sábado, 31 de março de 2007

SAFARI NA ÁFRICA -5ª parte -THE BIG FIVE

Famosos em toda a África são "The Big Five"= Os Cinco Grandes. Tivemos a boa sorte de ver todos os cinco em nossas andanças pelo Parque Maasai Mara e pelo Safari Walk (em Nairobi).
Este casal estava esperando pacientemente a sua vez de participar do "breakfast" do seu colega, que tinha caçado um warthog (javali), como mostrei no "Safari na África - 2ª parte". Foi uma imagem linda de ser ver este casal posando para a foto nas primeiras horas da manhã

The Big Five - LEÃO

O leão merece mais que uma foto entre os "BIG FIVE".

The Big Five - LEÃO

Os leões são um caso à parte: é realmente o REI, na sua imponência e não tá "nem aí" para os turistas. Continua sua vida normal sem se importar que está sendo observado. Este casal ia atravessando a rua bem na nossa frente. lógico que paramos para dar passagem ao REI.
(Observem no fundo da foto um balão; deve ser uma loucura sobrevoar o parque de balão!!! fica prá outra vez!!!)

The Big Five - BÚFALO

O búfalo é um animal MUITO perigoso, pois na sua irritação ele ataca o que está na sua frente. Dificilmente um leão se mete com um búfalo adulto, pois o leão perde. Conseguimos chegar perto de vários, que ficaram nos olhando sem se irritar...(ainda bem...)

The Big Five - CHEETAS

As cheetas estavam tomando o seu "breakfast" de manhã cedo: uma gazela. A cheeta é o animal mais veloz, podendo atingir uma velocidade de 120 km p/h ao perseguir um animal.
(Na realidade, quem faz parte dos "Cinco Grandes" é o leopardo, muito parecido com a cheeta. Vimos um leopardo bem no alto de uma árvore e não foi possível fotografar. Bem, "na falta de tu vai tu mesmo..." - em lugar do leopardo, vale a cheeta)

The Big Five - ELEFANTE

Entre os "Cinco Grandes" não podia faltar o elefante, o maior deles em tamanho. Vimos um grupo de longe, e alguns isolados bem de perto, como este, que nos deixou aproximar e continuou pastando como se ninguém estivesse observando. Foi muito legal ver este ENORME animal no seu habitat.

The Big Five - RINOCERONTE

Para completar os "Cinco Grandes", faltava o Rhino. No terceiro dia do safari fomos à região do parque em que os rhinos costumam estar. Há mais ou menos 45 rinocerontes no parque, mas eles são muito assustados e se escondem quando ouvem o barulho do carro. Resultado: Fomos ver o Rhino do "Safari Walk", um passeio a pé no Parque Nacional pertinho aqui de casa. Veja a proximidade que estávamos dele!!! (Lógico que havia uma cerca elétrica entre nós e ele...)
MAS... não posso deixar de compartilhar uma outra grande experiência, algo que estava dentro da minha imaginação infantil (e faz tempo...): Vimos um outro "grande" animal da África, que só tem aqui: A MOSCA TSÉ-TSÉ, a mosca do sono. Quando voltávamos da divisa com a Tanzania, uma mosca tsé-tsé picou nosso motorista. Bem, pensei eu, acabou a viagem, pois o cara vai dormir até... Prontamente ofereci a ele a pomada "Vick" que sempre carrego para aliviar dor de picada de inseto e ele agradeceu, pois a dor é intensa. Mas para fazer efeito o sonífero é necessário que a pessoa esteja exposta continuamente à picada deste inseto, o que não era o caso ali. Matamos várias moscas tsé-tsé dentro do carro, com medo do inseto... e nos esquecemos de fotografar a danada! fica prá outra.
Bem, com isto dou por encerrado o meu relato do SAFARI NA ÁFRICA em 5 partes. Obrigado pela paciência e pelas belas reações que recebemos. Até!...

domingo, 25 de março de 2007

SAFARI NA ÁFRICA - 4ª parte

Depois do "breakfast", fomos visitar uma vila maasai, perto do parque. Foi uma experiência muito interessante para conhecer um pouco melhor esta cultura tão única.
Há muitas tribos no Kenya, mas os maasai são a tribo mais característica e conhecida, pois preservam os seus antigos costumes e tradições.

Paulo com "cocar" de juba de leão

O homem maasai, prá mostrar que é homem, tem que matar um leão (mas o grupo ajuda!), e com a juba fazer um tipo de "cocar". Os homens dançaram e cantaram, depois as mulheres cantaram e dançaram. Depois eles colocaram o "cocar" na cabeça de cada um de nós.

