovos de Páscoa, coelhinho, etc. não vimos praticamente nada. Bem, o essencial existe e é o que importa!
No próximo bloco vamos compartilhar um belo pique-nique que fizemos no feriado da segunda-feira-de-Páscoa. Aguardem!!!

quarta-feira, 4 de abril de 2007

SEMANA-SANTA NA ÁFRICA - A Santa Ceia

Queridos amigos, irmãos, cunhados, sobrinhos, primos, colegas: Vejam como nossos irmãos africanos visualizam os momentos da semana-santa. Isto nos ajuda a refletir de que CRISTO é realmente PARA TODOS. - Com estas imagens e texto, desejamos a todos uma FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA NO CRISTO RESSUSCITADO E QUE ESTÁ ENTRE NÓS!
Walter e Lídia.

A caminho do calvário

"E levaram Jesus para o Gólgota, que quer dizer Lugar da caveira." (Marcos 15.22)

Simão Cireneu carrega a cruz de Jesus

"Ao saírem, encontraram um cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a carregar-lhe a cruz." (Mateus 27.32).

Jesus na Cruz

Então Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou." (Lucas 23.46)
"Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores tomou sobre si. Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53.4,5)

Jesus aparece às mulheres

No primeiro dia da semana foram as mulheres ao túmulo e encontraram a pedra removida do sepulcro. Apareceram-lhes dois anjos com vestes resplandecentes e lhes disseram: Por que buscais entre os mortos ao que está vivo? Ele não está aqui, mas ressuscitou!" (Lucas 24.1,4,5,6) "E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram." (Mateus 28.9)

Jesus aparece a Thomé

"E Jesus disse a Tomé: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram." (João 20.29)

Ascensão

"Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu." (Lucas 24.51).

Pentecostes

"Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos num mesmo lugar... e todos ficaram cheios do Espírito Santo." (Atos 2.1,4)

Coelhinho da páscoa que trazes prá mim...

Esta foto foi tirada da janela do meu gabinete. Volta e meia ele vem me visitar e ganha uma cenoura. Anda solto no pátio do condomínio, junto com um amiguinho.
Encontramos ovos de Páscoa só num mercado com produtos italianos. No mais, não se vê nada do comércio de Páscoa. Sexta-Feira Santa e Segunda-Feira de Páscoa são feriado.
Desejamos a todos uma FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA!!! Walter e Lídia