As casas maasai

As casas dos massai são feitas de pau-a-pique, preenchidas com bosta de vaca (isto mesmo: não barro, como as casinhas de pau-a-pique no Brasil!). Apesar do povo ser alto, as casas são baixinhas, pois eles não têm galhos grandes o suficiente para sustentar a estrutura da casa. Num canto da casa fica a cama da "mama" e no outro canto a cama do "papa", e a cosinha fica no meio. As crianças vão morar com os avós numa outra cabana. Apenas um pequeno buraco ilunna um pouco o ambiente. Os homens podem ter mais que uma mulher,e cada uma tem a sua própria casa.

Bazar maasai

Após as apresentações e da visita à casa dos maasai, as mulheres apresentaram um bazar com o seu artesanato: muita coisa linda. As mesas também eram feitas de bosta de vaca... uma coisa muito estranha para nós... É impressionante que no meio de uma rusticidade e simplicidade incríveis, elas conseguem fazer um artesato tão preciso e detalhado.

Mulheres maasai

Na entrada do parque um grupo de mulheres maasai oferecia artesato, sentadas no chão.

Gado maasai

O gado é a riqueza e a vida do povo maasai (ou massai), e também a base da sua alimentação. Eles tiram sangue do gado vivo, tomam puro ou misturam com leite. Hoje em dia eles já estão comendo alguma farinha de milho também; mas nada de verduras ou frutas... O organismo deles está adaptado a esta alimentação.

Impalas disputando o harém!

No final do dia, voltando ao acampamento, vimos este espetáculo de luta entre dois impalas macho: Eles disputam o harém... o vencedor fica com as fêmeas do outro. Mas, depois de algum tempo de luta, apareceu um outro macho correndo e acabou com a luta. Foi uma correria geral de impalas, saltando; bonito de ver!!!

SAFARI NA ÁFRICA - 3ª parte

Bem, vamos à terceira parte desse nosso Safari.
Fomos até a divisa do Kenya com a Tanzania: O Léo está na Tanzania e a Lídia no Kenya. O maasai que está em cima do marco da divisa era o nosso guia nativo: Mbandi era o seu nome. Ao lado aparece o motora Joseph, e Walter registrando o momento (mas o Paulo flagrou todos juntos...)
Lídia e Léo "carimbaram" os seus passaportes com a poeira da Tanzania, escrevendo um "T" numa das folhas do passaporte... Boa lembrança de lá!!!

O rio Mara - A Travessia/Migração

Este é o rio Mara, infestado de hipopótamos e crocodilos enormes! Neste ponto que acontece a migração anual em julho/agosto de milhares de gnus, zebras e gazelas, vindos do Parque Serengueti, na Tanzania, na época da seca lá. Os crocodilos fazem a festa e enchem a pança!
Vi documentários sobre esta migração e a trágica travessia e NUNCA imaginei um dia conhecer este local!!! - Em agosto queremos voltar lá com o Dickson e a Tati para ver os animais atravessando o rio!!!
O guarda nos acompanhou, armado, para qualquer eventualidade. Na hora da foto, deixou o Paulo segurar o rifle (não é bengala, não!!)

Pausa para o lanche

Pouco depois paramos para tomar o nosso lanche. Foi uma parada revigorante, gostosa e necessária. O nosso jipão nos fundos; e a casinha de sapé era um posto de controle; havia uma ponte ali que levava para a Tanzania. O pessoal perguntou de onde éramos e invariavelmente o comentário era o mesmo quando dizíamos que éramos do Brasil: "Ah, Ronaldinho!" Todo o mundo conhece o craque!!!

"Macacos me mordam..."

Após o lanche fomos caminhar um pouco e a Lídia ficou sentada na sombra fazendo sudoku. Encontramos vários macaquinhos na beira do rio, em cima da ponte... e quando voltamos, eis que eles vieram atrás e se atreveram a mexer na sacola do lanche em busca de comida...
Olha o flágra...

Uma cervejinha vai bem!

Levamos muita água junto, pois o calor do dia é forte. Mas chegou uma hora que catamos a "ceva" de dentro do isopor; até a Lídia entrou na roda!
O carro tinha um dispositivo entre o banco do motorista e os bancos dos passageiros para colocar bebidas, lanchinho, etc.

Hippos

Visitamos dois lugares no parque com hipopótamos. Nos dois foi possível descer do carro ( o que em áreas de leões, etc. não era possível).
Enquanto observávamos os hippos, comentei que havia lido em algum lugar que os hipopótamos, quando defecam, giram o rabo e espalham bosta prá tudo o que é canto. Foi só falar e um deles fez o espetáculo no nossa frente (estávamos longe, entenda-se bem!!!); foi como colocar titica no ventilador...

Tamanho do Parque Maasai Mara

O Parque é enorme! São cerca de 1800km2 (quilômetros quadrados). Mesmo assim, é pequeno em comparação com outros parques do Kenya. Mas tem a vantagem de ter uma grande concentração de animais em menos espaço, o que favorece ver o animais sem andar tanto.
Numa das entradas do parque vimos estas indicações: até o portão Musiara são 463 km de onde estávamos; isto é equivalente à distância Rio-São Paulo.
Nós andamos cerca de 200km dentro do parque nos três dias de passeio.

sábado, 24 de março de 2007

SAFARI NA ÁFRICA - 2ª parte

Vamos ao 2º dia do safari. O Jipão levanta a capota e pudemos ficar de pé para ter melhor visibilidade e desfrutar a brisa gostosa, além de ficarmos na sombra. De manhã cedo era bem friozinho e tínhamos que nos agasalhar bem, mas depois esquentava. Foi tudo muito legal!!!

Léo no jipão

Madrugamos para ver o movimento matutino dos animais, que sempre é mais intenso que no retante do dia. Nosso acampamento ficava do lado de fora do parque e cada vez passávamos por este portão. Depois da primeira ronda, voltávamos para tomar café (por volta das 9:30h); o cozinheiro nos esperava com panquecas quentinhas e outras coisas boas. Depois cada um fazia o seu lanche e íamos passear no parque até 18:30h.

Paulo no jipão

O jipe era bastante amplo e tinha lugar para mais duas pessoas. Tivemos sorte de sermos só a nossa família... pudemos nos espaçar bastante...

Leão fazendo o seu "breakfast"

Levantamos bem cedo, às 6h da manhã, para ver o sol nascer no parque; foi lindo! E bem cedo os animais estão ativos (perto do meio-dia eles descansam e voltam a ficar ativos à noitinha). Flagramos um leão comendo o seu "breakfast" (café da manhã): tinha acabado de caçar um javali (warthog), que ainda estava grunhindo; o bicho demorou para morrer! O leão começa a comer o bicho pela parte mais macia: a barriga, e depois o pernil trazeiro. Um casal de leões que estávamos acompanhando a mais tempo chegou perto, mas acomodou-se calmamente perto do leão caçador. Nos explicaram que eles não tinham o direito de disputar a refeição, pois não tinham ajudado a caçar; se tentassem, ia dar briga das feias; mas, se sobrasse alguma coisa, eles seriam os primeros da fila...

Girafas maasai

As girafas maasai são caracterísiticas deste parque e se distinguem das outras duas espécies pelo tipo de manchas. São tranquilas e mansas (aparentemente). Vimos vários grupos.

Hiena

De repente o motorista saiu do caminho e subiu no gramado. Quando parou, estávamos ao lado da toca de uma hiena, com filhotes.
Além do motora, tínhamos um guia massai no carro, que tinha "olhos de águia": parece que ele "cheirava" onde estavam os animais. Sozinhos, não teríamos visto nem metade... Além do mais, os motoristas das companhias de turismo se comunicam por meio de rádio, avisando uns aos outros onde há animais.

Leoas na sombra do carro

Vimos duas leoas deitadas no sol. Paramos o carro e elas imediantamente se dirigiram para aproveitar a sombra do carro. Uma deitou a cabeça embaixo do carro. Podíamos quase tocá-las. Ficamos um tempo ali, apreciando a folga das "meninas" e tirando fotos. O motora (motorista) teve que fazer uma manobra para sair, pois elas nem se mexeram quando ele ligou novamente o carro. - Na foto: O Paulo.

UM SAFARI NA ÁFRICA - 1ª parte

Queremos compartilhar com nossos amigos uma experência incrível que tivemos aqui: UM SAFARI de três dias, de 7 a 9 de março/2007, aproveitando a visita de nossos filhos Léo e Paulo. Contratamos uma companhia de turismo e lá fomos nós... para o parque Reserva Nacional Masai Mara. Este parque faz divisa com o famoso parque Serengueti, da Tanzania. Viajamos cerca de 8h, contando as paradas no meio do caminho para apreciar a paisagem e para o lanche. O motorista Joseph e o cozinheiro Peter foram companheiros muito especiais e atenciosos.
Na foto: Joseph, Peter, Walter, Lídia, Paulo e Léo.

Lanche na beira da estrada

Certos trechos da estrada estavam muito ruins e só com um carro como o nosso JIPÃO para passar. Paramos na beira da estrada num pequeno restaurante para o lanche, preparado pelo nosso cozinheiro.

A Entrada do Parque

Chegamos por volta das 5h da tarde num dos portões de entrada do Parque. Visitamos o parque até quase às 7h da noite e daí fomos para o nosso acampamento. "Foi-se o primeiro dia e eis que foi muito bom!!!"

Thompson's Gazelle

Esta foi a nossa primeira vista do parque: Inúmeras gazellas, de vários tipos e tamanhos. Esta aí é uma pequena, que mexe continuamente o rabo, sempre alerta, pois é um alimento bem disputado por leões, cheetas e hienas.

Um "ninho" de leões

O Maasai Mara tem uma grande concentração de leões; mas, segundo o guia, tem épocas que não se vê um leão. Ele nos chamava de "lucky people" (gente de sorte), pois perdemos a conta de quantos leões nós vimos, geralmente em grupos. Vamos mostrar algumas cenas incríveis que vivenciamos com os leões!!! Aguardem!!!

Avestruzes

Foi bonito de ver um bando de avestruzes atravessando na frente do carro!!!
Vimos muitas outras aves também, grande e pequenas, algumas muito coloridas e vistosas. Mas é impossívelm compartilhar todas as fotos.

Nossa cabana

O acampamento ficava na beira de um rio e tinha barracas e cabanas. Ficamos hospedados nesta e Léo e Paulo eram nossos vizinhos na cabana ao lado. À noite ouvimos vários sons estranhos. De manhã perguntamos ao guia que sons eram aqueles; ele disse: eu ouvi baboos (macacos), hienas, cheetas e leões!... E nós levantamos de noite e saímos tranquilos para ir no banheiro!!!! Faz parte de um safari...

sexta-feira, 23 de março de 2007

Lídia no computador

Lídia está virando uma "expert" no computador. Para quem não sabia nem ligar um computador, (analfabeta eletrônica, como alguns dizem), ela aprendeu super-bem! Fala com os filhos todos o dias pelo messenger e nos finais de semana pelo skype. Procura notícias na internet e está se comunicando por e-mail com vários amigas e familiares.
Graças a Deus, os nossos filhos e nosso genro nos equiparam bem antes de virmos para cá com esta "parafernália" eletrônica e estão nos ensinando cada dia um pouco como usar estes recursos. Esta proximidade de comunicação ajuda a matar a saudade e estar perto de todos
vocês.
Por hoje era isto. Vou preparar mais uma leva de fotos para a próxima edição.

Banheiros coletivos

Estes são os banheiros coletivos dos conjuntos habitacionais.
Podemos nos considerar muito privilegiados por morar numa boa casa, num condomínio. Aliás, muita gente mora muito bem aqui. Há propriedade enormes no bairro em que moramos, tanto de europeus como de kenianos. O contraste social é muito grande, acho que maior do que no Brasil. Outra hora vou publicar umas fotos da cidade: uma bela e moderna cidade!

Moradias típicas daqui

A maioria das família que temos visitado mora em conjuntos como este da foto, às vezes um pouco melhores do que este, às vezes piores. Um conjunto que visitei era todo de zinco: paredes e telhado, com uma porta e uma janela na frente. São várias peças, cada uma delas ocupada por uma família, com um páteo coletivo. O tanque para lavar roupa e para lavar louça também é coletivo, e o banheiro também. Às vezes o WC é privativo. As peças têm uma divisão feita por uma cortina, com um sofá ou umas cadeiras na entrada. De trás da cortina eles buscam água dum balde, trazem a comida que preparam com antecedência, pratos, etc. Ali também ficam as camas.
Estas peças são alugadas, e não são consideradas "favela". Favela é outra coisa!!!

Lídia e Monica

Quando visitamos a Monica, vimos como são necessitados! Moram numa peça só, dividida por uma cortina, com paredes forradas com jornal. E pagam aluguel !
Nossos vzinhos americanos, Nathan e Melissa, tem uma menina de 6 meses, Chloe. Pedimos roupinhas que não servem mais na Chloe e encaminhamos para a Monica. Agora todo o culto ela vem com uma roupinha nova, uma graça!

Visita à casa da Monica

No dia 28/Jan/07 fomos visitar a Monica em sua casa. Eles moram num bairro muito pobre e muito populoso: Ongata Rongai. Enfrentamos umas ruas muito esburacadas, lotadas de gente, passamos no meio de uma feira... Esta a condição da maioria do povo que temos visitado. (Vou publicar foto e comentar sobre as moradias populares daqui.)

Monica

A Monica é muito querida. Ela olha para nós e ri. A família tem vindo regularmente ao culto e estamos curtindo esta menina.

Família da Monica

Os pais da nossa afilhada chamam-se: Joseph e Eveline Mbui.
A foto foi tirada em frente à igreja, após o batizado em 07/Jan/07.

Batizado Monica Auma Mbui

Ganhamos uma afilhadinha! O batizado da Monica foi no dia 07/Jan/07.
A pia batismal fica na entrada da igreja. A liturgia do batismo é feita diante do altar, e na hora do batismo vamos até a pia.

Natal em casa

Lídia recebeu os convidados para o Natal em nossa casa em traje africano! Cada um trouxe um prato de doces ou salgados. Oito pessoas estiveram reunidas para celebrar o Natal conosco.
Em vez de trocarmos presentes, combinamos de dar cestas básicas e camisetas para algumas pessoas necessitadas.

Véspera de Natal - Lídia

O Programa de Natal (24/Dez ,17 horas) não teve participação de crianças, pois a maioria viaja para seu lugar de origem. Mesmo assim, tivemos mais de 50 pessoas no culto. "Feliz Natal" foi dito em 17 línguas diferentes no início pelos participantes do culto, o que dá uma idéia da diversidade de pessoas e línguas que temos em nossa comunidade. As leituras, hinos e orações foram feitos em diferentes línguas. No final cantamos "Noite Feliz" em oito línguas diferentes!
Na foto: Lídia lendo parte do Evangelho de Natal em Português.

Malaika

Vamos compartilhar algumas fotos e notícias passadas, procurando dar uma imagem de como é a nossa vida aqui, com seus contrastes. Depois de fazer uma "revisão" nas fotos desde que chegamos, vamos vamos manter o Blog semanal, com notícias atualizadas. Mas temos muito a compartilhar das nossas primeiras experiências e primeira impressão.
O Natal aqui foi um tanto diferente. A influência americana e européia na decoração é evidente.
Conseguimos alguns enfeites locais também: anjinhos de fibra de banana. "Anjo" em swahili é "Malaika". A Lídia fez este Malaika com um velho hinário Lutheran Hymnal, e colocou colares massai nele. Celebramos advento em nossa casa e na casa de nossos amigos americanos (cada semana numa casa); e na noite do dia 24/Dez após a programação na igreja. vieram todos aqui em casa.

sábado, 17 de março de 2007

Despedida do Léo e do Paulo

E no dia 15 de março "acabou-se o que era doce": O Léo e o Paulo tiveram que voltar ao Brasil. Deixaram uma enorme saudade...MAS VALEU D+!!!(Esta foto foi tirada na frente do aeroporto, os dois com as mochilas, cheias de lembranças...) Mas a melhor lembrança ficou na retina e no coração (como disse o Léo): Não dá para descrever o que vimos e vivenciamos juntos estas duas semanas!!! Tiramos cerca de 2000 fotos. Agora que aprendi a trabalhar no BLOG, de vez em quando vou voltar no tempo e compartilhar mais algumas experiências. Agradecemos a Deus que nos deu estas alegrias e nos protegeu em todas as viagens e aventuras.

Lago Naivasha - HIPOPÓTAMOS

Mas o mais emocionante no passeio de barco foi chegar perto dos hipopótamos. Vimos vários grupos de "HIPPOS" durante o passeio. (E, como disse a Tati quando viu a foto com a Cheeta "Mrs. Milo": "E eu dormindo tranquila aqui em Porto Alegre...").

Water Bucks


Estes Water Bucks (cervos d'água) foram trazidos para a ilha, junto com vários outros animais: gnus, girafas, zebras... para as filmagens do "OUT OF AFRICA", que foi rodado aqui; e depois foram deixados na ilha. A ilha é particular e pode-se descer do barco e caminhar junto aos animais. Vimos vários animais do barco.

Lake Naivasha - Pelicanos

Quando saímos do Parque, fomos até o Lago Naivasha, pegamos um bote e fomos circundando a "CRESCENT ISLAND". Vimos um bando de pelicanos e mergulhões, e muitas outras aves: águias pescadoras, vários tipos de mergulhões, etc.